11/07/2011

Arte em processo (Catatosférico)


Nesta noite sonhei ou olhei ou fui um processo envolvendo uma firma de estacionamento para carros.
A tal pessoa jurídica, spin estacionadora,  não cuidou adequadamente dos carros ali guardados, os veículos foram furtados, daí o início do processo.
A falta de atenção daquele indivíduo jurídico levou o Poder Curador fechá-lo ou extingui-lo ou matá-lo, tanto faz.
(    ) Fechado por  não ter cumprido a função para o qual existia
O estacionamento deu lugar a um Ferro Velho
No dia seguinte li, no jornal, este anúncio: falta um nome para o Ferro Velho
P.S. - O nome do estacionamento era "Catatônico".
Aliás, não era, estou inventando, mas poderia ser, tamanha a falta ou excesso de vigilância.
Depois de sonhar ou olhar ou ser isto,  coloquei uma polpa(gelada) de maracujá na água
Ingeri o suco ou sonífero e adormeci
Dormindo passei por uma catarse ou limpeza da alma
Já pela manhã, alternando entre períodos de sono e vigília, sonhei muito
E vi muito, coisas tais como textos sendo escritos no computador eu vi, lembro-me da troca da palavra Deus por Integral Perfeito, isto por exemplo:
Lembrete..... Deus.....Integral Perfeito
(   ) Meu pai me servindo um prato de frutas cortadas, várias frutas
(   ) A reunião para debater coisas como direitos, à propriedade por exemplo, a acumulação de bens nas mãos de um em detrimento do outro
Textos, visões, sonhos, escritas, enfim, foram vários conteúdos, dos quais nem me lembro no momento, só sei que passar por este processo foi benéfico para mim, estou ótimo
Uma das palavras que me chamou a atenção foi o termo "catofosférico"
Trata-se de uma palavra que não existe, de forma que foi traduzida para "catatonia" pela rede, de forma que pude usar termo "catatosférico", para melhor compreensão, ao invés de ser literam em relação ao sonho.
A Catatonia é uma forma de esquizofrenia que consiste na alternância entre períodos de passividade e de extrema agitação.
Síndrome complexa encontrada habitualmente na demência precoce, consistindo, sobretudo, em negativismo, bloqueio, sugestibilidade, maneirismo, catalepsia, estereotipia etc.
A evolução da catatonia traz uma crescente deficiência intelectual ao paciente, cujos movimentos se estereotipam, isto é, a pessoa com esquizofrenia catatônica tanto pode ficar por horas sem se movimentar como pode se movimentar rapidamente (MARIA CECÍLIA Z. C.).
Dois dos principais sintomas da catatonia são a sugestibilidade e o negativismo do indivíduo. No primeiro caso, há exagerada tendência do doente a submeter-se às sugestões externas, especialmente as fúteis e sem conseqüências benéficas. No segundo caso, verifica-se uma teimosa oposição à execução do que se pede ao doente que faça, chegando ao ponto de realizar exatamente o inverso daquilo que lhe é indicado.
Como catatonia compreende-se também a contração de determinados grupos de músculos, o que provoca atitudes estereotipadas, sem que se dê, no entanto, a cessação dos movimentos voluntários. Em outras palavras, a pessoa que sofre da doença, chega a parecer estar morta. Nesses casos, pode acontecer de a pessoa ser até enterrada ainda em vida." Wikipedia.



Glossário

Catatonia: O fenômeno catatônico pode estar combinado com um estado oniróide com alucinações cênicas vívidas. Embora a Catatonia tenha sido historicamente associada à Esquizofrenia, o clínico não deve esquecer que os sintomas catatônicos são inespecíficos e podem ocorrer em outros transtornos mentais.

Catarse: Catarse é o método que visa a eliminar perturbações psíquicas, excitações nervosas, tensões, angústia, através da provocação de uma explosão emocional ou de outras formas, e baseando-se na rememorização da cena e de fatos passados que estejam ligados àquelas perturbações. Ajuda o indivíduo a obter controle emocional e a enfrentar os problemas da vida. De acordo com Aristóteles, a palavra catarsis significa "limpeza da alma".

 Saiba mais sobre catatonia, catarse...

Catos: Os catos ou cáticos (em latim chatti) eram uma antiga tribo germânica que habitava o Hessen central e setentrional e a Baixa Saxônia meridional, ao longo do alto rio Weser e nos vales e montanhas dos rios Eder, Fulda e Werra, o que corresponde hoje ao Hessen-Kassel. Segundo Tácito,[1] em 70 d.C., encontravam-se entre os catos os batavos, até que um conflito interno os fez partir em busca de terras na desembocadura do Reno. Os catos participaram da aliança de tribos germânicas que, sob a chefia de Armínio, derrotou as legiões romanas de Varo em 9 d.C., na Batalha da Floresta de Teutoburgo.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Fazendo um spin na rede

Romário, spin legislador,  não aceita se submeter ao teste do bafômetro e ainda por cima xinga internautas
G1: Em uma das respostas, durante a noite de domingo, o deputado chamou a pessoa de ignorante. “Vc é um ignorante né. O q tem a ver eu me recusar em fazer o teste e o pobre no meio disso?”, postou. “Vou respeitar a tua família, safado é vc e vai lá praquele lugar bem escuro...”, disse Romário em outra mensagem. “Se informe melhor sobre o q é medida provisória, sua imbecil!”, postou.
Após já ter respondido três usuários do Twitter que enviaram mensagens com críticas, o deputado esclareceu. "Tô recebendo uns twits aqui dizendo pra eu bloquear os babacas e imbecis q querem fazer graça em cima de mim. Pelo contrário, aqui é o seguinte, rápido e objetivo : fala o q quer e muitas vezes vai ouvir o q não quer!", escreveu em duas mensagens postadas em sequência.


Arqueologia: quando começou o povoamento da América do Sul
Odorico Nilo: O fato vem confirmar em parte os argumentos da nossa maior arqueóloga, Professora Niède Guidon, que sustenta que o povoamento da America se deu em diversas etapas e data mais ou menos de 100 mil anos. Ela é a criadora da Fundação Museu do Homem Americano situado na Serra da Capivara (Raimundo Nonato), Patrimônio Cultural da Humanidade, no Piauí, onde encontrou pinturas rupestres datadas de 40 mil anos e fósseis de hominídios datados de 50 mil anos...

Atualização - 12/07/2011

Em tempo: Celso Lungaretti   aqui e aqui


Nenhum comentário: