Por Renato Rovai, em seu blog
Quando Dilma não foi ao segundo turno, algumas pessoas atribuíram o resultado ao poder da grande mídia e a força das igrejas. São duas instituições ainda com razoável poder de influência social, mas depois de ler a pesquisa Datafolha divulgada hoje arrisco dizer que a internet tem sido a bola da vez desta eleição.
Era uma suspeita que tinha já há alguns dias, mas que carecia de dados. Agora eles existem.
Segundo o Datafolha, 56% do eleitorado brasileiro costuma acessar a internet. Entre esses, 30% recebeu mensagens virtuais com críticas a algum dos presidenciáveis. Ou seja, 14% do total do eleitorado.
E quem era o alvo freqüente das mensagens desfavoráveis, principalmente Dilma. Quase a totalidade deste eleitorado de 30% recebeu mensagens atacando-a, 28%. Apenas 8% contra Serra e 2% contra Marina.
O Datafolha explica que a soma dos percentuais é superior a 30% porque alguns entrevistados receberam mensagens críticas a mais de um candidato.
O instituto também registra que a penetração dessas mensagens é menor entre aqueles que estudaram até o ensino fundamental, 3%. E que têm renda mensal familiar de até dois salários mínimos, 6%. Já entre os mais escolarizados, esse tipo de informação difundida na internet chegou a 45%.
Foi na internet que teve início a desconstrução da imagem de Dilma. Histórias foram sendo inventadas e difundidas a partir de listas. A narrativa era mais ou menos a mesma. A candidata petista era apresentada como uma mulher sem escrúpulos capaz de qualquer coisa.
É verdade que depois essas histórias ganharam as ruas, os bares, os templos. Mas elas já estavam na internet. E aqueles que se tornaram difusores espontâneos dessas histórias já tinham como “provar” que ela era verdadeira. Mostravam emails contando detalhes daquilo que tagarelavam.
Um dos últimos e mais abjetos ataques a Dilma que vi ser difundido por email ainda no primeiro turno foi divulgado hoje pelo blogueiro Josias de Souza. Sinceramente, não sei o que o motiva a fazê-lo agora, porque a história é velha. Mas não quero entrar nesta polêmica.
Trata-se de um email com cópia de um processo contra Dilma que estaria sendo movido por uma ex-empregada. O motivo do processo: Dilma teria tido uma relação de casal durante 15 anos com a tal empregada e a deixou sem nada. A pessoa exigia reparações. O email é repleto de detalhes. É assinado por um advogado e sua OAB inclusive é divulgada. Claro que tudo é falso. Nem OAB nem advogado existem.
Mas um email impresso correndo na sala de uma casa classe média, com OAB e nome do advogado à vista, tem um poder imenso. Da mesma forma numa casa de periferia. Com um agravante. As pessoas mais simples acham que o fato de o documento ter “vindo da internet” é uma garantia de idoneidade.
O curioso, porém, é que os “especialistas” imaginavam que a internet poderia ser usada como plataforma de mobilização de campanha, como foi no caso Obama.
Mas nesta eleição brasileira ela foi arma de guerrilha, de anti-campanha.
Mesmo assim tem gente ainda achando que ela teve um papel secundário nesta eleição. A pesquisa Datafolha, porém, soterrou essa hipótese.
Renato Rovai
Cotidiano/arte. Registro de vida, visões internas, pensamentos e anamneses. Resolver o problema de ANTARES, sigla para Análise das Tarefas da Elaboração SPIN, Sistema Poético Informativo Nato: poético ou patológico, tanto faz....
Tipos de Spin *** Calendário Spin *** Curriculo
Dia 01 Dia 02 Dia 03 Dia 04 Dia 05 Dia 06 Dia 07 Dia 08 Dia 09 Dia 10Dia 11 Dia 12
Dia 13 Dia 14 Dia 15 Dia 16 Dia 17 Dia 18 Dia 19 Dia 20 Dia 21Dia 22 Dia 23 Dia 24
Dia 25 Dia 26 Dia 27 Dia 28 Dia 29 Dia 30 Dia 31 Dia 32 Dia 33 Dia 34 Dia 35 Dia 36
Dia 37 Dia 38 Dia 39 Dia 40 Dia 41 Dia 42 Dia 43 Dia 44 Dia 45 Dia 46 Dia 47 Dia 48
Dia 49 Dia 50 Dia 51 Dia 52 Dia 53 Dia 54 Dia 55 Dia 56 Dia 57 Dia 58 Dia 59Dia 60
Dia 61 Dia 62 Dia 63 Dia 64 Dia 65 Dia 66 Dia 67 Dia 68 Dia 69 Dia 70 Dia 71 Dia 72
Dia 73 Dia 74
Dia 13 Dia 14 Dia 15 Dia 16 Dia 17 Dia 18 Dia 19 Dia 20 Dia 21Dia 22 Dia 23 Dia 24
Dia 25 Dia 26 Dia 27 Dia 28 Dia 29 Dia 30 Dia 31 Dia 32 Dia 33 Dia 34 Dia 35 Dia 36
Dia 37 Dia 38 Dia 39 Dia 40 Dia 41 Dia 42 Dia 43 Dia 44 Dia 45 Dia 46 Dia 47 Dia 48
Dia 49 Dia 50 Dia 51 Dia 52 Dia 53 Dia 54 Dia 55 Dia 56 Dia 57 Dia 58 Dia 59Dia 60
Dia 61 Dia 62 Dia 63 Dia 64 Dia 65 Dia 66 Dia 67 Dia 68 Dia 69 Dia 70 Dia 71 Dia 72
Dia 73 Dia 74
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário