11/10/2013

Ney Matogrosso em Goiânia: Two Naira Fifty Kobo

Postei isso no Facebook



NEY MATOGROSSO: ESTADO DE ARTE vs OBJETO ARTÍSTICO vs MERCADO - 

Como comentei mais cedo, desatar o nó é necessário
Desde cedo foi assim
No começo havia a alternância entre os estados carrancudo x simples
Só se consegue ser feliz no estado simples espontâneo do ser
E se há uma pessoa que sempre me fez desembuchar essa pessoa é o spin cantor

E a vinda do mesmo por  esta cidade sempre foi uma oportunidade para retirar do armário apetrechos de manifestação expressão como por exemplo a máquina fotográfica mas, como disse, não me mantive imerso no processo, não sei pq, talvez para entender o significado de se estar em estado de arte, de não se mergulhar nisso

Preciso me manter com um pé na arte para que não mais aconteça isso, esse não estar com as coisas em mãos, e quando isso acontece fico sem forças, de forma que preciso, pelo menos de vez em quando, como alguém que, ao doar sangue uma vez tem que doar sempre, entrar em processo narrativo pictórico sensorial transportador para desatar nós, recolher coisas da cidade e lhe entregar.

Repito, não sei, talvez foi o excesso de trabalho mas, para não romper com o costume, no último momento, quando restava uma hora para o início do show acordei, peguei um caderno de capa verde e escrevi algumas coias para o spin cantor, relatos de revelações de sonhos, no corre corre da última hora não me lembro o que relatei, nem o que coloquei na sacola, tenho que ver se fotografei,,..

E no show vi que estou correto ao fazer isso para o spin cantor. Eu havia assistido a este show em Brasilía, em março, assisti novamente no começo deste mês de setembro em Goiânia e foi como se eu tivesse assistido a outro show, outro ambiente, outro ney, agora bem mais solto, um artista sem idade,

Como disse, sem os instrumentos de expressão em ordem, todos sem bateria, sem ter-me preparado para o evento, levei a filmadora com a bateria já no final, sem uma de reserva, ah se arrependimento matasse eu teria morrido, pois o show foi numa crescente apoteose, no final então, mas eu sem a filmadora, que ódio

Composição de Caetano Veloso;

Two Naira fifty Kobo
Caetano Veloso

No meu coração da mata gritou. Pelé, Pelé
Faz força com o pé na África
O certo é ser gente linda e cantar, cantar, cantar
O certo é fazendo música
A força vem dessa pedra que canta Ita- poã
Fala tupi, fala iorubá
É lindo vê-lo bailando ele é tão pierrô, pierrô,
Ali no meio da rua, lá

Oohh..

No meu coração da mata gritou. Pelé, Pelé
Faz força com o pé na África
O certo é ser gente linda e cantar, cantar, cantar
O certo é fazendo música
A força vem dessa pedra que canta Ita- poã
Fala tupi, fala iorubá
É lindo vê-lo bailando ele é tão pierrô, pierrô,
Ali no meio da rua, lá


Nenhum comentário: