22/10/2007





3/73 - IV/A-2007

Neoconcretismo

Por Edson Barrus ( via email)

"se criou uma teoria e uma interpretação do movimento (neoconcreto) que eu acho que não corresponde exatamente à verdade. Então, eu digo: é necessário botar as coisas nos seus devidos lugares, até para as pessoas compreenderem que é um movimento importante da arte brasileira."

Esta declaração do Ferreira Gullar na Folha de São Paulo de hoje por ocasião da promoção do seu livro "Experiência Neococreta" vem acompanhada de uma critica do Flavio Moura que solicita o temor manifestado por Ronaldo Brito para dar sentido à versão deste que tem assento garantido no panteão da cultura brasileira, E o critico da folha escreve ainda: "O ponto é que a cotação do Neoconcretismo subiu em ritmo vertiginoso nos últimos tempos. A acolhida festiva das obras de Hélio Oiticica e Lygia Clark no exterior, (...) contribuíram para fazer dos neoconcretos os agentes da "emancipação" da arte brasileira."

Que nem o neoconcretismo nem o Ronaldo sejam transformados em "imagem cívica" e justifiquem a historia de um silencio que me grita ha alguns dias, pedindo passagem para entender alguns pontos que estas falas detonam.

Trata-se do evento produzido em Houston, EUA. promovido pelo prestigiosissimo The Museum of Fine Arts envolvendo as pessoas não menos pretigiosas de Mari Carmem Ramirez e Yve-Alain Bois, Ronaldo Brito, Paulo Herkenhoff e Paulo Sérgio Duarte, todos validando a Arte como o que merece reconhecimento do circuito, e por esse auto-reconhecimento se pratica falas e silêncios estrondrosos como o que atravessa o circuito agora.

Tomei contato com o Yve-Alain Bois na Escola de Belas Artes da Universidade do Rio de Janeiro durante os meus estudos de mestrado pela tradução de 2 de seus textos: um sobre a poética do peso na obra de Richard Serra publicado na revista norte-americana ArtForum e o célebre texto "l'Informe, mode d'emploi" .

Era o momento da exposição "rounds" de Richard Serra no Centro Hélio Oiticica , quando levado por esse frisson conheci o Ronaldo Britto em uma palestra lotada, na qual ele exercia toda a sua autoridade dizendo que se o Serra fosse um artista brasileiro iria pastar uns 15 anos. Motivo: o Serra gostou das três bolas pequenas que fez na passagem entre os pisos inferior e superior.

Presenciei também um exercício de autoridade do Paulo Herkenhoff diante de uma platéia autodenominando-se escolhedor, e que a ele competia escolher.

Vi o Paulo Sergio Duarte ser tratado de cacique por acasião da grande recusa carioca ao museu Guggenheim ; sempre me perguntei como esses tons se produziam dentro do circuito da arte? d'onde essas falas se sustentavam? E percebi um grande sistema hierárquico que vê a arte como exercício de poder , e que só-brevive neste jogo.

Rosalind Kraus sem se distanciar dessa concepção institucional, diz que a historia da arte moderna, e creio que a interpretação se estende aos nossos dias, é a historia do Muro Branco do museu e as tentativas de atravessamento desse muro.

É ingênuo pensar que os que tentam atravessar esse muro são somente os artistas. Os críticos, curadores, historiadores e galeristas, também disputam esse lugar juntos e/ou separados com estratégias as mais diversas.

Nesse sentido o Hélio e a Ligia atravessaram o Muro Branco e a Critica Neoconcreta foi rejeitada.

Trago esses fatos aqui para pensar esse estado de pasto.

Vejo naqueles que não conseguem atravessar o muro branco do museu, os que ficam pastando na verde e extensa pastagem, ilustrando uma outra condição dessa paisagem de poder, apontada pelo mesmo Ronaldo Britto.

É essa condição de pasto que interessa aqui falar: quem manda e quem vai para o pasto?

Porque se as coisas se dão nesses termos, surge a pergunta se quem ta no pasto pode ainda mandar e para que pasto?

Evideciar diferenças entre pastos de alfafa e braquiaria, creio que não responde por quanto tempo vamos continuar pastando; e o estrondo do silencio, sugere um longo período.

Até perdermos a pertinência de fazermos perguntas que nos aponte outras direções.

Pois quando uma critica que se exerce como juízo de valor é desvalorizada por esse mesmo juízo, que valor adquire?

E o mercado editorial vai continuar indiferente a tudo isso?

As galerias e os artistas vão continuar desejando ainda textos vindos de pensadores rebaixados no circuito internacional? O que nos deixa claro este acontecimento é que aquele que nos livra do pasto micropolitico, pode no jogar no pasto macropolitico.

Mas além do pasto, nos resta uma espécie de bolsão teórico.

Os textos desses autores são leituras obrigatórias, e afetam um tecido acadêmico que se ramifica por todo o pais e se estende além das fronteiras.

Podemos pensar aqui na quantidade de citações em teses e estudos acadêmicos e publicações.

Deve existir uma maneira de acessar essa conversa de Houston e traduzirmos para o português para arejar as nossas idéias com outras formas de pensar.

Seria necessário saber o que tão dizendo e pensando sobre o neoconcretismo não como algo cívico, mas com um valor que ainda merece consideração.

O problema que se coloca é que eu quero conhecer a opinião prestigiosa do Yve-Alain Bois, que leituras ele possibilita. seria corajoso colocar o argumento pro circuito ter oportunidade de se re/posicionar.

Se há fissuras no que aprendemos sobre o Neoconcretismo, sugerindo-nos outras leituras mais instigantes e criativas. Porque não?

Leituras talvez mais vivas como era o movimento, e o Hélio também que era vivíssimo. Mas isso me sugere repensar tudo.

Até o porquê de uma teoria que foi produzida colada a experiência neoconcreta não produzir interesse no campo ampliado da arte.

Vamos perder mais uma oportunidade de ouvir o que um critico dos mais interessantes como Yves Alain Bois tem a nos falar sobre o assunto nesse acontecimento de Houston? ou ficar reivindicando, como condição para começar a pensar, artesanato a um artista que manipula teclados e algorltimos?

Desconfio dos devidos locais que o Ferreira Gullar manifesta de botar as coisas, mas se conquistássemos um lugar de credibilidade na interpretação do neoconcretismo sinalizaria o amadurecimento do corpo teórico brasileiro.

Ou não?

edson barrus, 21/10/07

20/10/2007



1/73 - V - 2007

O mês de netuno começa hoje e termina em 31 de dezembro.
Confira:

outubro.....netuno
20...................01
21...................02
22...................03
23...................04
24...................05
25...................06
26...................07
27...................08
28...................09
29...................10
30...................11
31...................12

novembro....netuno

01......................13
02 Finados...14 (Dia do Silêncio no SPIN, conforme post 1/73-V/C-2007)
03......................15
04......................16
05......................17
06......................18
07 .....................19
08......................20
09......................21
10......................22
11......................23
12......................24
13......................25
14......................26
15 República 27 (Feriado ainda não definido no SPIN)
16......................28
17......................29
18......................30
19......................31
20......................32
21......................33
22......................34
23......................35
24......................36
25......................37
26......................38
27......................39
28......................40
29......................41
30......................42

dezembro.....netuno

01......................43
02......................44
03......................45
04......................46
05......................47
06......................48
07......................49
08......................50
09......................51
10......................52
11......................53
12......................54
13......................55
14......................56
15......................57
16......................58
17......................59
18......................60
19......................61
20......................62
21......................63
22......................64
23......................65
24......................66
25 Natal 67 (Feriado ainda não definido no SPIN)
26......................68
27......................69
28......................70
29......................71
30......................72
31......................73
.
PS1: no mês de netuno, de 73 dias, temos 3 feriados.
.
A circunscrição dos três dias parados=feriados de Netuno:
1- Um dos feriados é local=municipal
2- O outro ocorre em toda a Bacia ( p. ex. Bacia do Rio Tietê) com suas cidades-estados
3- O terceiro feriado é brasilino=brasileiro e ocorre, ao mesmo tempo, em todas as Bacias com suas cidades-estados
.
PS2: no andar da carruagem é que os feriados serão decretados, o que não quer dizer que isto ocorrerá neste ano. O tempo agora é de tecer longos bordados à espera daquela pessoa. Acabou a press=ansiedade=pressa=velocidade=serotononina.
.
PS3: no próximo 2 de novembro, 14 de netuno, não será Dia de Finados. É que o Dia da Morte que, neste ano marcada pela morte de Paulo Autran, ocorreu em 12 de outubro, 66 de urano, conforme alguns posts publicados no dia 67/73 - IV - 2007.
.
pS4: no próximo dia 24 de outubro, 5 de netuno, é feriado em Goiânia Meia Ponte ( lê-se cidade de Gôiânia, banhada pelo rio Meia Ponte). É feriado no calendário gregoriano mas não neste SPIN, segundo o qual os aniversários de cidades-estados não podem ser dias parados=feriados. Que os cinco feriados locais durante o ano sejam por motivos tais como a celebração=festa do tomate, a lembrança de um personagem de importância, em recodração a uma data tipo revolução pela emancipação=paz. Quanto ao aniversário em si, celebrar tudo bem, o que não pode haver é decretar tal dia como feriado=parado. Por causa desta Lei do SPIN, no próximo dia 24 de outubro, 5 de netuno, não será feriado nest SPIN. Isto quer dizer que, pelo menos de forma obrigatória, este SPIN não estará em branco. E poderá estar em branco sim, mas não por causa da Lei.

19/10/2007




73/73 - IV - 2007

Fim

Hoje estou assim: triste
O dia mais triste da minha vida
Fim
.
Não o fim desta obra mas o fim do meu encanto=feitiço por aquela pessoa
Conversamos ontem, não pessoalmente=realmente mas pelo MSN=Menseger
Acabou
Não da minha parte mas da parte daquela pessoa
Simplesmente aquela pessoa disse que não queria mais
Não deu explicações para o fim
Simplesmente acabou
.
Agora estou assim: em baixa velocidade=serotonina
No momento são ñ:28horas (lê-se 8 horas e 28 minutos)
Agora não estou nem um pouco afim de escrever=olhar=ser
Talvez eu não devesse ter-me afastado tanto da realidade
Aquela pessoa jamais poderia ter-me visto na Casa 1, totalmente fora de mim mesmo
Eu sei que aquela pessoa assustou-me com a minha capacidade de localização=encontro, o que deu-lhe a impressão de implacável=sufocante vigilância da minha parte
Encontros por acaso, os quais foram interpretados como coisa de mascarado=detetive=espião=voyer
Eu espião?
Desde quando preciso disso?
Lamento ter tido esta facilidade que, no final das contas, complicou tudo
.
Agora não sei o que fazer
O que fazer?
Parar de escrever?
Talvez sim
No lugar da escrita farei longos bordados à espera daquela pessoa
Quem sabe aquela pessoa volte n´algum dia?
Além dos bordados quero cuidar de mim
Afinal de contas, quem há de querer ficar ao lado de um fracassado=poeta
Quem há de suportar esta minha cara=jeito=roupa de sujeito?
Daqui prá frente quero ser ou parecer ser uma pessoa bem sucedida
Que tal um carro zero kilômetro
Uma calça da Zump
Vou virar coisa
Um não-eu
Um suporte de marcas
.
Grato,
Spin sem crédito=matéria=rosto=olho=ser
.
PS - mensagem de sonho nesta noite: santo de casa não faz milagres

18/10/2007

72/73 - IV/G - 2007

Quero te entender
Só isso
72/73 - IV/F - 2007

O distanciamento do mundo (ou: Quero voltar)

E assim fui-me distanciando do mundo
Este mundo real para mim é tão estranho
Os computadores não me atendem=entendem=compreendem=olham=são
Onde estou?
Que mundo é este?
.
Eu sei o quão diferente é meu mundo, este SPIN
Outras leis
Outra geografia
Outro calendário
Outra gramática
.
E assim fui-me distanciando da realidade
Estou tão longe que sinto saudade das coisas comuns
.
Quero retornar à Terra
Após distanciar tanto por tanto tempo, sinto saudade
Tenho viajado por mundos distantes
.
No interior de um buraco negro=loucura estelar quis morrer e não pude
Foi quando vi que a loucura é mil vezes pior do que a morte
.
Em marte apavorei-me ao perceber o quão distante eu estava da Terra
Isto o que sinto aqui=agora
Onde eu estava para distanciar-me tanto?
Quero voltar
Ajudem-me

