09/07/2011

Arte em processo (O Tempo convida a tocar no instrumento)



No momento, ao ler o título "Admirável Mundo Novo", da postagem anterior, no exato momento da leitura, ouvi o locutor da Rádio Coreto citar a frase "Depois do silêncio, o que mais se aproxima de expressar o inexprimível é a música", de Aldous Leonard Huxley (26 de Julho de 1894, em Godalming, Surrey, Inglaterra - 22 de novembro de 1963).

Engraçado, neste ano será aniversário dos 48 anos da morte de Huxley. E se tivessem colhido ar num vidro de se fazer exame de urina e tivessem fixado o mesmo no caixão do filósofo, que mudança teria sofrido o ar de lá prá cá. É que nesta noite sonhei que eu estava fazendo isso no dia do sepultamento do meu irmão Turiba, ocorrido em 3 de junho último. 

Num outro momento sonhei ou olhei ou fui  Ney Matogrosso realizando uma performance. Ele não estava cantando mas realizando, em silêncio,  uma performance sim, ainda que em construção ou ensaio.
O cantor realizava acrobacias no ar, suspenso por cordas invisíveis. O espaço lembrava o interior de um templo cujo pé direito,  ou seja, distância do solo ao teto,  media uns 20 metros ou mais que isso.
Era muita energia despreendida naqueles movimentos, no entanto havia um controle ou concentração sobre aquela magnífica apresentação.  No momento em que o corpo desceu teto ou céu abaixo pensei que fosse desintegrar-se no solo, no entanto isso não ocorreu, não houve nenhum acidente.]
A ocupação do espaço cênico foi ímpar, se estendendo até a parte externa do templo, o pórtico, uma escada de mármore róseo.Em seguida vi uma cruz construida por pontos sobre um espaço branco, um desenho: 5 quadrados formam uma cruz. Nos bancos daquele templo o artista fez romper-se frestas por entre o banco de assento, do qual saiu um tábua. Havia na tábua vários furos logo abaixo da parte superior direita. Coloquei aquela peça na parede como se fosse,  e era, arte ou deiscência.

Após este sonho acordei e, acordado mas mantendo-me de olhos fechados sobre a cama, como costumo fazer,  vi um ancião ou Tempo com um instrumento da família do violões. Vi-me no interior de um templo, próximo do altar e, na entrada principal, da frente, sob um grande porta em forma de arco, o ancião ou Tempo, em posse daquele instrumento de cordas convidou uma criança a tocá-lo. A criança se aproximou, puxou levente uma das cordas. Naquele momento foi-me dito que aquilo era uma representação da criação do universo baseada na teoria das supercordas, com um instrumento de cordas  que emitiu um som ou mantra ommmmmmmmmmmmm antes

Afinal de contas, qual a utilidade destes relatos que se acumulam a cada dia. Como trabalhar este material de forma a dar-lhe consistência ou visibilidade. Segundo as leis do Integral Perfeito é necessário que na cidade-estado exista o Poder Curador, isto que aqui chamam de Poder Judiciário. É para esta instância da sociedade* que estas coisas são destinadas para, após o crivo dos curadores, serem expostas ao público, na frutaria mais próxima.

É que para o Integral Perfeito é mais importante curar ou salvar do que julgar. No entanto curar não tem a ver com esta medicina tirana. Impossível realizar a performance visualizada no durante a dormência ou vigília. Já não tenho mais este corpo, ainda mais depois que um médico me mutilou. O que fazer então senão restringir-se ao registro puro e simples.
Fui.




Vídeo 2: http://www.youtube.com/watch?v=8tNFH8P1WVw&feature=related
Vídeo 3: http://www.youtube.com/watch?v=OWdfobKAB2c&feature=related
Vídeo 4: http://www.youtube.com/watch?v=i7j4dsJknGQ&feature=related
Vídeo 5:

Glossário

* Sociedade = Acordo entre os sócios que, no caso, são os animais, os seres humanos e as pessoas jurídicas.

Fazendo um spin na rede

Por Kennedy Piau

Sou professor concursado de uma universidade pública há mais de 20 e há mais de 18 pesquiso políticas públicas para o campo das artes. Trabalhei oito anos como gestor público de Cultura e fiz mestrado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul Estou no momento terminando o doutorado em Humanidades na Universidade Autônoma de Barcelona. (defendo minha tese sobre Pontos de Cultura e Arte Tradicional daqui uma semana) Leia mais: O rigor do doutorado brasileiro

Nenhum comentário: