O propósito inicial deste mutirão era a Semana de Arte Moderna, no entanto terminamos indo além do modernismo. Que tal enviar este links para seus contatos, o mutirão continua,..
Globo: Sandra Annenberg mostra destaques da Semana de Arte Moderna de 1922
Dos recusados de ontem aos (?,...) de hoje: Em construção.
Arte prá que mesmo,...
Continua....
Luis Nassif: A gênese do Mutirão da Semana de Arte Moderna
http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/mutirao-da-semana-de-arte-moderna
http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/mutirao-da-semana-de-arte-moderna
A página do Mutirão da Semana de Arte Moderna
Atualização - 5/2/2012
Os 90 anos do movimento modernista
Atualização - 6/2/2012
Os 90 anos da Semana de Arte Moderna
Atualização - 10/2/12
Os 50 anos da morte do gênio Portinari
Atualização - 13/2/2012
Mário de Andrade: O Movimento Modernista
Atualização - 13/2/2012
Cardápio modernista: Sopa de mecenas e sapo de sobremesa
Atualização - 13/2/2012
Semana de 22: Exaltar o passado não é moderno
Atualização - 13/2/12
Anarquista Lúcida aponta modernismo em Monteiro Lobato
Atualização - 13/2/12
Monteiro Lobato: Um moderno anti-modernista?
Atualização - 13/2/12
De Paris, de Victor Brecheret para Mário de Andrade
Isso também:
Antônio Cândido comenta o legado de Mário de Andrade
Atualização - 14/2/12
Sobre a polêmica Lobato x Modernistas o Nassif upou esta postagem que eu havia publicado no Brasilianas.Org
Upou ou publicou, tanto faz
Atualização - 14/2/2012
Já tratamos bastante deste assunto, que tal mudarmos o disco
Vamos pular então para o concretismo que, como se sabe, foi substituido pelo neoconcretismo, este porto no qual ancorou-se arte contemporânea.
Atualização- 15/2/12
Na sequência do moedernismo vieram o concretismo, o neoconcretismo, a Tropicália, o Movimento de 68, reuni aqui alguns links
Tropicália de Hélio Oiticica
O Movimento de 68
Repressão Militar: O Dia que Qurou 21 Anos
Atualização - 16/2/12
Década de 70
A arte conceitual conceitual da década de 70
Globo: Sandra Annenberg mostra destaques da Semana de Arte Moderna de 1922
Para finalizar, dois adendos:
1- Os recusados
A "quebra da normalidade" começou com o impressionismo (leia-se Salão dos Recusados), enfim, ao pegarmos o fio da meada desta quebra de paradigmas seria melhor não nos prendermos no que aconteceu em de Brasil, até mesmo porque o mundo passou a ser globalizado lá pelos idos de 1500, com as navegações portuguesas.
Por isso reuni alguns links cujos textos remetem ao fim da "normalidade" na arte
"(...) O esgotamento da cultura de inspiração clássica em fins do século XIX, contemporânea da derrocada da nobreza européia e do esfacelamento das últimas monarquias, bem como do advento da civilização industrial e pós-industrial, que tornou a própria arte reproduzível, levou os artistas a proclamarem uma revolução estética que se inicia com a pintura impressionista e que deságua na pluralidade de tendências estéticas que marcou o século XX – os famosos ismos. Com isso, estabelece-se um novo conceito de arte moderna, entendida agora como a arte nascida das vanguardas do início do século XX, por oposição à arte praticada até o século XIX, chamada comumente de arte acadêmica, por ser aquela que se ensinava nas academias de belas-artes.(...)"
As vanguardas européias e os ismos contemporâneos
O que é vanguarda?
Arte moderna
O fim das vanguardas
Isso também
Com o impressionismo, os "recusados"' marcam presença no cenário artístico
2- A atualidade
E a arte hoje? Depois de tudo isso que foi exposto, como está hoje? O que ocorreu do impressionismo até os anos 60/70 já sabemos. E daí para cá, como está?
A arte de nossos dias ou a arte hoje,,,.alguma coisa neste sentido.
A arte brasileira, se estava atrás no tempo até a década de 20 do século passado, a partir da Semana de 22 começou a se atualizar, o que ocorreu de forma lenta, até mesmo porque o modernismo instalou-se aos poucos no país, indo até a década de 60.
Não somente a Semana de 22 como também a Bienal Internacional de SP foi importante para esta atualização do Brasil.
O certo é que hoje o Brasil não deixa a desejar em relação a outros países, não havendo a defasagem de outrora, sendo que o desafio do momento diz respeito à manutenção desta atualidade, o que está sendo feito para que a roda continue a girar, para que a arte feita por aqui não pare no tempo. O que precisamos? Educação de qualidade, que produza boas pesquisas? Incremento e disseminação de publicações? Eventos? Como as novas tecnologias podem ser usadas para o avanço? Poderíamos falar disso a partir de agora: Arte prá que mesmo,,...
A arte hoje
Verdade, hoje a obra de um artista poderia muito bem se inserir numa das escolas tais como surrealismo, art pop, arte popular, academicismo, impressionismo, etc, sem que o artista seja filiado a um destes movimentos. Revival? Sim, pelo olhar do espectador, um retorno ao passado, uma releitura mas, do ponto de vista do artista nada disso e sim, antes de tudo, apenas um meio a mais de expressão dentre tantos outros disponíveis por ai. Mãos à obra.
P.S.- Quanto à liberdade de criação nem tanto, pois o artista hoje se esbarra em limitações tais como boicote por parte de grandes corporações caso realize alguma obra que a desagrade, falta de estrutura receptiva à arte nas cidades-estados mas, para quem quer produzir à margem de tudo isso, como disso, pense no Poder Curador de uma hipotética realidade,,..,...
O que é a arte hoje, ou melhor, o que, como, como, quando...
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Um convite,,..participe do Mutirão do Pinheirinho
http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/construindo-o-conhecimento-sobre-pinheirinho
Página do Mutirão do Pinheirinho
Página do Mutirão do Pinheirinho
http://www.advivo.com.br/mutirao/o-caso-pinheirinho
Honduras, Pinheirinho....estes fatos escabrosos tem relação uns com outros, sem dúvida, esta obra de Munch sintetiza estes 3 últimos séculos de medo. Arte prá que mesmo,,..
Dos recusados de ontem aos (?,...) de hoje: Em construção.
Arte prá que mesmo,...
Continua....
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