20/05/2021

Conheça a Profissão do Spin Continuísta

Conheça a Profissão do Spin Continuísta: Continuísta ou Regente de Orquestra ou Hotel ou Bicho ou Gente ou Cidade: ou Natureza , tanto faz...

                          

images (25)

                              A profissão mais difícil de trabalhar em uma produção AUDIOVISUAL não é a direção de cena, direção de fotografia e muito menos a direção de arte. 

                             Este cargo fica para o “CONTINUÍSTA”

                             O continuísta é responsável por manter o filme em ordem durante as filmagens e a montagem do projeto, se responsabilizando pela continuidade imagética correta; cenas, falas, sonoplastia e imagens deve seguir a risca a lei da “continuidade, se este casaco estava aqui no plano anterior ele deve continuar aqui no plano seguinte…

vejamos os exemplos a seguir:

images (29)

images (28)

images (27)

images (26)

Como podemos observar nas imagens acima, o papel do Continuísta é muito importante não é mesmo?

O continuísta e o espaço-tempo

O continuísta é o cara que deve dominar 100% do roteiro e estar inteiramente envolvido com o diretor, diretor de arte, diretor de fotografia e assim acompanhar todas as etapas de produção; fazendo ‘anotações’ e pontuações. No “espaço-tempo” ele deve agir em alguns “SETORES” como por exemplo a construção imagética do personagem -se o mesmo está com o figurino correto, se a dobra da calça está igual ao plano anterior, se o cabelo está penteado da mesma forma, se o ator está com a mesma barba ou se a atriz está maquiada da mesma maneira e assim por diante…

Também temos que pensar na narração da ELIPSE (quando é trabalhado passado ou futura e têm uma transição para o presente), basicamente o continuísta zela pelo “tempo”, se for proposta do roteiro fazer uma crescente mudança no personagem durante as cenas  o continuísta deve se atentar a esta linha! Ele também deve se comunicar constantemente com o “produtor de objetos”, ter a noção da “durabilidade de cada objeto” pois todos precisam estar iguais!

A importância do “continuísta”

Outro lado que devemos analisar é a continuidade da repetição de detalhes no cenário! é um puta trabalho complexo! Imaginemos uma mega produção… Com vários elementos a ser trabalhados e um único “erro” pode desleixar a sua produção.  Vemos o caso do filme “TITANIC” de James Cameron, o filme teve um orçamento de mais de 500 milhões de dólares e no fim? teve mais de 70 erros de continuidade, tanto que hoje em dia existe vários memes e canais que tiram o sarro do longa.

Mas não é uma tarefa fácil! No filme do TITANIC havia mais de 3 continuísta trabalhando na produção e na pós-produção e mesmo assim os erros foram notáveis. Podemos ver a profissão do “continuísta” principalmente nas telenovelas, já que a novela exibe meses e meses de capítulos é essencial a construção verossímil da imagem.  Portanto o continuísta tem um papel fundamental na transformação da ilusão para o real. Não sejamos aquele “cara chato” que fica vendo os filmes só para falar -ele não estava assim no plano anterior ou ele não estava com essa camisa (a menos que isso seja escrachado),  o cinema é pura ilusão! Temos que entender que sua montagem não é simples e acaba exigindo uma complexidade assertiva no projeto, nada é fácil.

Post relacionado


O que é continuista


O spin continuísta "preza pela coerência da narrativa do roteiro junto ao som, à fotografia, e à arte, ou seja, a cenografia, objetos de cena, figurinos e caracterização" (in: https://www.aicinema.com.br/o-que-faz-um-continuista) ________________________________________________

Ssão 5 os mensários do Spin Contínuo: Marte: 26/7 a 6/10; Júpiter: 7/10 a 18/12; Saturno: 19/12 a 1/3; Urano: 2/3 a 13/5; Netuno: 14/5 a 25/7. *SPIN, Sistema Poético Informativo Nato: poético ou patológico, tanto faz....


Posts relacionados





Que não se divide; sem interrupções; constante, ininterrupto: linha contínua.

Que não se pode nem se consegue interromper, parar: trabalho contínuo.Que se estende no tempo sem pausas nem intervalos; continuado, seguido: uso contínuo da terra para o cultivo de milho.Que se repete de modo consecutivo; sucessivo: uso contínuo de poder.Repleto de lógica e coerência: ideias contínuas.[Fonética] Diz-se de uma consoante produzida com estreitamento do canal bucal no ponto de articulação.substantivo masculinoFuncionário que trabalha com entregas, visitas a bancos, entre outros; boy.Etimologia (origem da palavra contínuo). Do latim continuus.a.um, "ininterrupto".

Dúvidas de Português

[Gramática] Não confundir com continuo, forma verbal de continuar, de prosseguir aquilo que se começou: continuo acreditando que o mundo pode melhorar.

Sinônimos de Contínuo

Contínuo é sinônimo de: consecutivocontinuadoininterruptoseguidosucessivoboyconstante

Antônimos de Contínuo

Contínuo é o contrário de: pausadointerrompido

Definição de Contínuo

Classe gramatical: adjetivo e substantivo masculino
Separação silábica: con-tí-nu-o
Plural: contínuos
Feminino: contínua

https://www.dicio.com.br/continuo/







O que faz um Continuo

abrir malotes;

autenticar cópias de documentos;

auxiliar na montagem de processos;

realizar compras;

operar equipamentos fotocopiadores;

expressar-se oralmente;

reconhecer firmas em documentos;

utilizar e-mail;

cativar as pessoas;

identificar entrada e saída de documentos e objetos (exceto malotes);

anotar a identificação do funcionário que está recebendo o documento, correspondência ou encomenda;

apresentar versatilidade;

solicitar manutenção predial;

colocar áqua nos bebedouros;

listar a saída e entrada de documentos via malotes;

ver mais...

(...)

Funções do cargo de 

Continuo Profissionais no cargo de Continuo transportam correspondências, documentos, 

objetos e valores, dentro e fora das instituições, e efetuam serviços bancários e de 


correio, depositando ou apanhando o material e entregando-o aos destinatários, auxiliam 


na secretaria e nos serviços de copa, operam equipamentos de escritório, transmitem mensagens orais e escritas.


Condições de trabalho

Contínuos os trabalhadores dessa família ocupacional podem ter vínculo formal . 


O ambiente de trabalho varia conforme a necessidade, podendo ser fechado, a céu aberto e em veículos. Trabalham com supervisão permanente em horários diurnos. Algumas das atividades podem ser exercidas sob pressão. A maior parte é constituída por trabalhadores jovens. Também existem aposentados ou trabalhadores de idade mais avançada exercendo essa função.


O que é preciso para trabalhar de Continuo

Para exercer essa ocupação exige-se escolaridade de quarta a sétima série do ensino fundamental, podendo o trabalhador fazer cursos profissionalizantes básicos de até duzentas horas-aula.


Principais atividades no cargo

Trabalhadores no cargo de Continuo devem protocolar documentos e objetos (exceto malotes), auxiliar secretaria, operar malotes de correspondência, transportar documentos, objetos e valores (exceto malotes), executar serviços gerais, demonstrar competências pessoais, transmitir mensagens orais e escritas.


(...)


https://www.salario.com.br/profissao/continuo-cbo-412205/teresina-pi/





Nenhum comentário: