18/05/2018

Comentários ao post Sobre pensadores que ignoram a existência do imperialismo americano

Bom post

O imperialismo não é americano.
O império americano é súdito do império inglês, esse sim, o real imperialista.
Aliás, imperialismo é próprio de realezas.

A partir do seu gancho fui novo

A partir do seu gancho fui dar uma olhada..,..pura verdade.....nasceu ali....agora me vem a cabeça Karl Marx, que nasceu na prússia mas se tornou apátrida e terminou por adotar Londres como sua moradia....aquilo lá terminou virando seu laboratório....ele Marx estudou o imperialismo ali na fonte onde o imperialismo, como você aponta, nasceu..

@Amoraiza, o seu comentário

@Amoraiza, o seu comentário me abriu as portas para uma coisa que....quer dizer...uma tempestade de idéias...vou deixar rolar prá ver no que vai dar....vou dar vazão a isso e, como se trata de tempestade ou toró de idéia ou brainstorming, talvez aqui não seja o espaço adequado...talvez seja o caso de fazer , no privado, uma carta a spin curadora Márcia Denser....tenho que propor um tema para ela...algo que tenha a ver com encontro e desencontro....e escrever uma novela que, depois virou conto que, depois virou carta, que depois virou algo minimal: pode ser uma frase....
Escrever sobre o imperialismo da inglesa Shell e outras pessoas juridicas....
Da relação entre imperialismo e exploração praticada pelas empresas situadas nas cidades
Da necessidade de o povo exerceer sua soberania sobre as empresas situadas nas cidades....e também sobre as Instituições e Órgãos de direito público....
Talvez eu tenha acabado de esboçar meu projeto para a curadora a La Denser....mas há um porém: há um limite para o tamanho dos escritos a serem enviados a ela....talvez eu deva procurar um médico para o qual eu possa escrever sem limites, ou seja, da forma como, às vezes, escrevo: descambado..
Vou ver isso...
Fui.....



Império Britânico, via Grupo Escolar





O Império Britânico ocorreu em um período de grande domínio da Inglaterra. Esse período foi considerado o mais importante dentro do contexto da expansão territorial e política de uma nação no mundo.
A Inglaterra foi um grande império, com diversas colônias e territórios. Com essa extensão do império, o Reino Unido se tornou uma potência mundial, com grandes colônias ultramarinas e entrepostos. Esse predomínio da Inglaterra começou entre o final do século XVI e o início do século XVII.
Estima-se que, no ano de 1920, o Império Britânico tivesse o domínio de aproximadamente 458 milhões de pessoas no planeta. Além disso, o Reino Unido acumulou mais de 35.500 quilômetros quadrados de território, uma área que corresponde a 24% da Terra.

O sol nunca se põe no Império Britânico

Durante o auge do poder da Inglaterra no mundo, a frase “o sol nunca se põe no Império Britânico” se tornou bastante popular. A Inglaterra estabeleceu diversas colônias na América e na Ásia, sendo que suas duas principais colônias foram Estados Unidos e Índia.
O poder inglês durou muitos anos, mas não foi inabalável. No período da Segunda Guerra Mundial, o Reino Unido perdeu várias colônias no Sudeste da Ásia e, em seguida, a Índia, seu território mais valioso, também conquistou a independência.
A última colônia inglesa a ser devolvida à sua nação de origem foi Hong Kong, que voltou a pertencer à República Popular da China no ano de 1997. Mesmo com essa perda de domínio mundial, ainda hoje o Reino Unido possui 14 territórios.

A evolução do Império Britânico

A grande fase de poder do Império Britânico aconteceu entre o século XIX e o início do século XX. Nesse período, o Reino Unido obteve diversos territórios, colônias e ilhas, tornando-se uma força global. Era como se a Inglaterra fosse dona da maior parte do mundo.
O Império Britânico teve início ainda durante o reinado de Henrique VIII, que investiu muito na força naval do país. O objetivo era fortalecer o comércio da Inglaterra.
Já sob o comando da Rainha Elizabeth I, o Reino Unido começou a fundar e consolidar suas colônias. Esse poder e a soberania da Inglaterra só começaram a se abalar em 1775, quando teve início a Guerra da Independência Americana, na qual o Reino Unido perdeu suas 13 colônias na América do Norte.
Imperialismo Britânico
Contudo, o reino inglês ainda continuou influente e dominante em áreas da África, da Ásia e do Pacífico. O mapa do império foi notável durante o reinado da Rainha Vitória, entre os anos de 1837 e 1901.
Na chamada “era vitoriana”, os britânicos exploraram novas rotas marítimas e se consolidaram com os principais postos comerciais do planeta. Em 1877, a Rainha Vitória foi proclamada Imperatriz da Índia, considerada, nesta época, a principal riqueza britânica.
O declínio do Império Britânico ocorreu principalmente por causa das guerras mundiais. O poder inglês se tornou enfraquecido especialmente depois da Segunda Guerra Mundial.
Fonte: Grupo Escolar

Publicado na página do Spin Imperil
https://spinimperil.blogspot.com.br/2018/05/imperio-britanico.html

Agregador de notícias - I

https://plus.google.com/+josecarloslima

Agregador de notícias - II

https://plus.google.com/108124135887923136020




Nenhum comentário: