13/08/2016

Da arte que pulsa....ou seria vida....


P.S. - Caso eu morra na mesa de cirurgia nesta manhã, fica isso para colocar na minha lápide: ....

DA ARTE QUE PULSA ou quando as coisas tem significado não vencem

Eu muito preocupado em saber se era arte aquilo que me parecia uma roda gigante ou catavento, as piras olímpicas de de Anthony Howe ..,..eu não preso a isso quando uma pessoa que eu havia marcado disse não estar presa a este tipo de definição,....


Eu: a cecilia disse que aquilo(construções cinéticas de Anthony Howe)

Ela: eita, disse isso não! Não estou preso a este tipo de definição!

Na verdade ela havia afirmado que não tinha gostado (daquelas construções cinéticas) e entendi o NÃO GOSTAR como NÃO GOSTOU PORQUE NÃO ERA Mapige Ante-arte sic Arte...

Sim, ela não havia gostado,...por outro lado o seu NÃO GOSTAR não tinha nada a ver com a questão SER vs NÃO SER arte (http://cultura.estadao.com.br/blogs/sheila-leirner/por-que-a-escultura-cinetica-da-chama-olimpica-nao-e-arte)

A objeção ou esclarecimento de Cecilia foi um tapa (dos bons) na minha cara, aquilo funcionou como que arrebentando correntes, pois era o que eu fazia na década de 80 antes de ingressar no mundo acadêmico quando, agora sei, fui contaminado por paranóia como: é arte vs não é arte....esse discurso da morte da arte que, pelo que entendo agora, se tornou algo modernoso ou seja, venceu (entenda isso como perda de validade e não vitória)...


eu nunca havia visto uma visão tão ampla e verdadeira sobre isso que chamamos de arte.,..será mesmo que precisa ser enquadrado como arte o peixe sendo descamado sobre a pia ou o que importa é o seu significado naquele momento,,..um significado que depende do espectador,,...enfim, libertei-me dessa coisa modernosa arte vs não arte que estava me limitando...

Como isso (a limitação) tomou conta de mim se na década de 80 eu tecia o mundo sem preocupar-me se era arte ou não...acho que foi o mundo acadêmico que me deformou....

Obrigado Cecilia Cotrim por libertar-me, não sei se você me entende, mas serei eternamente grato a vc...ah sim, mas não posso também deixar de agradecer ao mundo acadêmico: apenas sei agora que a arte prescinde ....sei lá...me perdi...


Um video muito bom, ....com legenda e dublado em certo momentos....fique atento se surgir a mensagem dizendo que não está disponível, neste caso assista ao video diretamente no youtube

Projeto de pesquisa audiovisual de Angela Melitopoulos e Maurizio Lazzarato,

"Agenciamentos" faz um passeio esquizofrênico pelas novas formulações propostas por Félix Guattari para se pensar os sujeitos, as sociedades e as subjetividades. Dividido em quatro partes, o projeto traz imagens raras de Félix Guattari na famosa clínica de La Borde (local de experimento polifônico da prática da esquizoanálise), além de trechos de filmes, entrevistas e imagens de diversos tipos de sujeitos: árvores, rios, pedras, um mendigo no centro da cidade etc, - nada escapa ao olhar sensível e articulador de agenciamentos de Melitopoulos e Lazzarato. "Agenciamentos" é um convite à filosofia subversiva e transformadora nas costuras erráticas das linhas de fuga criadoras.

Vitor Pordeus + Vera Dantas + Rose Pordeus + Rose Azambuja +

porque não presa a definições do tipo é arte vs não é arte: apenas pulsa...

Nenhum comentário: