...a nossa elite zelote escravista nunca se conformou com o fim da escravidão, a qual fora revogada oficialmente por exigência de outros países, insatisfeitos que estavam com a concorrencia desleal face a mão de obra barata porque escrava, brasileira.
Ontem a noite numa oficina online com a escritora Márcia Denser, a mesma comentou...
Ela: países reunidos em torno de organizações comerciais estão reclamando das leis que voltam a escravidão no Brasil, sendo que eles alegam haver concorrência desleal por causa da mão de obra escrava e barata.
Eu: Márcia, mas esse tipo de coisa já aconteceu no Brasil Colônia escravista, inclusive a Lei Áurea foi aprovada por este motivo, senão o Brasil seria até hoje, oficialmente, escravista. Eu estou usando o "oficialmente" porque de fato o regime escravista nunca foi abolido, houve lampejos de liberdade e democracia política e econômica, o que foi permitido por nossa esperta burguesia como forma de diminuir a fervura do caldeirão politico-social, como ocorreu após ditadura militar, com a fome e a miséria provocando tensões e, para quem se esqueceu desse detalhe, assista ao documentário Irmãos de Sangue, sobre a vida dos irmãos Henfil, Chico Mário e Betinho: tá lá a campanha do Betinho, a da Cidadania contra a fome, campanha está premiada pela ONU.
Tudo isso aconteceu como continuidade do golpe de 64, findado oficialmente em 1985 mas não de fato, uma vez que houve uma transição com manutenção do aparato repressivo e da mesma Globo que aí está e que acabou de fomentar mais um golpe, o de 2016.
No momento ouço Elis Regina ecoando "com tanta gente que partiu num rabo de foguete"...
Onde mesmo que eu estava....
Ontem foi uma correria danada....vários eventos ocorrendo ao mesmo tempo...e minha eterna incapacidade de administrar o tempo: das 9h ao meio dia havia uma oficina com o spin cineasta Bruno Torres, a diretora do Festcine Goiania havia me convidado, aí comecei a fazer uma faxina no apto e cheguei às 11.40 ao evento, já se encerrando mas o suficiente para eu sacar que o cara é muito bom...o evento se alongou até às 12.30, o que me permitiu pescar mais alguma coisa do cineasta.
...o que mais.....ah sim, a noite havia dois eventos coincidindo: a exibição de filmes do spin cineasta e a aula de narrativa escrita, que faço, via Skype, às 5a. feiras, com a escritora Márcia Denser.
É ai estou na aula na Lan house ao lado do Banana Shopping e me lembro que eu precisa levar um dinheiro para
minha irmã C, isso em plena aula, e o microfone da Lan house não estava funcionando e por isso resolvo baixar o aplicativo Skype no celular é meu corpo se torna móvel e saio pela rua acompanhando a aula da escritora....sim, corpo liberado por causa do celular mas ainda duas tarefas sobrepostas, para as quais não havia aplicativo que desse jeito: ir ao Bairro Urias Magalhães para levar o dinheiro para minha irmã e assistir aos filmes de Bruno Torres...
Resolvo chamar um táxi...havia uma fila de trás e chamei o de trás, do Preá, o que provocou ciúme no táxi da frente da fila...o barracão foi feio e até pensei que a professora fosse ouvir um tiroteio em plena aula online e aí desliguei o microfone.
Comecei a gritar para que parassem, pois eu estaria numa aula online e, após muitos safanões entre os dois taxistas por causa de ciúme, entro no táxi do Preá e peço para ele me deixar logo ali, no Cine Ouro, para assistir ao filme do Bruno Torres, spin cineasta, humano.
Eu: Preá, me deixa aqui no Cinema...aí percebo ser impossível continuar acompanhando na sala do cinema a aula da Márcia Denser, spin escritora, humana, isto porque eu estava sem o microfone de ouvido..
Eu: Preá, toca pro rumo do Urias Magalhães, por quanto você me leva lá
Ele: 30 reais.
Eu: tá muito caro.
Ele: 25.00
Eu: está será a última vez que ando contigo
O microfone estava aberto e por isso a spin professora gritou: o que foi José Carlos
Eu: nada não, Márcia...é o Preá aqui...
Márcia: José Carlos, há dois temas que estou propondo para você narrar, o ciúme e a escravidão. Você escolhe qual.
Naquele momento fiquei muito dividido, afinal de contas o Preá sangrava a boca por causa de uma briga movida por ciúme...mas ai, não sei porque, opto pela escravidão....
Que que isso....já são 6.26...tenho que acordar meu marido..aliás, um deles...eh que tenho cinco maridos...quer dizer, cinco mais um, sendo que esse um vale pelos cinco, ou seja, é o coringa. .
Nem contei que ao chegar na minha irmã entrei ouvindo a fala da professora e Coordenadora a filha dela saiu do quarto de mau humor porque atrapalhei o silêncio dela....e aí me oferecem um microfone de ouvido mas não aceito, deixo o dinheiro sobre a mesa e saio sem despedir-me como que expulso e aí me sento num banco feito de pneu velho ao lado de uma fonte dágua com enormes peixes e plantas: finalmente tenho sossego para escrever sobre a escravidão...mas o tempo havia acabado: oh escravo do tempo: Cronos...
Por falar nisso a professora havia falado sobre Cronos spin deus...esqueci...uma palavra que continha como prefixo o tempo...não lembro
Ah sim.
Agora sei
Crônica
Ela havia dito que crônica teria Cronos como origem epistemológica...ixi ela não citou esse termo "epistemológico".
Acho que estou ficando doido...preciso de musicoterapeuta...um médico por favor...ah sim...o som da fonte....
Encerrada a aula na fonte, peguei um táxi e ao chegar em casa vi que a personagem SS spin faxineira havia jogado as coisas que eu havia separado pra ela guardar
Eu: Dona SS, isso são textos que escrevi é preciso deles...estão espalhados por toda a casa,,. .por favor, organizar-me e ponha nestas caixas de feira que vou empilhar
Hummmm...entrou num ouvido e saiu no outro: ao chegar em casa me deparo com as caixas empilhadas mas vazias: desço ao container de lixo para recuperar meus textos e o caminhão da limpeza já havia levado minha obra...
Socorro..
Quando acesso o Facebook vejo a imagem da cadela da Cecilia Cotrim
É comento:
...estranho essas orelhas de radar.....esse ar de quem tá sabendo o que rola no país...
...ela tá captando o que no umbral por onde paira esse morto-vivo que nos DESgoverna....
No Brasil os escravocratas nunca se conformaram com o fim da escravidão. No Brasil colônia eles se reuniam em torno do Partido Regressista e sempre tentar regredir ao regime escravista, o que conseguiram com o golpe de 2016....o problema eh que o mundo civilizado, como no Brasil Colonial e Escravista, já está denunciando, no âmbito das instâncias que regulam o comércio, a mão de obra escrava: precisamos de uma nova abolição.
E não haverá abolição se a Senzala não fizer uma coisa que nunca fez: rebelar-se
Cristiano Mullins
Cristiano Novaes de Rezende
Fábio Fábio Tremonte
Babidu Barboza
Edson Barrus
Edson Catendê Catendê
Divino Sobral
Naju Nogueira Água Divino Água
Tania Regina Fernandes Cordeiro
Renato Malta
Forma: o spin amante dormindo
....
Concluídos os estados visionário o da escrita...também executei o momento forma o do olhar tocar ouvir etc
...falta o momento conhecimento
: anexos a crônica dois em um: sobre o ciúme e a escravidão,
Jornal do Brasil: escravidão vota ao Brasil
https://josecarloslima76.blogspot.com.br/2017/10/escravidao-volta-ao-brasil.html?m=1