05/10/2018

#Elenao

                                 
                                              O sono da razão produz monstros (Francisco Goya)


                   No dia 24 último ingressamos no último grupo de cartas, denominado país. Estou atento para este tempo e, bastaria isso: estar atento a este período que, por coincidência ou sincronicidade, ocorre num momento tão importante para todos nós enquanto nação.

                    O que noto a olhos vistos é que o fascismo se tornou um movimento de massas. Tenho procurado saber onde começou essa onda que leva as pessoas a transpirar tanto ódio ou diversionismo como as pregações da necropolítica do #elenão.


                   Onde começou?
                   É sobre isso que o povo brasileiro deveríamos nos perguntar e debater.

                   Ontem à noite, nos braços dos deuses Morfeu, dos sonhos, e de Hipnos, do sono, após ler uma infinidade de comentários ao post da declaração de voto de Ney Matogrosso em Ciro Gomes, dormi pensando sobre o que li: a grosseria e a falta de argumentos convincentes feitos pelos seguidores do #elenão.

                    Após a leitura, adormeci e vi-me  em Sambaíba, uma pequena cidade às margens do Rio Balsas,  minha cidade natal quando, de volta para casa, deparei-me com um jogo no qual o jogador seria vitorioso se, de uma certa distância, conseguisse jogar  e encaixar num  circulo desenhado no chão, um  bastidor de máquina de bordar: tarefa dificílima, uma vez que os dois círculos tinham praticamente o mesmo diâmetro.


                      Após várias tentativas sem sucesso, foi  num momento de desapego do ego, em que atirei mais uma vez o dardo, é que consegui encaixar as peças: ganhei 40 mil reais: um bom negócio para quem tinha pago 20 reais na aposta. Engraçado, foi uma conquista que me trouxe um misto de prazer e dúvida: é que fiquei me perguntando se a minha vitória seria aceita pelos derrotados, ou seja, os participantes que, assim como eu, queriam ganhar: mas não ganharam.

                     Acordei na calada da noite e lembrei-me  dos comentários que eu havia lido antes de pegar no sono e por isso me fiquei a me perguntar se a elite brasileira aceitará a vitória de um candidato do campo progressista neste jogo eleitoral ou, pelo contrário, resolverá manter,  ad aeternum, esta crise.


                        Ao amanhecer, acordei e mantive meus olhos fechados aguardando normalizar o corpo: foi quando vi-me feito o Mito de Sisifo(*) subindo uma serra. Eu levava nas mãos 3 pequenas pedras seixos de cor marrom,  quando deparei-me com um grupo de fascistas fazendo o movimento de descida: ou seria eu descendo a ladeira?  Fiquei com medo dos fascistas e ocultei-me entre as árvores para que eles não me percebessem, pois se isto ocorresse eu poderia ser assassinado. Como assim: eu não posso tocar a minha música para eles, um som que produzo com as pedras que tenho em mãos? Estas mesmas pedras que, nas mãos do eu fascista, mata: pensei em usar as pedras para produzir uma música para o grupo: fiquei com medo: #elenao.

Autor:

José Carlos Lima

(*) Sísifo: "(...) Camus apresenta o mito para trabalhar uma metáfora sobre a vida moderna, como trabalhadores em empregos fúteis em fábricas e escritórios. "O operário de hoje trabalha todos os dias em sua vida, faz as mesmas tarefas. Esse destino não é menos absurdo, mas é trágico quando apenas em raros momentos ele se torna consciente" (Wikipedia.)

P.S.- Texto elaborado no Estúdio de Criação Literária, sob a curadoria da escritora Márcia Denser, via Skype, em 27/09/2018.

Comento, 28/9/18


Fiquei curioso para ver uma imagem, uma espécie de ilustração do que escrevi, das pedras seixos marrons e lisas, que produziriam um som que faria bem...aliás, fiquei na dúvida: sei que há pedra seixo branca, há muitas por ai, as pessoas retiram, de forma ilegal, dos rios, deixando a água sem som....será que existem pedras seixos de cor marrom...

Resultado da busca para  pedra seixo marrom ....elas existem sim, agora sei

https://www.google.com.br/search?q=pedra+seixo+marrom&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiZ28G7393dAhVFiJAKHb7VANMQ_AUICygC&biw=1242&bih=525#imgrc=hCXF6Fz7E34PSM:

Aliás, elas existem em todas as cores, já pegando o embalo né...

https://www.google.com.br/search?q=pedra+seixo+de+todas+as+cores&tbm=isch&source=iu&ictx=1&fir=9HHsDQH3kZuJEM%253A%252CNndkP7YH3ho7VM%252C_&usg=AI4_-kSQT5WhlrfRQjmzv6ALIYoekNtR8g&sa=X&ved=2ahUKEwjd2_D55N3dAhXIG5AKHT_DDWAQ9QEwAnoECAEQCA#imgrc=9HHsDQH3kZuJEM:

E produzem belos sons nas ondas do mar...ou dos rios ou riachos ou fontes d água ad  aeternum

https://www.youtube.com/watch?v=Wyn0NerRkdM

Todas as cores

http://www.mister-green.pt/roladas.html

Todos os sons, imagina um som de um grilo formando uma orquestra para sicronizar o cerebelochacra, que fica na região occipital, o cerebelo, conhecido pela ciência como árvore da vida

Então meu amigo, como um país é aquilo que sua elite econômico-cultural-midiática-informativa quer que ele seja, não dá para entender porque nossa elite optou pela morte, ou seja, pelo fascismo que, como eu disse, se tornou esse ódio que jorra pelos poros: porque será impossível insistir e continuar no caminho da democracia e do respeito às regras do jogo....

https://www.youtube.com/watch?v=2EUROjhmcuU


Mais cores de pedras seixos....mas isso já é Land Art ou Arte da Terra...

https://lostrincheras.com/usos-del-canto-rodado/

Land Art

https://pxhere.com/pt/photo/1220602

Pedra seixo preta eu conhecia, pois já tomei banho num rio forrado de pretas tão negras quanto as asas da graúna....e de todos os tamanhos...belíssimas....inclusive o rio se chama Pedra Preta.....

http://www.stone-export.com/Portuguese/Pebble-color.htm

Resultado de busca no Pinterest para pedras seixos pretas

https://br.pinterest.com/search/pins/?q=pedras%20seixos%20pretas&rs=typed&term_meta[]=pedras%7Ctyped&term_meta[]=seixos%7Ctyped&term_meta[]=pretas%7Ctyped


Caramba, o mundo é vasto, rico, lindo, porque será que há tanta miséria hein...criei no Pinterest uma pasta para a Land Art Com Pedras Seixos....

https://br.pinterest.com/spinologo/land-art-com-pedras-seixo/

E já zilhões de formas, cores, sons....mas os bilionários só pensam em grana: na Nigéria, nos EUA, no Brasil....a este respeito segue link, cujo texto a Márcia Denser leu ontem durante a oficina...muito bom....dá pra entender o quanto essa onda fascista interessa à corporocracia, "um neologismo derivado da palavra inglesa "corporatocracy" (que às vezes é grafada "corporocracy"). Esta palavra, cunhada pelo Global Justice Movement, descreve o governo de uma sociedade que é capturado por pessoas que tomam decisões favoráveis às "grandes corporações"" (Wiki).


Lista de Livros – Réquiem para o sonho americano (Parte I), de Noam Chomsky

https://jornalggn.com.br/blog/doney/lista-de-livros-%E2%80%93-requiem-para-o-sonho-americano-parte-i-de-noam-chomsky

Marilena Chauí explica o ódio no Brasil

https://www.youtube.com/watch?v=Szym2kf1MYs

Como lidar com o ódio e a ignorância humana? | Monja Coen Responde | Zen Budismo

https://www.youtube.com/watch?v=fsncUEUAcpg

O ódio no Brasil, por Leandro Karnal

https://www.youtube.com/watch?v=8XNYFtP2wc8

...e hoje se nos apresentou isto, através de uma pessoa que passou a me seguir no instagram: veja só o que dá prá fazer com uma pedra seixos: som, arte, temperatura,.....: é o que eu quis dar ao grupo de fascistas que descia, no entanto não pude: como seria possível se, devido ao baixo nível de crescimento na linha do tempo, eles só pensavam em matar assim como fossem, e eram, a morte, a necropolítica, isso que se tornou uma onda, um fenômeno de massas, o que é assustador....como consta no link anterior, de Chomsky: o fascismo, como meio de controle e manipulação das massas, interessa ao aparato estatal que, na corporocracia está sob controle das grandes corporações.

https://www.instagram.com/p/Bc7RRiejpkh/?taken-by=mandalamagazine

AGORA sei : falei da sequência do debate amor vs ódio....
.........uma pedra pode ser usada para matar ou para massagear .....
.......uma pedra pode ser usada para acalantar esquentar seu corpo ou para danificá-lo....
......uma pedra.... ....
...retificação:  uma pedra pode ser usada para acalantar meu corpo ou para danificá-lo...
...........uma pedra


No momento são 7.50: daqui a pouco tem a passeata contra o #eleNão ou seja contra essa onda fascista:

EStranho acho, às vezes, essa minha forma de apreender a realidade: mas é minha forma de elaborar-me....

APRENDO assim: .. mas leio também, claro...aliás, no momento que aprender sobre chacras, reiki....

Relato de experiência de fechar os olhos para ver....

...e ontem fechei os meus olhos e coloquei o braço esquerdo sobre o chacra frontal, ainda não sei pq este gesto, depois pretendo de testa livre, mas parece não ser recomendável: hoje ao fazer isso se nos apresentou uma infinidade de pontos de luz...e nem quero ver luz e sim a realidade concreta: assim como ontem quando, de olhos abertos, quis ver Elvira Pagã (https://spincantor.blogspot.com/2018/09/ney-matogrosso-e-elvira-paga-dois.html) #Elvirapaga e ao fechar os olhos e colocar o braço esquerdo tipo testeira para proteger a testa, vi um grupo de vedetes vestidas de mar e muito alegres numa rampa de acesso a algum espaço....já era de manhã, foi ontem de manhã: eu já havia acordado e realizado algumas tarefas, no entanto deu-me na telha essa trela de ver as vedetes....e como eu estava acordado embora de olhos fechados, fui anotando  tudo o que via: vou postar na linha do tempo da minha bio:...tradução do que anotei, uma vez que tá ilegível: o ideal mesmo é forrar a cama com um pano branco e deixar uma caneta ao alcance de suas mãos para a escrita....eh que ao usar um papel A-4, se você escreve uma parte e da pausa, fica com medo de, ao continuar a escrever, escrever sobre o que já estava escrito....mas o que anotei no papel A-4: as vedetes com suas roupas leves fofas plumas na rampa....no momento seguinte uma mulher usando blusa e saia quadriculadas, esta estava ao lado de uma cama: não vi o rosto dela.....na rua um rapaz atravessa a faixa de segurança carregando nas mão um papel A-4 e caneta....ouço uma voz dizendo: EU às drogas: PAPO FURADO!  depois vejo uma mulher à mesa, como que fazendo refeição: ela afasta prá lá uma vazilha contendo alface, tive a impressão que aquilo continha agrotóxico.....depois vejo uma  vasilha contendo outros objetos e vejo uma mão puxando o resto de uma fruta, ou seja, um caroço de manga contendo um pouco de polpa...

....essa Monja é gente boa

Ouvir e entender: expansão da mente no caminho iluminado | Monja Coen | Palestra #31 | Zen Budismo

https://www.youtube.com/watch?v=oFlANYrbo-Q





Nenhum comentário: