01/12/2008

"Beijo Roubado," o registro que falta

Anônimo Por Nilo

Oi José Carlos: interessante vc ter postado o link de "Beijo roubado", pois "Estava Escrito", a bela releitura do repertório clássico de Angela Maria, foi o primeiro show de Ney que vi, aqui em São Paulo, no antigo Olympia. Fiquei hipnotizado ao ver Ney naquele figurino preto de Versolato, a frente de uma deslumbrante cortina de cristais. E que voz incrível! Ney imprimiu sofisticação e elegância a um repertório até então visto c/ preconceito por muitos, dando leveza às canções. E realmente, o número de platéia de "Beijo..", é um dos melhores momentos do cantor, e o vídeo não lhe faz justiça. Na época do lançamento do CD, Ney contou no programa do Jô, que queria ter feito o disco c/ 17 faixas (o cd tem 13), mas não pode fazê-lo por questão de direitos autorais. Quem sabe por isso 'Beijo Roubado" e outras bonitas canções do show não foram registradas em estúdio. Estou ansioso pelo lançamento da caixa "Camaleão", que trará os 17 primeiros discos de Ney remasterizados, e ainda uma coletânea c/ gravações raras. Fico muito agradecido pela sua atenção e pela tentativa de encontrar os vídeos que eu gostaria de ver, vc foi muito gentil, cara!
Um abração!

Comentário
O que me chama a atenção é que uma gravação feita na década de 70, como esta onde Ney
interpreta "Gaivota", está ótima, a luz, a movimentação cênica do cantor, a sua
performance registrada de forma ímpar, o que não ocorre, por exemplo, em "Beijo
Roubado." Será que a tecnologia digital é na verdade uma porcaria
em relação ao velho sistema analógico, o VHS? Ou será um problema de produção, uma incapacidade não tecnológica mas humana para a captação da expressão do cantor em sua totalidade? Será que esta bela apresentação de Ney em "Exagerado" poderia
ter ficado ainda mais poética se tivesse sido gravada em VHS, como foi o caso de
"Gaivota"? Um caso a se pensar.

http://br.youtube.com/watch?v=DrEATVl1glE

***
Continuação do comentário

Não sei.
Sabes que esta reflexão me levou a pensar em sentir isso aí na própria pele, ver com os próprios olhos, experimentar? Tenho umas gravações antigas em VHS, vou ver se consigo baixar os vídeos no Youtube, quero ver se o sistema analógico é melhor, isto é, se as fitas não tiverem sido devoradas pelo mofo.
.

Um comentário:

Anônimo disse...

É, cara, o sistema analógico tem seus defensores, que dizem que a imagem digital deixa tudo "chapado" demais. Não sei. Esse número, "Gaivota", foi extraído do especial "Metamorfose", que a Band fez c/ Ney em 1977, qdo ele apresentava o "Bandido" no extinto Teatro Bandeirantes, certo? Dizem que os especiais musicais da Band, da década de 1970, eram excelentes, feitos artesanalmente pra compensar a falta de recursos da emissora. Os músicos mais importantes da época (Chico, Elis, Caetano, etc.) adoravam fazer esses especiais, pois eram garantia de qualidade. Não havia pirotecnia, mas a direção e a edição eram bem caprichadas. E vendo alguns clips bem antigos da Globo, eu realmente me surpreendo c/ a qualidade da imagem de alguns deles. No próprio site do Ney tem um belíssimo, em que ele interpreta "Um índio", c/ máscara e garras imensas metálicas. Segundo a minha mãe (ela e meu pai nunca perderam um show do Ney), aquilo é de 1980 (!!!), pois era o número que fechava o show "Seu Tipo". A imagem está impecável, a expressão corporal e o figurino do cantor impressionam pela modernidade. Agora, aquelas cenas do "Beijo Roubado", eu não faço idéia das condições em que foram registradas, parecem precárias.
Um abraço, José Carlos, e parabéns pelo blog, muito bom e diversificado.