Cotidiano/arte. Registro de vida, visões internas, pensamentos e anamneses. Resolver o problema de ANTARES, sigla para Análise das Tarefas da Elaboração SPIN, Sistema Poético Informativo Nato: poético ou patológico, tanto faz....
30/06/2018
Artista é louco?
Os artistas são loucos ou corajosos? Doidos ou gênios? A partir da exposição "Lugares do delírio", no Sesc Pompeia, falo sobre a relação entre arte e loucura.
Esta semana, o Arte do Artista faz uma profunda investigação sobre a alma humana, tentando responder, de vez, uma questão premente: afinal, todos os artistas são loucos? E qual seria a relação entre arte e loucura? Para ajudar na resposta, o programa faz a primeira sessão de psicanálise patafisica transmitida em broadcast, com o auxílio luxuoso do psiquiatra e psicoterapeuta Joel Birman, um mestre do assunto, que já publicou tratados como O sujeito na contemporaneidade, em que analisa filmes e outras obras de arte. Birman desvenda as inúmeras e complexas relações entre arte e loucura e entre arte e psicanálise. No papel de analisado, Aderbal participa da sessão no divã-banheira, que, desde sempre, tem sido o centro inconsciente do cenário do programa.
Então, quem é que é louco,
quem é que é careta
depende da veneta do observador
depende da hora,
depende do dia,
a loucura menor
de repente é uma fria
Eu sei de muita gente louca
que só marca touca
que só faz besteira
Continua no armário do Spin Curador
http://spincurador.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário