Por Nilo
É, cara, o sistema analógico tem seus defensores, que dizem que a imagem digital deixa tudo "chapado" demais. Não sei. Esse número, "Gaivota", foi extraído do especial "Metamorfose", que a Band fez c/ Ney em 1977, qdo ele apresentava o "Bandido" no extinto Teatro Bandeirantes, certo? Dizem que os especiais musicais da Band, da década de 1970, eram excelentes, feitos artesanalmente pra compensar a falta de recursos da emissora. Os músicos mais importantes da época (Chico, Elis, Caetano, etc.) adoravam fazer esses especiais, pois eram garantia de qualidade. Não havia pirotecnia, mas a direção e a edição eram bem caprichadas. E vendo alguns clips bem antigos da Globo, eu realmente me surpreendo c/ a qualidade da imagem de alguns deles. No próprio site do Ney tem um belíssimo, em que ele interpreta "Um índio", c/ máscara e garras imensas metálicas. Segundo a minha mãe (ela e meu pai nunca perderam um show do Ney), aquilo é de 1980 (!!!), pois era o número que fechava o show "Seu Tipo". A imagem está impecável, a expressão corporal e o figurino do cantor impressionam pela modernidade. Agora, aquelas cenas do "Beijo Roubado", eu não faço idéia das condições em que foram registradas, parecem precárias.
Um abraço, José Carlos, e parabéns pelo blog, muito bom e diversificado.
.
Comentário
Os espectadores entram nos shows dos artistas com estas maquininhas digitais, filmam e baixam no Youtube, no final das contas, se o artista baixar um vídeo feito por uma produção profissional isto fica prejudicado, pois as filmagens amadoras competem com as profissionais. Até agora não consegui localizar nenhum filmagem do último show do cantor, o "Inclassificáveis", pelo menos algo se aproxime do que vi no palco, os meandros da iluminação, a gestualidade, o que há são filmagens feitas da platéia, portanto feitas de uma grande distância e de um ângulo fixo. De qualquer forma, os artistas devem aprovar isso ou não tem como evitar. Fazer o que ne, vou pelo pegar isso como gancho, para falar dos sistemas analógico e digital como metáforas para a tradição x modernidade, assunto em andamento. Dizem que não há um só mal que não traga um bem. Isto é verdade. (continua no poste seguinte).
.
Cotidiano/arte. Registro de vida, visões internas, pensamentos e anamneses. Resolver o problema de ANTARES, sigla para Análise das Tarefas da Elaboração SPIN, Sistema Poético Informativo Nato: poético ou patológico, tanto faz....
Tipos de Spin *** Calendário Spin *** Curriculo
Dia 01 Dia 02 Dia 03 Dia 04 Dia 05 Dia 06 Dia 07 Dia 08 Dia 09 Dia 10Dia 11 Dia 12
Dia 13 Dia 14 Dia 15 Dia 16 Dia 17 Dia 18 Dia 19 Dia 20 Dia 21Dia 22 Dia 23 Dia 24
Dia 25 Dia 26 Dia 27 Dia 28 Dia 29 Dia 30 Dia 31 Dia 32 Dia 33 Dia 34 Dia 35 Dia 36
Dia 37 Dia 38 Dia 39 Dia 40 Dia 41 Dia 42 Dia 43 Dia 44 Dia 45 Dia 46 Dia 47 Dia 48
Dia 49 Dia 50 Dia 51 Dia 52 Dia 53 Dia 54 Dia 55 Dia 56 Dia 57 Dia 58 Dia 59Dia 60
Dia 61 Dia 62 Dia 63 Dia 64 Dia 65 Dia 66 Dia 67 Dia 68 Dia 69 Dia 70 Dia 71 Dia 72
Dia 73 Dia 74
Dia 13 Dia 14 Dia 15 Dia 16 Dia 17 Dia 18 Dia 19 Dia 20 Dia 21Dia 22 Dia 23 Dia 24
Dia 25 Dia 26 Dia 27 Dia 28 Dia 29 Dia 30 Dia 31 Dia 32 Dia 33 Dia 34 Dia 35 Dia 36
Dia 37 Dia 38 Dia 39 Dia 40 Dia 41 Dia 42 Dia 43 Dia 44 Dia 45 Dia 46 Dia 47 Dia 48
Dia 49 Dia 50 Dia 51 Dia 52 Dia 53 Dia 54 Dia 55 Dia 56 Dia 57 Dia 58 Dia 59Dia 60
Dia 61 Dia 62 Dia 63 Dia 64 Dia 65 Dia 66 Dia 67 Dia 68 Dia 69 Dia 70 Dia 71 Dia 72
Dia 73 Dia 74
Um comentário:
Mesmo o DVD de "Inclassificáveis", produzido por uma equipe de primeiríssima, c/ tecnologia de ponta, não consegue captar nem a metade da exuberância visual desse show, nem da performance de Ney. Em "Leve" (de Iara Rennó e Alice Ruiz), por exemplo, a luz parece ser impulsionada pelo vento, num efeito lindíssimo, mas que mal aparece no vídeo. E o figurino de Versolato tem uma luminosidade impressionante, parecendo o brilho do sol sobre as águas, que câmera nenhuma conseguiria captar. Não adianta, "Inclassificáveis" é pra ser visto ao vivo, nada supera a beleza que emana daquele palco. Essa praga de celulares e câmeras domésticas que tomaram conta das platéias, tirando todo o tesão da troca de energia ao vivo, talvez venha de uma falsa sensação de poder que a Net confere aos internautas. Qualquer um consegue captar uma imagem e, por mais ruim que seja, jogá-la no Youtube pra que milhares de pessoas a vejam. Talvez isso dê um certo "prazer" a elas, um sentido de "realização", sei lá. Mas, é verdade também, que isso acaba divulgando os artistas. O próprio Ney reconhece que o sucesso imediatamente estrondoso desse show, se deve em parte às imagens captadas pelo público logo na estréia nacional, em Juiz de Fora. Abs, José Carlos.
Postar um comentário