72/73 - IV/D - 2007

A nova cruz

Neste SPIN uma cruz não é uma cruz mas um calendário=tempo=espaço
Na parte superir da cruz o mês de marte
No braço direito júpiter e no esquerdo saturno
Na parte inferior da cruz, formada por duas partes, estão os meses de urano e netuno
A inscrição INRI passa a significar Instruções da Nova Realidade do Idéia*
*Idéia=SPIN


PS1: a parte escura no ponto da intersecação=união das partes da cruz é o buraco-negro=loucura estelar=estrelar, o espaço intenso=voraz do não ser
72/73-IV/C - 2007

Novos sinais de pontuação: diferença, igualdade e deiscência
.
Fazem parte da gramática do SPIN os seguintes sinais de pontuação:
1) # : sinal ortográfico denominado diferença. É usado para indicar que as coisas são diferentes entre si.
Exemplo: João#Maria#Joaquina#Josefa

2) = : sinal ortográfico denominado igualdade. É usado para indicar a semelhanças entre as coisas
Exemplo: Deus=Buda#Jesus#Maomé ( lê-se Deus igual Buda diferente de Jesus diferente de Maomé)
3) ______________ : sinal ortográfico de deiscência. Este sinal é usado sob um verbo no infinitivo. Visa designar a deiscência do verbo e tem cumprimento=tamanho infinito.
Os teclados dos atuais computadores não permitem que se use o sinal gramatical de deiscência.
Senão vejamos a grafia de "buscar"
buscar
__________________
olhar, ser

Você viu? O espaço entre a palavra "buscar" e o traço de deiscência ficou muuito grande, o que é errado. O traço teria que vir colodo=próximo à palavra "buscar". Como se vê, com a atual teconologia é impossível a plena expressão deste SPIN, o que é lamentável.


72/73-IV/A - 2007

A nova letra

Qual o nome do "ñ" a nova letra?

Infinito

Infinito: oitava letra do alfabeto

17/10/2007



71/73 - IV/F - 2007

INCLASSIFICÁVEIS
(Foto: Ary Brandi)
.
amanhã, dia 72/73 - IV/W:30 - 2007,
(lê-se amanha amanhã, dia 72/73 - mês IV (urano)/ w:30 horas - ano 2007)
o spin cantor Ney Matogrosso estréia em São Paulo Tietê o show INCLASSIFICÁVEIS
.
Não perca!
.
Ouça trecho da entrevista do cantor ao repórter Marco Aurélio Canônico/Folha*
.
Saiba mais sobre o show
.
Isso também (relato de sonho)
.
* Fonte:

14/10/2007

68/73 - IV

Beijo roubado (ou: Como que é mesmo?)

Primeira parte: visão
Dormindo sonhei=vi-me num teatro
Encontrava-me na entrada da porta lateral que fica à direita do palco
O spin cantor Ney Matogrosso iria se apresentar
Ele (spin cantor) demorou chegar mas chegou
Ele cantou Beijo Roubado

Segunda parte: forma
Clique no link=ponte=spin abaixo para que vejas=ouças o que este sonhou nesta noite
http://br.youtube.com/watch?v=zVrXtucwvbY

Terceira parte: conhecimento
Como que é mesmo?
.................
Após Beijo Roubado, o spin cantor passou a interpretar=cantar um música inédita de Chico Buarque, spin escritor=compositor=cantor, humano.
.
Neste momento um rapaz deseducado subiu ao palco e interferiu na performance do artista, o que o fez esquecer-se da música, que estava na metade.
.
Para resolver isso o spin cantor colocou uma das mãos no cangote e, com um sorriso, perguntou ao público presente: COMO QUE É MESMO?
(ou seja, como que é mesmo o restante da música?)
.
Como se vê, nem por isso o spin cantor perdeu o equilíbrio=agradabilidade=beleza
E o show continuou
.
Este sonho levou-me a refletir sobre a importância de darmos a volta por cima diante de situações desagradáveis.
.
Se nos dão um azedo limão, que tal fazermos dele uma boa limonada?
.
Foi este o aprendizado=conhecimento retirado deste sonho.
.
Pensemos nisso.
.
Grato,
spin agradável=grato
.
PS - o que mais quero neste momento é o retorno daquela pessoa que, de forma definitiva, foi-se no Dia da Amizade (post 61/73-IV/A.)
De que adianta ter tudo aos meus pés=olhos=ouvidos se não tenho quem mais quero?

11/10/2007



65/73 - IV/C

Dia de Finados (ou: Dia da Morte)
.
Está decretado que amanhã, 12/10, dia 66 de urano, é Dia de Finados
Finados=findados=terminados=mortos=olhados=sidos (lê-se finados igual findados igual terminados igual mortos igual olhados igual sidos)
Os mortos terão seus corpos=nomes=olhares=seres transportados para este SPIN
Mas nem todos eles serão dignos de terem seus nomes escritos neste livro=SPIN
.
É que os nomes provocam o que eles simbolizam=são, daí a proibição da pronúncia=escrita=dicção
A proibição dos nomes não tem nada a ver com censura
É sim uma questão de defesa dos indivíduos(animais, humanos e jurídicos) existentes na cidade-estado=sociedade
Qual nome, por exemplo, não pode ser escrito neste SPIN?
O nome daquele que idealizou=executo a Segunda Guerra Mundial
Ele será identificado pelas iniciais do seu nome seguido do tipo de spin que ele foi=é e mais a sua individualidade, ou seja, se se trata de animal, ser humano=humanóide ou pessoa jurídica: H, spin governante, humanóide
.
Amanhã estarei no cemitério para o sepultamento de Eliene, spin amável, humana
O nome dela sim, pode ser escrito, mas não o nome de H, spin governante, humanóide
Para H, spin governante, humanóide, tudo era lixo=impuro
Na verdade ele o grande impuro=imperfeito=doente=criminoso
O nome de H, spin governante alemão, humanóide, la só poderá ser escrito em toda a sua extensão daqui a mil anos reais=materiais, quando ele for exumado
O corpo de H, spin governante, humanóide será exumado daqui a mil anos reais=materiais, não para conhecimento do mundo animal mas para entendermos mais acerca do mundo animal.
.
Amanhã será um triste dia
Porque foi decretado que amanha, Dia da Morte, será um triste dia?
É que, por coincidência, estarei no cemitério
Além disso amanhã é dia 66 e, para quem acompanha este SPIN há anos, sabe o quanto a minha vida esteve por um tris neste dia
Sou extremamente desconfiado em relação ao número 6 e suas repetições=sequências=66=666=6666
O 6, não por misticismo mas por experiência própria, remete à morte
Pois foi num dia como este de amanhã, 66 do mês de urano ( 12/10), que este SPIN morreu
.
Daí o decreto determinador: amanhã, 12/10, 66 de urano, é dia parado=feriado
Tudo pára
Inclusive os pássaros=aviões=átomos
Pássaro igual avião igual átomo
.
Grato
Spin incerto=mortífero
.
Os feriados de urano
.
Para quem mora em Goiânia Meia Ponte, faz parte deste mês de urano ( 8 de agosto a 19 de outubro ) os seguintes dias feriados=parados:
1-Independência: 7 de setembro. Feriado de abrangência local e não nacional, como ocorria no velho calendário=gregoriano. Nesta data festeja-se a independência da cidade enquanto cidade-estado
2-Amizade:6 de outubro. Feriado de abrangência regional, ou seja, nas cidades-estados da Bacia do Rio Meia Ponte, incluindo os rios situados às margens esquerda e direita dos rios que compõem a Bacia.
3-Finados: 12 de outubro. Feriado de abrangência nacional. Todo o país para para reverenciar=lembrar=olhar=ser seus mortos, principalmente aqueles que deixaram, na sua cidade-estado, o conhecimento que nos religa a este SPIN e não apenas ossos no cemitério.

07/10/2007




61/73-IV/D

.Fábio Tremonte convida
.
Recebi este email do meu amigo Fábio Tremonte:

De: Fábio Tremonte
Para: jose carlos lima
Data: 07/10/2007 08:19
Assunto: Recortar e Colar
Convite para a minha próxima exposição coletiva. Estou participando com três vídeo: zen, zapping movie e aventuras pelo invisível.

Abs
*********
*****
***

03/10/2007

Espaço anti-comercial



50/70-IV/D

.
A criação do mundo do ponto de vista de Van Gogh

Relato de sonho ( visão.forma.vocação)

.
Visão, o primeiro momento
Dormindo, sonhei que eu estava no interior de uma roça
Deliciei-me ao sentir o cheiro do mato verde
O arroz ainda era tenro=novo, o que me permitiu ver todo o horizonte
Após um dia de trabalho, estava indo-me embora
Trilhava o caminho interno, ao lado da cerca, quando avistei Van Gogh cortando transversalmente o espaço=tempo
Correndo, ele cortou a roça vindo de um dos cantos e, se aproximando de mim, subiu a cerca
A partir dali ele começou a me contar=mostrar coisas
A primeira coisa que ele me mostrou foi um riacho seco
Nenhum pingo d´agua
O rio estava sem seus cílios=pelos=cabelos nos olhos=margem
Em seguida o spin louco olhou o infinito, em direçao ao ponto onde o sol se põe
Foi quando eu vi o sol grávido
Ele me levou a uma idade primitiva, quando este espaço era totalmente vazio e, portanto, este planeta não existia onde hoje existe=olha=é
Siron, você sabe como começou o mundo?
Não sei ao certo, há várias versões=verdade
Não há como classificar=definir
Segundo aquele spin louco, o mundo foi gerado a partir de duas cores: o branco e o roxo
Foi o que ele mostrou no centro do sol grávido
As cores tinham a forma de peixinhos
O roxo começou a absorver o branco
Foi aqui que começou a metamorfose
Apos algum tempo, já não eram mais dois seres=cores=pexinhos mas apenas um
A partir daquele instante começou uma geração de formas
Uma forma trás da outra
Prmeiramente vi formas de pés e, finalmente, os rostos
Eram muitos os formatos de pés e rostos, tanto quanto os habitantes deste planeta
E vi todos, de um por um
Os rostos tinham vários formatos=conteúdos
O rosto humano foi a última criação
Lembro-me que, naquele sonho, um rosto lembravam estes rostos pintados por Siron Franco, spin pintor, humano

.
Forma, o segundo momento http://www.continentemulticultural.com.br/revista040/materia.asp?m=Artes&s=1

.


Vocação=conhecimento, o terceiro momento
Van Gogh, spin criador, humano
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vincent_van_Gogh
.
PS1: o texto acima não foi revisado, podendo conter erros de gramática. Tenho que sair agora, estou atrasado para o trabalho=ganha-pão
.
PS2: a imagem no alto é de um quadro de Siron Franco, spin pintor, humano (o link para a fonte encontra-se no momento "forma")
.
PS3: esqueci de dizer que o sol ficou grávido=cheio de 8 filhos=planetas mercúrio, vênus, terra, marte, júpiter, saturno, urano e netuno, sendo que estes 5 últimos denominam os nomes dos 5 meses que compõem o calendário deste SPIN http://www.9planetas.astronomia.web.st/overview.html
.
PS4: quem acompanha este SPIN há muito tempo, sabe que sempre tive receios=desconfiança de Plutão. Por isso achei ótimo que os cientistas tenham desclassificado=rebaixado Plutão da condição de planeta para simples pedra errante. Tanto isto é verdade que, bem antes da decisão=(des)classificação científica, Plutão já fazia parte o novo calendário= SPIN, que vai de Marte a Netuno. Cada mês contêm 73 dias ( 74 no mês de Marte em ano bissexto), dos quais 03 (três) são dias feriados=parados, quando este SPIN pára. E não apenas este SPIN como também todos os pássaros=aviões=átomos silenciam.
.
PS5: importante ficar claro que em ano bissexto o mês de marte tem 74 dias, dos quais 4 são dias parados=feriados, sendo um dia feriado na cidade-estado, outro em toda a extensão do rio com suas cidades-estados, ou seja, na federação=região. Um terceiro feriado ocorre a nível nacional que, no caso deste SPIN, é uma confederação de rios, no caso do Brasil, Confederação de Rios Brasilinos com suas respectivas cidades-estados. Como se vê, conforme o SPIN, o terceiro feriado ocorre a nível de confederação=nacional. E o quarto feriado, em ano bissexto? Este quarto feriado, que ocorre de 4 em 4 anos, é planetário=interplanetário=galáctico, quando tudo no universo para para a Festa da Reconstituição, quando a criação desde o princípio=fim é lembrada=olhada=sida.
.
PS6: agora tenho que sair para a festa de aniversário da minha mãe,nascida no dia 3 de outubro (50 de urano) de 1930, há 77 anos. Ela está ótima, apesar da cirurgia para a implantação de 3 pontes de safena. E enquanto eu estiver na festa não quero ausentar-me para refugiar-me neste SPIN, como costumo fazer mesmo quando o ambiente está bom=agradável.
.
PS7: tenho que ir agora, até mesmo porque a gritaria das crianças nesta lan house é insuportável. Elas estão aplaudindo o filme "Tropa de Elite." A tropa de elite está na platéia e não tela, o que é lamentável. Tão jovens mas tão bobos=fúteis.
.
Grato,

Spin Sem Classificação
50/70- IV/C

De:
Siron Franco
Para: jl2006@uol.com.br (jose carlos lima)
Data:02/10/2007 16:55
Assunto:Re: Contato pelo site do Siron Franco
Novidade! Agora você pode publicar suas mensagens diretamente no Blog e Fotoblog.
-->
Caro Jose Carlos. Agradeço o seu e-mail e gostei muito do seu blog. Quando for a Goiânia passar um tempo maior, vamos combinar de passar um tempo no atelie. Um abraço Siron -------------
Segue mensagem original! -------------
De: jl2006@uol.com.br (jose carlos lima)
Data: Fri, 28 Sep 2007 07:37:15 -0300
Para: siron@sironfranco.com
Assunto: Contato pelo site do Siron Franco
De: jl2006@uol.com.br "jose carlos lima"
Para: siron@sironfranco.com
Data: Sexta, 28 de Setembro de 2007 às 07:37:15
---------------------------------------------------------------------------
Observation: meu nome é jose carlos lima, tenho uma pequena passagem pela arte contemporânea. quero parabenizá-lo pelas obras alusivas ao acidente com o césio 137. visite meu bloghttp://josecarloslima.blogspot.com/2007/09/4570-ivd-o-preconceito-ou-spin_28.html#links
---------------------------------------------------------------------------
.
Meu comentário
Percebo que muitos dos meus leitores, como é o caso do artista plástico Siron Franco, gostariam de fazer seus comentários diretamente no meu blog e não através de email.
.
Outros(as) leitores(as) de boa índole gostariam de escrever diretamente no blog. Conforme disse no post 50/70-IV/B, isto é impossível e tenho minhas razões.
.
Os comentários estão proibidos porque descobri que uma pessoa, apesar de dizer detestar-me, pelo jeito me ama. É que o dita cujo ficava 24 horas de plantão esperando que eu escrvesse alguma coisa. Era só eu escrever, ele publicava uma mensagem depreciativa na linha do que Nassif chama de esgoto puro. E se a tal pessoa me amasse então? Nem sairia da frente do computador para alimentar-se e, claro, morreria diante do próprio espelho=monitor que nem Narciso, spin egoista=deus=humano. Melhor deixar isso prá lá, que a tal pessoa procure um médico para curar-se da sua doença=crime. Tenho muito o que fazer.
.
O que posso depreender isso é que já não passarei mais incólume=indiferente por este planeta. Mexi com o brio de alguem. Repito: não estou passando indiferente pelo mundo.
.
Se estou mexendo=atiçando=(des)agradando, vou mexer=atiçar=(des)agradar muito mais. Tenho muito a dizer. Sei que colecionarei (in)imigos, pois depois que fechei a porta ao "esgoto puro," acabou o meu cansaço=estress. Estou ótimo! A única forma de me impedirem é censurando=acabando com este blog, o que não duvido que ocorra. Enquanto isto não ocorre, mãos à obra!
.
Grato,
Spin Sem Classificação
.
Resposta a Siron Franco
.
Caro Siron, embora não nos conheçamos pessoalmente (apesar de morarmos na mesma cidade, Goiânia Meia Ponte, há mais de 30 anos), sou um admirador da sua história, da sua pessoas, do conjunto da sua obra. Se o artista, dentro do seu conjunto, realiza apenas uma obra que presta, isso para mim já é tudo. Saint Exupery, spin escritor, humano, escreveu mais de um livro e, no entanto, apenas um é maravilhoso, O Pequeno Príncipe, o que não diminui, nem um pouco, o criador. Você é autor de várias obras obras.
.
Ah sim, quero te relatar uns sonhos=visões que tive no decorrer da minha acerca da suas obras. Claro, lembro-me por alto mas lembro. Alguns destes sonhos esqueci-me. Farei tais relatos no meu blog.
.
Grato,
Spin Sem Classificação

01/10/2007


48/70-IV/B


A arte de agradar ( spin fluente )


queres manter um relacionamento? Agrade. Cuide. Leia o livro A Arte de Cuidar, de Leonardo Boff. Eu ainda não li mas vou ler. É que preciso aprender a ser agradável, o que não sou, a não ser durante a escrita, que é quando atinjo um alto nível de satisfação=alegria. Fora disso sou uma pedra=túmulo. Por falta de espontaneidade na vida real, no dia-a-dia, no corpo-a-corpo, não consigo levar adiante nenhum relacionamento afetivo. Perco todos os meus relacionamento para a concorrência. Você também é assim? Para não perdê-la(0) para a concorrência, procure agradá-lo(a). Não faça como eu. É que não sei, não sei agradar.


Tenho um amigo, o H, spin militar, humano, que é agradável até dizer chega. Nem o serviço na polícia o tornou carrancudo, o que eu imagina iria ocorer. Ele faz amizade com a vizinhança=bairro=cidade inteira. Tricoteia o dia todo. Com os relacionamento então. Prá começo de conversa, a geladeira é sempre lotada. Muito organizado. Cozinha muito bem. Tudo ao meu oposto. Morro de inveja dele por causa disso.=liberdade de falar=olhar=ser? Só mesmo enquanto estou escrevendo. Já fiz várias terapias mas não adiantou nada. Todas as especialidade já me analisaram, falta consultar apenas a filosofia clínica. Quem um filósofo me cure, ou seja, me torne no dia o que sou agora, este ser espontâneo=sorridente? Gostaria de ser assim como sou agora, um SPIN agradável. Fora disso sou uma pedra. Quando conheço alguém logo logo mando "cascar"=sair fora. Depois me arrependo. Já abri mão de companhias altamente interessantes. Tenho que mudar sob pena de morrer a sós. Numa rede. Falando em rede, a imagem acima é do momento de fluxo na rede=internet

SPIN grato=agradável
.
PS1: não há empresa que pratique mais a arte de desagradar do que a Brasil Telecom. Desde cedo ligo para o 103+14 para normalizar meu telefone e nada. É tudo informatizado. Falando nisso, até estacionamento é informatizado. Não há emprego para os seres humanos, apenas para as máquinas. E a máquina não me atende. Neste momento em que escrevo, depois de apertar vários botões, e quando estou há mais de 2 horas aguardando, ouço a mensagem da BrT "em breve você será atendido. Por favor, aguarde"
PS2: além de não me atender, a BrT me obriga a ficar ouvindo suas propagandas. Agora ela me diz: você não consegue ler as notícias do mundo? Agora você vai poder fazer isso através do seu celular. (...). Para enviar um torpedo basta acessar o menu de mensagens. (...) WAP show (...) "Em breve você será atendido. Por favor, aguarde." Cansou das musiquinhas do seu celular? (...)
PS3: "Em breve você será atendido. Por favor, aguarde." Depois de tanto tempo aguardando, meu ouvido começa a esquentar e não tenho outra opção senão desligar o telefone. Bando de perdulários=pilantras!
.
Grato
SPIN (in)fluente=agradável