09/02/2015

Mensário Artístico - Marte 2015: 1 de Janeiro a 14 de Março



Ele morreu com o cuidado de não sujar o mundo


No chão as marcas do impacto dos seus pés de Alex contra o solo, uma vez que caiu em pé...Nem uma gota de sangue jorrou do seu corpo: Morreu sem  querer sujar o mundo. 

Dias atrás ouvi hum barulho por volta de 1 hora da madrugada ... ALEX havia pulado do 9 ° andar ... Caiu no solo, tá la. Isso me fez pensar sobre a necessidade de canais de manifestação para que as pessoas se digam, se expressem, faltou este espaço a Alex.

Depois de tudo o que ocorreu não quero mais ter pudor  na hora da escrita, nem que prá isso eu faça uso de um espaço terapêutico, um psiquiatra que atenda pelo skipe....que eu possa me movimentar com meus erros de ortografia e outros erros: Só o movimento,  me interessa, o processo narrativo.


Um momento vou buscar as marcas que o ALEX deixou no chão com seu voo para a inexistência


Como pode uma pessoa morrer da forma que ALEX morreu sem deixar marcas de sangue no chão além de uma espécie de desenho do mapa múndi...o mundo que não o quis.

Parece o mapa múndi o desenho da morte dele, de forma que às vezes me pergunto se, com o seu ato, sem querer, construiu diante de mim uma obra de arte radical ou, senão, pelo menos apreendi seu gesto para mostrar isso como a ressignificar seu gesto como tirá-lo do banal que é olhar com que as pessoas veem ao passar por ali, às vezes nem notam o que aconteceu, aliás, não notaram em nenhum instante uma vez que no momento da queda as pessoas que se encontravam na portaria com as lâmpadas da parte apagadas quando ouviram o estrondo do corpo no chão pensaram tratar-se de explosão de algum transformador. Foi uma morte limpa, silenciosa e que, de uma certa forma não incomodou ninguém. Não deixou marcas, sequer uma gota de sangue saiu do corpo dele apesar de ter-se jogado do terraço que fica no nono andar

Mas a vida dele foi toda assim
Por isso morreu com o cuidado de não sujar o mundo
O mundo ficou limpinho com a morte dele
Nem uma gota de sangue ele derramou após ter-se despencado do nono andar

ALEX optou pela inexistência porque comentavam por ai que ele seria gay: pode ter surtado face a homofobia em forma de comentários por causa do seu jeito recluso, o via assim, uma pessoa que se esforçava para se encaixar no mundo: uma pessoa amável, no dia em que ele morreu, quando cheguei por volta de 20 horas ele estava tão bem quando abriu a porta para apagar a luz do corredor, jamais imaginei que ele fosse se suicidar horas depois

Desempregado, às vezes ele ganhava alguns trocados vendendo livros usados na rua. Uma vez ele me pediu 50 reais emprestado, e notava a preocupação dele em não dever.

Ele: Spin, vou te pagar, tá

Eu(sabendo que ele estava desempregado): Precisa não ALEX

E terminava me pagando com o dinheiro que ele ganhava vendendo livros usados na feira

Ele morreu com o cuidado de não sujar o mundo

ALEX morreu limpo


PS -  Esqueci de dizer que ALEX  pulou em posição vertical, seus pés afundaram um pouco o chão mas, como pode se ver na foto, teve o cuidado de não estragar tanto o solo: Nem uma gota de sangue jorrou de qualquer parte do seu corpo. Ora ele me chamava Spin ora Avatar (por causa do nome do meu personagem IV Avatar do Rio Meia Ponte) ora Zé...Ah, quando ele apagou a luz do corredor horas antes da morte é pq era esta a orientação do prédio como política de redução de despesa do condomínio.


Sabe que me deu uma vontade danada de voltar a atualizar este blog, pelo menos de vez em quando, 



parado ... era assim ... não me lembro quem fotografou-me nesta performance na portaria do prédio ...... ah sim ,,, ágora sei, ... foi o ALEX, sigla Amparador para a Liberdade de Expressão ...









Acabei de refazer a trajetória feita por ALEX quando avançou no sentido da inexistência total
Ele não deixou marcas no chão: Nem mesmo uma gota de sangue. Nem um pingo de sangue a atingir as paredes ou as pessoas que estavam por ali, sendo que estas nem mesmo o reconheceram uma vez que estava um pouco escuro no local. Foi uma morte asséptica, parece que ele teve esta preocupação de não incomodar. E morreu assim: Limpo...

Continua no próximo mensário (clique aqui)