Por Miriam de Salles Oliveira da Rocha
Para passar o tempo inventei fazer um vatapá á baiana para variar o cardápio de bordo, No Mercado Modelo compramos os ingredientes e fui para a cozinha que parece cozinha de convento.Ampla , arejada e bem abastecida;não há o que não haja.,agraciada com vista para o mar,é claro.. . Viajando mundo afora, parando em muitos portos,acha-se de tudo para comprar.
: especiarias da Índia e da China, deliciosos molhos italianos, peixes esquisitos e saborosos, uma profusão de legumes e verduras. Toma-se muito chá nos navios com tripulação oriental. E come-se muito peixe,
Saímos um pouco depois das 15hs, ainda chovia, encobrindo a beleza da Bahia de Todos os Santos. Chamei por todos eles, ia precisar. Francis e eu assistimos as manobras de desatracação do deck. Observávamos os movimentos precisos do prático ;achei interessante o modo que ele deixou o navio; Pela proa; passando perigosamente para a sua lanchinha em pleno mar agitado; para mim um dos 12 trabalhos de Hércules. Pelo possante binóculo de bordo pude ver o rosto querido de Raul; percebi uma sombra de saudade. Eu olhava a imensidão do mar,; com o coração apertado, lembrei-me de casa. Passávamos por Guarajuba; Ao longe, vejo os coqueiros na costa. Céu encoberto. O navio, muito pesado, balança pouco,
***********************************************************************************************
Estou instalada na melhor cabina do navio, depois da do Capitão. È o camarote do armador. São três cômodos: sala,e quarto acarpetados banheiro simples, mas, confortável. Um sólido mobiliário, porém sem luxos. Tenho uma geladeira, armários, uma escrivaninha com telefone e lâmpada de leitura, um sofá de três lugares, mesa para refeição e uma visão panorâmica para o infinito. Dentro da cabina a temperatura é constante, 22 graus, O quarto de dormir é confortável, com dois beliches de navegação, uma pequena cômoda e armários para guardar roupas, Tudo com vista para o mar,... E tome mar, para todo lado que se olhe.
******************************************************************************************
No banheiro encontrei toalhas, sabonete, copos, escova, e pasta, tudo prontinho para mim, Uma vasta pia antiga, um vaso anatômico, e um chuveiro bem forte, como eu gosto, com água fria e quente,
O navio tem piscina, alimentada com água do mar constantemente renovada, Sala de ginástica, sala de TV.com um aparelho de 29 polegadas, diversas salas de refeições, os camarotes dos oficiais e o alojamento da tripulação.
O jantar é servido por volta das 17hs, sempre começando com sopa de peixe, de aparência insossa, pelo menos para mim, que não gosto de peixe e odeio comida branca; mas o comandante é adepto da comida naturalista, embora o resto do cardápio seja agradável e variado. Mas, invariavelmente, começa com sopa de peixe e termina com chá; é notória a influencia oriental no cardápio.
A cabina de comando é espaçosa e ultramoderna, Dali controla-se todo o navio, Pelo radar, sabe-se tudo o que se passa á nossa volta, sobre as águas, no fundo do mar, a chegada de tufões ou furacões, as chuvas, os navios próximos, as estrelas verdadeiras que nos espiam desde o começo dos tempos, até os satélites artificiais criados pelo homem, Não é confortável imaginar que estes Big Brothers, russos ou americanos, estão nos espiando a todo o momento. Um navio deste porte é hoje todo controlado por computadores e necessita apenas de uma tripulação de 20 homens para controlá-lo, O comandante é o todo poderoso dentro do seu navio; tem sempre a última palavra, Antigamente até podia realizar casamentos, mas esta faceta de perigo das viagens marítimas já foi eliminada. Também é atribuição do comandante aceitar ou recusar passageiros. Determinar a escala de trabalho e a folga da tripulação e oficiais e pagar-lhes o salário. Mas, sua responsabilidade é imensa sobre tudo a que acontece á bordo, Tem que ser um cara sereno e capaz de tomar decisões rápidas, A carga do navio e todas aquelas vidas dependem da sua competência. René Ortega, capitão do Zim, era um homem tranqüilo, sóbrio, muito competente e respeitado, Filipino da Ilha de Mindanao, tinha um tipo ascético e não aparentava a idade que tinha,aliás,um segredo de Estado; imagino que já fosse sessentão.
O Primeiro Oficial (o First), è responsável pelo convés, carga e descarga ;também substitui o capitão quando é preciso,
Nos navios modernos não existe mais a figura do sparks. O telegrafista, substituído pela tecnologia, Raul diz que hoje não há mais navegadores, mas, técnicos. Barra pesada devia enfrentar os marinheiros de antanho, guiando-se pelas estrelas. Lutando contra o Mar Tenebroso, com seus aparelhos rudimentares, bússola e astrolábio, Assim mesmo realizaram grandes feitos cheios de garra e coragem. Fitando o Cruzeiro Do Sul, na noite quieta e estrelada, fiquei pensando em quantos pares de olhos fitaram este mesmo céu impassível, temendo pelo seu destino. ”Homens do mar oh! rudes marinheiros, tostados pelo sol dos quatro mundos; já cantava o poeta.
http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=15061&cat=Contos&vinda=S
Cotidiano/arte. Registro de vida, visões internas, pensamentos e anamneses. Resolver o problema de ANTARES, sigla para Análise das Tarefas da Elaboração SPIN, Sistema Poético Informativo Nato: poético ou patológico, tanto faz....
Tipos de Spin *** Calendário Spin *** Curriculo
Dia 01 Dia 02 Dia 03 Dia 04 Dia 05 Dia 06 Dia 07 Dia 08 Dia 09 Dia 10Dia 11 Dia 12
Dia 13 Dia 14 Dia 15 Dia 16 Dia 17 Dia 18 Dia 19 Dia 20 Dia 21Dia 22 Dia 23 Dia 24
Dia 25 Dia 26 Dia 27 Dia 28 Dia 29 Dia 30 Dia 31 Dia 32 Dia 33 Dia 34 Dia 35 Dia 36
Dia 37 Dia 38 Dia 39 Dia 40 Dia 41 Dia 42 Dia 43 Dia 44 Dia 45 Dia 46 Dia 47 Dia 48
Dia 49 Dia 50 Dia 51 Dia 52 Dia 53 Dia 54 Dia 55 Dia 56 Dia 57 Dia 58 Dia 59Dia 60
Dia 61 Dia 62 Dia 63 Dia 64 Dia 65 Dia 66 Dia 67 Dia 68 Dia 69 Dia 70 Dia 71 Dia 72
Dia 73 Dia 74
Dia 13 Dia 14 Dia 15 Dia 16 Dia 17 Dia 18 Dia 19 Dia 20 Dia 21Dia 22 Dia 23 Dia 24
Dia 25 Dia 26 Dia 27 Dia 28 Dia 29 Dia 30 Dia 31 Dia 32 Dia 33 Dia 34 Dia 35 Dia 36
Dia 37 Dia 38 Dia 39 Dia 40 Dia 41 Dia 42 Dia 43 Dia 44 Dia 45 Dia 46 Dia 47 Dia 48
Dia 49 Dia 50 Dia 51 Dia 52 Dia 53 Dia 54 Dia 55 Dia 56 Dia 57 Dia 58 Dia 59Dia 60
Dia 61 Dia 62 Dia 63 Dia 64 Dia 65 Dia 66 Dia 67 Dia 68 Dia 69 Dia 70 Dia 71 Dia 72
Dia 73 Dia 74
Nenhum comentário:
Postar um comentário