27/01/2010

Mais sobre o médico de Che (Notícias Cherisma I)

REGINALDO USTARIZ ARZE
Che Guevara: um santo guerrilheiro

Exilado no Brasil há quase quarenta anos, o médico boliviano Reginaldo Ustariz Arze, a primeira pessoa a denunciar o assassinato de Che Guevara, em 1967, conta como a morte trágica do guerrilheiro argentino lhe rendeu a condição de mártir e de santo popular entre os povoados do interior da Bolívia



[07 Junho 04h01min 2004]

Um paradoxo para o ateísmo marxista. Nos panteões religiosos de alguns povoados do interior da Bolívia, é possível encontrar, entre altares repletos de imagens de Cristo e da Virgem Maria, a revolucionário socialista que fez do fuzil sua profissão de fé e que se tornou um símbolo peregrino da Revolução Cubana. Barbado e fitando o infinito, Che (ou San Ernesto de La Higuera, como preferem seus fiéis) responde por uma boa parcela das súplicas e das oferendas daqueles católicos bolivianos.

Tivesse morrido em combate, como propagava o exército da Bolívia, Che talvez habitasse apenas o olimpo dos grandes heróis latino-americanos, responsável que foi por uma longa jornada através do continente empunhando a bandeira da revolução armada. Assassinado covardemente depois de sua captura no interior da Bolívia, porém, foi alçado à condição de mártir pelo imaginário popular, que passou a lhe atribuir milagres mirabolantes e lhe comparar a Jesus Cristo.

O responsável pela denúncia de assassinato, que desmentiu a versão oficial - apoiada pela CIA - e entronizou Che como ícone da fé popular, foi o médico boliviano Reginaldo Ustariz Arze, que em 1967 foi um dos primeiros profissionais a examinar o cadáver de Che. ‘‘Na lavanderia do hospital de Vallegrande, eu observei que ele era manipulado com extrema facilidade. Essa movimentação tão fácil levou-me à suspeita de que ele não teria sido morto no dia anterior porque ele estaria rígido cem por cento. Eu driblei a proteção e consegui colocar as minhas mãos no corpo dele. Nesse momento, eu quase desmaiei pois ele estava morno’’, conta Reginaldo.

A foto mais famosa do cadáver de Che é justamente aquela em que o médico faz a denúncia diante do exército de jornalistas que se deslocou para a Bolívia para a cobertura da morte do guerrilheiro. Ameaçado, Reginaldo teve que se exilar no Brasil, onde vive há quase 40 anos e onde pôde levar adiante sua pesquisa sobre a vida de Guevara. O resultado de dezenas de entrevistas e da consulta a centena de documentos confidenciais foi o livro Vida, morte e ressurreição de Che, que Arze lançou recentemente pela editora Brasbol, de São Paulo. Nele, o dublê de médico e jornalista analisa os principais episódios da trajetória de Ernesto Guevara e a aura religiosa que se formou em torno de sua memória.

Em entrevista exclusiva a O POVO, Reginaldo relembra os dias que se sucederam à morte do Che, reafirma seu fascínio pela biografia do guerrilheiro e comenta o filme Diários de Motocicleta, de Walter Salles.

O POVO - O senhor foi o primeiro a denunciar que Che Guevara não havia sido morto em combate, mas que teria sido assassinado. Como o senhor chegou a essa conclusão?
Reginaldo Ustariz Arze - Eu cheguei a Vallegrande na tarde do dia 9 de outubro, segunda-feira. O combate tinha acontecido um dia antes, no domingo. Ao meio-dia do dia 9, o exército deu o comunicado avisando que o Che havia sido morto em combate. Na lavanderia do hospital de Vallegrande, eu observei que ele era manipulado com extrema facilidade. Foi tirada a roupa dos membros superiores, do tórax, para formolizá-lo e para tirar-lhe as impressões digitais. Essa movimentação tão fácil levou-me à suspeita de que ele não teria sido morto no dia anterior porque ele estaria rígido cem por cento nessa hora, 24 horas depois de sua morte. Não contente com essa observação, eu driblei a proteção que faziam para o cadáver e consegui colocar as minhas mãos no corpo dele. Nesse momento eu quase desmaiei pois ele estava morno. A conclusão foi fácil e rápida. A rigidez cadavérica se produz entre seis e oito horas após a morte e após esse espaço o cadáver está cem por cento gelado. E ele estava morno. Então, essas duas coisas, independente da mancha de pólvora ao redor do orifício exatamente na altura do coração, me levaram ao diagnóstico de que ele tinha sido executado.

OP - Na época, o senhor já era médico?
RUA - Eu era médico sanitarista e trabalhava próximo à zona de combate. Eu desenvolvia uma dupla função. Era correspondente de guerra de um jornal boliviano e era médico sanitarista de uma zona perto de Vallegrande. Eu tinha um informante, um olheiro dentro do exército, que me passava informações privilegiadas. Inclusive, pude ir a Vallegrande graças a ele nesse dia porque recebi, na manhã do dia 9, a informação privilegiada, via rádio - naquela época era só rádio amador, não havia telefone -, onde ele me disse: ‘‘o avô chega hoje a Vallegrande’’. Em nosso código, o avô era o Che. Peguei minha motocicleta e fui direto para lá. Parti perto do meio-dia e cheguei lá pelas quatro ou cinco horas em Vallegrande. Poucos minutos antes da chegada do Che.

OP - O senhor já se interessava pelo personagem Che Guevara?
RUA - O Che já era uma lenda em vida naquela época. De forma que eu acompanhava a revolução cubana e a atuação dele em Cuba, desde 1958. Naquela época, eu era estudante e lembro que ficava grudado no rádio para tentar escutar a Rádio Rebelde de Cuba. Uma ou outra vez eu conseguia escutar em ondas curtas. Já naquela época eu sabia da existência do Che e acompanhei muito a vida dele.

OP - O que a sua denúncia mudou do ponto de vista histórico? A quem interessava espalhar a notícia de que o Che não havia sido assassinado?
RUA - A CIA resolveu matá-lo porque tinha medo de que ele se tornasse um homem capaz de gerar um grande problema internacional. Se ela resolveu matá-lo não podia dizer que o colheu vivo e que o assassinou. Tinha que mostrá-lo derrotado na guerra, mostrar como troféu o corpo dele, vencido e morto em combate. Então, descobri que isso não aconteceu. Na época, eu era moço, tinha 27 anos, não tinha medo nenhum. Sabia que jornalistas do mundo inteiro iam chegar lá para o meio-dia do dia 10 e me pus entre o cadáver e a parede. De maneira que necessariamente os jornalistas pudessem me ver. Isso foi premeditação absoluta. No momento mais importante, quando os jornalistas estavam presentes, eu coloquei meu dedo e comecei a gritar. ‘‘O Che não morreu em combate, eis aqui o disparo fatal, aqui tem pólvora ao seu redor, ele foi executado’’. Houve jornalistas que me colocaram os microfones na boca. Há fotografias disso, a cinemateca boliviana e inclusive a brasileira captando a minha denúncia. Essa denúncia eu fiz no dia 10. No dia 11, o mundo inteiro, através daquela fotografia, que é da Associated Press, e de vários jornalistas que captaram as minhas palavras, ficou sabendo de minha denúncia. Então, nesse instante, a notícia foi impactante. Era contraditória à versão oficial. Em conseqüência disso, eu tive que fugir da Bolívia e vim me exilar no Brasil.

OP - Na época, como a sua versão foi comprovada? Durante muito tempo ficou apenas a palavra do senhor contra a palavra dos militares. Como é que a versão do senhor foi finalmente consolidada?
RUA - Quando eu cheguei ao jornal Imprensa Livre, eu redigi uma matéria explicando os motivos pelos quais o Che não havia sido morto em combate. Mas o jornal se recusou a publicar. O meu editor disse: ‘‘Olha, se nós publicamos a tua matéria, acontecem duas coisas: o meu jornal fecha e você é morto’’. Embora eu tivesse voltado à zona de guerra e tivesse feito mais quinze dias de investigação jornalística, meu relato nunca chegou a ser confirmado porque eu tive que fugir. Eu me encontrei com minha mãe em minha casa me pedindo de joelhos e com lágrimas nos olhos para que eu fugisse do País. Caso contrário, eu seria morto porque o exército estava atrás de mim. Minha denúncia só veio ser confirmada na década de 80, quando se publicou um livro escrito por um militar boliviano, mostrando fotografias do Che vivo na frente da escola de La Higuera, um povoado perto de Vallegrande onde ele foi aprisionado e ficou 24 horas vivo e preso. A partir daí ninguém nunca mais no mundo duvidou de que ele tinha sido assassinado.

OP - O senhor já tinha chegado a ter algum contato com o Che antes desse episódio?
RUA - Em 7 de julho de 1967, depois de ele ter tomado uma cidade chamada Samaipata, aquele mesmo informante me disse: ‘‘o avô ontem esteve em Samaipata’’. Samaipata estava mais ou menos a 60 quilômetros de onde eu estava como médico. Peguei minha moto, fui lá, encontrei o lugar onde eles se esconderam à noite, peguei um guia, rastreei e fui atrás dele por uns dez dias com uma mula e com o guia. A minha intenção naturalmente era encontrá-lo e fazer uma reportagem. Eu cheguei a ficar muito próximo dele pelo que os rastros mostravam. Mas ele perdeu-se no meio de um rio e depois de dez dias eu tive que voltar apenas com a bunda estraçalhada, nunca tinha subido numa mula tanto tempo.

OP - Como se deu o seu exílio para o Brasil?
RUA - Depois da denúncia do dia 10, e depois de redigir aquela matéria não publicada, eu fiquei com muita raiva e voltei à zona de guerra. Escondi a minha credencial de jornalista e entrei exclusivamente como médico, entrevistando soldados feridos no próprio hospital. Eu era médico numa zona próxima e ia com muita freqüência não só a Vallegrande como a zonas próximas à zona de guerra. Eu vacinava naquela região. Então, munido das minhas credenciais e da minha condição de médico dessa zona, consegui romper o cerco militar e entrar até La Higuera. Eu fui naqueles dez ou quinze dias subseqüentes ao dia 9 de outubro. Do mesmo jeito, de mula, de pé, de tudo o que se possa imaginar. Aí descobri tudo o que supus sobre o assassinato do Che. Descobri relatos de camponeses que, embora não quisessem falar, acabaram me contando que ele chegou vivo na noite do dia 8. Se ele chegou vivo, ele foi executado. Isso confirmou as minhas suspeitas. Quando voltei, eu estava disposto a sair da Bolívia e publicar a minha matéria, revelar o que tinha descoberto. Mas me rendi ao apelo materno e estou vivo porque acabei ficando quieto, calado. A CIA iria me matar mesmo no Brasil ou em qualquer lugar do mundo se eu continuasse com a tese de execução do Che.

OP - Ao todo, foram mais de 30 anos de trabalho para se chegar a esse livro que o senhor lança agora, Vida, morte e ressurreição de Che Guevara. Que tipo de fontes o senhor consultou?
RUA - Logo que vim ao Brasil, eu botei uma pedra sepulcral na minha língua e nunca mais nem falei nem disse nada até a década de 80, quando voltou a democracia à Bolívia. Eu retornei ao País e comecei a investigar novamente e colher testemunhos. Mas os militares não queriam dar depoimentos, eles se recusavam a me fornecer informações. Só na década de 90, esses militares resolveram abrir a boca, porque já era muito conhecido o fato do assassinato. No entanto, eles mentiam muito. Cada um tinha sua ótica. Cada depoimento que eu recebia não batia com o outro. Eu tinha em minhas mãos mais de 200 documentos confidenciais, achado por aquele olheiro que eu falei. Então, cruzava informações, recolhia um depoimento daqui e de lá. Entrevistei mais de 60 pessoas, tanto guerrilheiros sobreviventes em Cuba e na Bolívia quanto soldados, militares, camponeses e professores ao longo de todos esses anos. Minha maior dificuldade foi colher os depoimentos dos militares.

OP - Atualmente, um dos filmes mais badalados do cinema nacional é Diários de Motocicleta, do Walter Salles. O senhor assistiu ao filme? O que achou?
RUA - Eu tive o privilégio de estar presente à pré-estréia do filme, eu fui convidado, estive com Walter Salles e Alberto Granado. De Alberto Granado eu já havia colhido um depoimento em 2001. O filme é bárbaro, muito lindo. É a pura verdade, é a pura realidade. Estou utilizando esse gancho do filme para publicar uma revista onde faço uma análise de Diários de Motocicleta e um livro que deve ser lançado em um ou dois meses não sobre os Diários de Motocicleta mas sobre os Diários de Bicicleta. É um outro diário do Che que poucas pessoas conhecem, mas que eu tenho: Diários de Bicicleta. Ele viajou de bicicleta 4700 quilômetros pela Argentina.

OP - Quando aconteceu essa viagem de bicicleta?
RUA - Aconteceu dois anos antes dele partir com Alberto Granado. Ele pegou uma bicicleta com um motorzinho, hoje em dia não existe mais, mas era bem comum nos anos 50, um motorzinho pequenininho que se acoplava na bicicleta e desenvolvia vinte ou trinta quilômetros por hora. Então, sozinho, ele já havia feito uma viagem. Ele já carregava dentro de si não só o espírito aventureiro como o desejo de descobrir o seu País, a sua terra, como vivia seu povo, se havia miséria, se não havia miséria. O pai dele disse que encontrou sem querer esses diários um dia no meio de tanta papelada do Che Guevara. O pai do Che publicou um livro intitulado Mi hijo, el Che. Nesse livro, ele menciona os Diários de Bicicleta, que são outro relato espetacular. Ele leva mais de vinte dias nessa viagem. Ele cruza a Argentina do Sul ao Norte. Do centro de Buenos Aires até o Norte, até a fronteira com a Bolívia.

OP - Foi um ante-projeto para a viagem que ele faria com o Alberto Granado...
RUA - Exatamente. Foi um ante-projeto da sua viagem em motocicleta. Porque ele já tinha falado e planejado com Alberto Granado quatro anos antes de 1952 para lhe acompanhar naquela viagem de motocicleta. Tanto que o Che falava para o Alberto Granado: ‘‘E a viagem? Quando?’’ E nunca saía a viagem. Como não saía a viagem, ele resolveu fazer a viagem de bicicleta sozinho. Não podia levar mais ninguém em sua bicicleta porque a cilindragem não permitia. Então, ele fez a viagem sozinho.

OP - Como é que se explica essa alma de viajante do Che? O que ele pretendia com essas viagens?
RUA - Desde moço, o Che já carregava em sua mente um espírito revolucionário. Tanto que, no filme, quando o Alberto Granado lhe propõe formar um partido para derrubar o sistema, Che lhe disse: ‘‘revolução sem armas?! Nunca!’’ Essa mesma frase, ele disse oito anos antes quando o próprio Alberto Granado estava preso num quartel militar e lhe pediam para ele sair à rua para liberar o Alberto. Ele riu dos seus colegas: ‘‘Eu?! Sair na rua?! Sem nenhuma arma no pescoço?! Nunca’’. Ele se recusou porque já tinha o conceito de que só derrubaria o sistema capitalista naquela época mediante as armas, nunca com as palavras. Com 14 anos, antes de fazer a viagem de bicicleta, ele já tinha a consciência de que tinha que pegar em armas. Só com elas ele poderia derrubar o sistema. E no seu relato na viagem de bicicleta, ele critica já o sistema capitalista mostrando a miséria do norte e nordeste argentino.

OP - O escritor Eduardo Galeano, autor de As Veias Abertas da América Latina, critica a tendência dos latino-americanos ao isolamento. Ele costuma advertir que ‘‘separados, não teremos destino’’. Em sua viagem ao lado de Alberto Granado, Che procurou desvendar a América Latina como forma de romper esse isolamento secular entre os países. Qual era o projeto de Che para a América Latina?
RUA - O Che era universal. Ele já era contrário ao capitalismo desde a sua mocidade. O Alberto Granado sabe que ele já era socialista desde moço. À medida que foi passando o tempo ele foi se convertendo em universalista, em internacionalista. A sua pátria não era mais a Argentina, mas a América Latina e o mundo todo. A viagem que ele faz depois de retornar à Argentina da viagem com Alberto Granado, ele já parte decidido a descobrir onde levar à prática seus pensamentos revolucionários e empunhar as armas. Ao sair de Buenos Aires, ele se despede de seu pai falando: ‘‘Aqui vai um soldado de América’’. Primeiro, ele vai à Bolívia. Em 52, havia acontecido uma revolução na Bolívia, de cunho esquerdista e ele achou que lá podia lutar e prestar seus serviços. Ele ficou dois meses na Bolívia. Viu que a revolução foi traída e foi embora. Continuou indo para o Norte, mas seu destino já era a Guatemala. Ele sabia que Jacobo Arbens estava no poder. Então, ele já era um internacionalista, não lutava só pela Argentina. Ele sabia que qualquer luta isolada de um país latino-americano não teria êxito se não derrotasse a ‘‘el pulpo’’ maior que eram os Estados Unidos.

OP - Se o Che tivesse morrido em combate muito provavelmente ele já teria sido alçado à condição de herói. Como foi morto desarmado, sem defesa contra seus captores, ele se tornou um mártir. Como o senhor analisa essa construção mítica em torno do Che a partir de sua morte?
RUA - A história está cheia de exemplos. Vários mártires da humanidade foram mortos, assassinados e executados e se engrandeceram. Certamente, a morte do Che de forma tão violenta o engrandeceu. Quem sabe a morte do Che em combate teria demorado mais tempo para levá-lo ao panteão da história. Mas mais dias menos dias o Che teria sido descoberto em sua grande magnitude porque você não imagina o quanto esse homem pensava na humanidade toda. O Frei Beto disse uma frase interessante no lançamento do meu livro: ‘‘Você sabe que o que o homem gosta mais não é dinheiro nem sexo? O que o homem mais gosta na vida é o poder. Quando ele chega ao poder, ele não quer largar jamais o poder’’. Mas o Che, depois de já ter esse poder e essa glória em Cuba, ele deixa de lado esse poder e se converte num anônimo para ir lutar no Congo e na Bolívia.

OP - O nome de seu livro é Vida, Morte e Ressurreição de Che. No que consiste essa ‘‘ressurreição’’?
RUA - A ressurreição nada tem a ver com a teologia, muito embora eu me inspire em Jesus Cristo para utilizar o termo. Jesus Cristo está vivo porque ele lutou em vida, em Jerusalém, submetido ao império romano. E lutou pelo bem da coletividade, por amor ao próximo. O Che lutou por tudo isso que Jesus lutou. Lutou por dar pão a todos os pobres, lutou para que não exista uma sociedade de explorados e exploradores. Jesus também queria isso. Ele lutou para diminuir a pobreza da sociedade. Ele deu a sua vida por isso. Não simplesmente falou, mas lutou e deu a sua vida por isso. Todas aquelas idéias que ele combateu em vida estão vivas hoje em dia. Nós continuam sendo submetidos, temos quase dois terços da humanidade passando fome. Cadê os irmãos? Cadê a sociedade de irmãos que Jesus Cristo pregoava? Che também pregou isso, queria eliminar isso. Essa compreensão do Che ressurrecto vem daí, da sobrevivência de seu exemplo e de seus ideais.

OP - Falando nessa comparação com Jesus, na Bolívia há populações que invocam o nome do Che como um santo, especialmente no povoado de La Higuera e em Vallegrande. Como o senhor analisa esse aura religiosa em torno da imagem do Che?
RUA - É impressionante. Quando a gente viu aquele homem, aquela lenda, deitado na lavanderia como um maltrapilho, ele parecia um esmoléu, com a roupa cheia de buracos. Quando eu tirei as botas e os sapatos dele, encontrei uns farrapos que serviam como meias. Quando eu tirei as meias dele, encontrei as solas dos pés cheias de feridas e hematomas, sangrando, conseqüência dele ter andado vinte e oito dias pela selva. Esse aspecto e o rosto tão bonito, tão lindo, é que se pareciam com o que nos falavam e mostravam sobre Jesus Cristo naquelas imagens de um homem belo e sofrido. O povo de Vale Grande começou a falar que ele parecia com Jesus Cristo. Daí, foi um passo apenas para que o povo o santificasse. O povo sabia que ele tinha sido executado e foi o primeiro a descobrir todas as coisas que fizeram com o Che em vida antes de mata-lo. Então, esse mesmo povo encarregou-se de lhe atribuir milagres que ele nunca fez, acabaram lhe atribuindo a salvação de colheitas, a recuperação de mulas ou vacas perdidas, esse tipo de coisa. Tudo mentira naturalmente. Mas mesmo que o exército e as autoridades não quisessem, o povo o idolatrou por todos esses motivos.

Pouca bagagem, pernas fortes

Ao contrário de outros heróis latino-americanos, Ernesto ‘Che’ Guevara era filho da elite. Nasceu na cidade de Rosário, em 15 de junho de 1928 e cursou o ginásio em Córdoba, transferindo-se para Buenos Aires para se especializar em medicina alérgica. Sob o lema ‘‘pouca bagagem, pernas fortes e estômago de faquir’’, saiu com o amigo Alberto Granado numa viagem pela América do Sul, onde percorreu a Bolívia, Peru, Equador, Chile e Venezuela.

Depois de lutar na Guatemala, foi ao México, onde se encontrou com o grupo de exilados cubanos do Movimento 26 de julho - referência à data em que, em 1953, Fidel Castro atacou o quartel militar de Moncada e foi levado para uma temporada na prisão de Los Pinos. Fidel convidou Guevara a participar como médico do grupo que planejava, no exílio, a nova ‘‘guerra revolucionária’’ contra a ditadura de Fulgêncio Batista. O apelido ‘Che’ vem dessa época: uma brincadeira com a expressão típica dos platinos recorrentemente usada por Guevara.

Em 1956, recomeça a guerrilha em Cuba e, três anos depois, Fidel e seu grupo chegam ao poder. Insistindo na revolução, Che não concordou com a política de conciliação e coexistência adotada por Moscou - principal ponto de apoio político do novo regime cubano - em relação aos EUA e decidiu ‘‘enfrentar o imperialismo em outro fronte’’. Seguiu então para o Congo onde havia uma nova rebelião e adotou o pseudônimo Tatu.

Em 1966, chegou a La Paz e começou a articular a eclosão de uma revolução comunista na Bolívia - trampolim para uma guerra que se estenderia aos países vizinhos. Rompido com o partido comunista boliviano, no entanto, ele e seus guerrilheiros ‘‘internacionalistas’’ ficaram isolados, o que facilitou sua captura pelo Exército Nacional. Exausto e adoentado, Guevara foi cercado no vilarejo de La Higuera em 8 de outubro de 1967. No dia seguinte, foi fuzilado no interior de uma escola rural e levado para Vallegrande. Tinha 39 anos. (FA)

Nenhum comentário: