02/12/2008

Os sistemas analógico e digital no campo da fotografia

Este aí é Ney Matogrosso na década de 70 fotografado por Luis Fernando Borges da Fonsecaque, é claro, usou as velhas máquinas fotográficas analógicas, de filme. Você consegue perceber que se o fotógrafo tivesse usado uma máquina fotográfica digital não teria conseguido a expressividade poética acima? O que tenho debatido ultimamente não é a capacidade dos fotógrafos e videastas e sim as novas tecnologias, sim, muito mais rápidas mas, como deu a entender o Nilo, não fazem justiça ao artista fotografado ou filmado.
.

Fonte: http://www2.uol.com.br/neymatogrosso/mais-neandertal.html

***
Apesar das imagens digitais também serem belas, bato na mesma tecla, a tecnologia analógica é, em termos de poética visual e audiovisual, superior à digital. Por isso Nilo não jogue fora sua vitrola, seus discos de vinil, seu aparelho de vídeo kassete VHS (é assim mesmo que se escreve?), sua filmadora analógica que de obsoleta não tem nada. Se você, num ataque de limpeza jogou tudo fora, corra paro lixão e traga suas coisas de volta.
.
Agora verifique, neste vídeo, fotos do mesmo Ary Brandi. A boa expressividade do velho sistema analógico é flagrante.

http://br.youtube.com/watch?v=scKMn9TK4YE&feature=rec-HM-r2

*****
O Nilo como fedeback para o debate entre a tradição e a modernidade. Quero falar disso daqui prá frente.
.

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi José Carlos: olhe, o autor desta bela imagem de Ney dançando nas areias não é o Ary Brandi. O fotógrafo de "Água do céu-Pássaro" foi Luis Fernando Borges da Fonseca, infelizmente já falecido. Sei porque tenho aquele maravilhoso livro "Ousar Ser", c/ texto de Benê Fontelles, e este ensaio p/ a capa do disco foi todo feito por Luis Fernando, acredite. O equívoco não foi seu, claro, pois a página do link que vc postou é que contem a informação errada. O curioso, é que se vc clicar no ítem "mais" do site do Ney, aparece a informação correta, c/ o nome certo do fotógrafo, abaixo da janela. Mas qdo vc clica pra conferir, o nome está trocado. Deve ter sido uma distração do Webmaster, com certeza, ele confundiu-se c/ aquela exuberante série feita em Arebepe, em 74, essa sim, do ótimo Ary Brandi.
Abração!

José Carlos Lima disse...

Nilo, muito obrigado, já fiz a correção no texto
Abs