13/12/2016

Abril despedaçado: psicanalistas pela democracia, por Paulo Endo


12932818_10205054839210073_3413894792627325588_n

Atas do Ato ‘Psicanalistas pela democracia’

Abril despedaçado: psicanalistas pela democracia

por Paulo Endo

No dia 7 de abril de 2016, mais de 50 anos após o golpe civil-militar e mal chegados os 30 anos de democracia no Brasil, realizou-se no Instituto de Psicologia da USP o ATO: Psicanalistas pelo apoio incondicional à democracia no Brasil. Dez dias depois ocorreria a votação do impeachment da presidente Dilma Roussef na Câmara dos deputados em Brasília, que aprovara a continuidade do processo.



Mais de 300 psicanalistas, alunos e simpatizantes compareceram ao ATO e outros milhares assistiram pela internet e, depois, no portal  http://www.psicanalisedemocracia.com.br, que foi criado especialmente para a divulgação do vídeo, apoios, manifestações e artigos que respondessem à convocação da chamada. Ao mesmo tempo, novos ATOs, manifestações e petições, organizados por outros psicanalistas, ocorriam em outros estados do país.

Essa congregação de psicanalistas, advindos de diversas universidades brasileiras, de diferentes grupos, associações e sociedades de psicanálise, de dentro e de fora do país, inscreveu, por sua força e propósito, uma marca no campo mesmo onde se exerce, se pesquisa e se estuda a psicanálise no Brasil.



A palavra ouvida, proferida, remetida nesse ATO era endereçada aos psicanalistas, às respectivas instituições onde se formam e estudam os psicanalistas e aos cidadãos de um país que atravessa uma das crises mais importantes de sua história. Era também endereçada aos alunos, pesquisadores e também aos analisandos(tes), simpatizandos(tes) e interessados na psicanálise.

Como ATO, revelou um princípio, gênese e manifestação de psicanalistas que foram, coletivamente, para a cena pública, pela primeira vez em nosso país, reconhecer um processo em curso que prevê a derrota da democracia recém conquistada no Brasil; o desmonte de suas esquelética institucionalidade e o protagonismo de classes sociais que odeiam a democracia e a liberdade que ela promete e enseja.

A hiperconcentração de recursos, privilégios, aspirações, sonhos nas mãos de poucos, ofende a todos e agride os princípios que regem a clinica e o pensamento psicanalíticos. Seus efeitos mais óbvios para a psicanálise incluem o acesso privatista e restrito ao tratamento psicanalítico, mas também o ataque e tentativas de ridicularização da psicanálise e dos psicanalistas quando pensam, escrevem, agem para constranger as bravatas e palavras de ordem; propõem debates e questões para além e aquém do visto, do dito e do verdadeiro; quando demonstram a insuficiência do aparente e do manifesto dos discursos aspirantes à verdade incontestável.

Os efeitos da negação de conquistas sociais e políticas no presente querem determinar, mais uma vez, que alguns são sujeitos e outros são assujeitados; que alguns são dignos de escuta e outros são calados; que alguns são intérpretes e outros são categorias; que alguns vivem histórias arquiváveis, outros, histórias calcináveis.

Somos todos testemunhas dos achaques ininterruptos e seculares cometidos contra a democracia no Brasil. Ataques que incidem sobre o corpo do não cidadão, aquele que é calado, submetido e eliminado, mas seu objeto é o espírito, a devastação psíquica para que não haja marcas, traços ou vestígios após a passagem da força bruta. Todos vimos e vemos violências serem cometidas e narrativas serem ratificadas, como efeitos de verdades incontestes; e todos fomos alvos de tentativas de agenciamentos para dar seguimento à hegemonia dos discursos,  práticas jurídicas, midiáticas e empresariais que sempre estiveram no comando para reservar os profusos recursos do país a muito poucos.

Hoje parte significativa dos proprietários das grandes empresas-mídias, indústrias e parte dos operadores do direito é ocupada e comandada pelas mesmas elites que dominam o país há séculos. Os 30 anos de democracia não foram suficientes para mudar isso consistente e significativamente.

Para muitos desses psicanalistas que compareceram, apoiaram e se manifestaram nesse dia, a democracia no país está ameaçada; e, para eles, diante de tal ameaça, é da palavra singular proferida como reconhecimento do sujeito público que se carece. Daí o sentido do ATO que se consagra como experiência de fala pública e coletiva, que funda a linguagem e interpreta suas repetições, ecolalias, clichês e imperativos.

ATO que convoca todas as outras falas singulares, para que se constitua o pluralismo contra a hegemonia, e apela à singularidade como esteio da experiência pública. Um ATO requisita uma fala de origem, inédita e inaugural e se apresenta como interpretação quando a hegemonia discursiva se sobressai. Um ATO gera a interpretação e denuncia as falas impositivas, supostamente abrigadas no consenso e que, cínica e duradouramente, amparam a destruição de tudo o que não se submete a esse pretenso consenso.

Essa palavra positivada e positivista rejeita a palavra não que castra a palavra portadora da verdade, interpreta os princípios que regem a palavra de ordem e suscita o frescor do pensamento quando a ordem é não mais pensar. I would prefer not to, relebrando Bartleby.

Um ATO perfura os simulacros das palavras perfeitas, sem excluir os riscos do próprio discurso psicanalítico quando se exibe aquém ou além das tramas discursivas e institucionais que o definem; e, ao fazê-lo, evidencia que o rei está nu, e os juízes estão sem toga. Abre-se então, por um momento, o debate para desnudar verdades que tem no ordenamento jurídico sua última instância. Romper com o palavrório eloquente de toga, mas também com tagarelices, fofocas e desmentidos que fazem da interrupção de um mandato presidencial, referendado por milhões, uma partida de futebol nefasta que pretende se esgotar nela mesma. Torcedores, humilhadores e humilhados rumam para casa após a catarse catastrófica esperando a próxima partida.

Não será do ordenamento e muito menos de sentenças em tribunais que virão verdades absolutas — impossíveis por princípio —, mas sua presunção de verdade é o que hoje depõe governos legitimamente eleitos, superlota a cadeia de pessoas pobres, desconhece e não sentencia a tortura como crime no Brasil e preserva a impunidade das elites nacionais às quais se dobram.

É a inversão e a subversão de poderes e hegemonias que hoje, mais uma vez, se quer solapar e são essas vozes que se pretende calar. É à palavra que rompe, inédita e plural, para denunciar o paradoxo do direito sem justiça que a psicanálise pode e deve apontar, juntamente com os milhares de movimentos, coletivos e grupos que ocupam as ruas, as escolas, as reitorias, as fundações e as assembleias para falar contra elas, sobre elas, para além delas. Para proferir o ‘não’ que inaugura a linguagem e instaura a ética da alteridade.

Todos, os que se deslocaram para o ATO no dia 7 de abril sabiam que seria a primeira vez que psicanalistas brasileiros se reuniam, às centenas, para defender uma e única coisa: a democracia no Brasil.

O que provocou esse sentido de urgência foi a clareza sobre os processos escusos, inconscientes e latentes que são agenciados por intenções deliberadas e projetos de poder explícitos, sobre o qual a psicanálise e os psicanalistas têm muito a dizer. Mas foi também um outro sentido, configurado pela linha de continuidade que precisa ao mesmo tempo prosseguir e romper com o episódio Amílcar Lobo, que vêm à público a partir da enunciação corajosa de Helena Besserman Viana e outros que a apoiaram e a seguiram. Esse episódio tornou-se assunto de aulas, conferências, encontros, artigos e livros, ao mesmo tempo em que, por vezes, serviu, para alguns, como álibi para não reinterpretar e agir sobre o tempo presente em função da mea culpa sobre o passado.

Não somos apenas os eventuais herdeiros dos psicanalistas do passado, somos também aqueles que interpretam essa tradição e decidem sobre sua transmissão.

No princípio foi, e sempre será, o ATO; frase que finaliza o texto Totem e Tabu de Freud e instaura sua condição de gênese. Nesse que é o país onde a psicanálise frutificou de maneira extraordinária, que seja possível imaginar uma fratria constituída por irmãos capazes de acusar a autoria das coisas que eles mesmos matam e fazem nascer, como poetas épicos — fundadores, contestadores, atores e críticos das tiranias modernas —, e não mais precisem (e queiram) se escorar no pretenso anonimato da horda muda, submissa e cativa falada por outros que melhor saberão sobre ela.

http://psicanalisedemocracia.com.br/2016/09/atas-do-ato-por-revista-lacuna/

Posts relacionados ao tema 

Brasil, um pais sem sequência

Enquanto paises como os EUA tem sua CF sem qualquer mudança há séculos a nossa, redigida e promulgada por uma Assembléia Constituinte após exaustivas debates, muda da noite pro dia. Interessante que a CF americana, mesmo contendo cláusulas que eles consideram ultrapassadas, como por exemplo o Colégio Eleitoral, não a alteram, deixa-na lá enquanto o pais segue adiante e sem descontinuidade. Talvez por isso os EUA guarde intocáveis, por séculos, como por exemplo a defesa do interesse nacional a qualquer preço..,.. independentemente de estar no poder um outro partido, o Estado com suas formas de dominação com base no segredo continua..,.já por aqui estamos caminhando para uma situação de total desintegração do Estado social construido a duras penas através da CF de 88.

Lembro que naquela época da elaboração da CF de 88 havia um grupo de parlamentares que chamava a atenção pelo peso físico fora do normal: era o  Centrão,  que tentava aprovar as propostas que no momento, através de um golpe parlamentar, estão aprovando uma a uma, a toque de caixa, como por exemplo sobre a demarcação das terra indígenas, só prá ficar neste exemplo. Se a CF de 88 foi fruto da luta pela derrubada da ditadura, o desmonte da atual CF está é obra do da luta da derrubada da democracia, enfim, trata-se da vitória de atores como o mercado sanguinário, as tais "forças ocultas" que nunca mostram a cara, daí o uso do termo por governos como Vargas e Jango, que foram vitimas da mesma insanidade.   

O Centrão era integrado pelas mesmas figuras que tomaram o poder na marra neste bizarro 2016. O Centrão está descontinuando a CF e o pais. O Centrão, apoiado pela Globo, Judiciário, mercado sanguinário e um PSDB que não aceitou a derrota nas urnas, apoiados por marionetes teleguiadas e um PMDB que nunca larga o osso, estão revogando a CF após o golpe de Estado. Como pode sermos um pais que nem mesmo uma CF estável temos, bem ao contrário dos EUA, fonte de inspiração para uma elite bizarra que copia daquele pais algumas coisas para deturpá-la como por exemplo a lei da delação premiada que, aqui, nas mãos de um tosco sistema midiático-penal, virou instrumento de disputada pelo poder e vendeta politico. Pobre Brasil...

http://jornalggn.com.br/noticia/a-pec-55-e-o-estado-de-sitio-rentista-por-jeferson-miola

Em video, intelectuais fazem coro ao Fora Temer



Morre psicanalista Antônio Lancetti, defensor da luta anti-manicomial

http://jornalggn.com.br/noticia/a-morte-do-psicanalista-antonio-lancetti-defensor-da-luta-anti-manicomial

Viva Pagu

http://zonacurva.com.br/viva-pagu/

Igo Fuser: avançar com o PT

http://www.brasil247.com/pt/colunistas/geral/270235/Lula-e-o-PT-vamos-olhar-a-realidade-de-frente-(Sem-esquerdismo-irrespons%C3%A1vel).htm

Sociedade Brasileira de Física se mostra apreensiva com o golpe de Estado

http://www.cienciahoje.org.br/noticia/v/ler/id/4909/n/ciencia,_tecnologia_e_educacao:_situacao_critica

Lava Jato virou poder à parte

http://jornalggn.com.br/noticia/procuradores-da-lava-jato-atuam-como-se-fossem-um-setor-a-parte-da-pgr-por-marcelo-auler

Moro diz que tem poder para cassar defesa de Lula

http://jornalggn.com.br/noticia/aos-berros-moro-diz-que-tem-poder-para-cassar-a-defesa-de-lula

Janio de Freitas: Moro perdeu controle sobre as delações

http://jornalggn.com.br/noticia/moro-perdeu-o-controle-das-delacoes-por-janio-de-freitas

Nassif: O xadrez do senhores da guerra contra o pacto nacional

http://jornalggn.com.br/noticia/xadrez-dos-senhores-da-guerra-contra-o-pacto-nacional

Gilmar diz que Fux deveria fechar Congresso e entregar as chaves à Lava Jato

http://jornalggn.com.br/noticia/gilmar-diz-que-fux-deveria-entregar-congresso-a-lava-jato

Antônio Lassance: Diretas Já, antes que seja tarde

http://cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/Diretas-ja-Antes-que-seja-tarde/4/37452

Nenhum comentário: