18/02/2012

Lembranças do passado presentes: A "Aliança Para o Progresso"

Lembro-me dos sacos de leite em pó enviados pela "Aliança Para o Progresso", era um pó bem grosso,  uma vez enfie dei uma bocarada no produto  e quase morri sufocado, a coisa  obstruiu minhas vias respiratórias. O leite em pó era destinado à escola na áreal rural onde eu estudava e trabalhava, o que, agora sei, ocorria em várias partes do mundo lascado.
Lembro-me do contexto daquele momento, que eu não entendia muito: Temeroso, ouvia no rádio avisos alertando-nos contra os "terroristas" que, a qualquer hora do dia ou da noite, podiam chegar e nos matar. Depois vi que a história era outra, ou seja, era a ditadura militar perseguindo jovens que resistiam contra a ditadura no Bico do Papagaio.
Dias atrás vi num blog um senhor mostrando uma foto da infância: Uma moça da "Aliança"     com ele nos braços, perdi o link. Relatou este senhor que os jovens da USAID/Aliança estavam na região no perído da ditadura militar quando, repentimanente, retornaram aos EUA. Embora não tenha relatado a causa do retorno repentino, é bem provável que isso tenha ocorrido por ordem superior tipo "voltem urgente que aí tá perigoso, o nosso embaixador acabou de ser sequestrado", não sei ao certo, estou apenas divagando, faltam pesquisas sobre o tema, aqui no LNO foi postado este artigo:

Doutorado sobre as relações Kennedy-Brasil.
Para ler o texto na íntegra clique aqui

Nenhum comentário: