19/09/2007


57/70 - III


Convite para conversação do cineasta francês Yann Beauvais sobre Paul Sharits/Figment (foto acima), em SP.

Recebi este email dos meus amigos, o artista performático Edson Barrus e o cineasta francês Yann Beauvais:

De: edson barrus
Para: jose calos lima
Data: 19/09/2007 08:00
Assunto: Paul Sharits/Figment
Oficina da Luz recebe o crítico e
cineasta francês Yann Beauvais
para falar em primeira mão
sobre a mostra Paul Sharits/Figment , que estréia em outubro na França e depois na Holanda.
única oportunidade no Brasil


Paul Sharits/Figment

Conversação de yann beauvais com projeção de filmes

Paul Sharits (1943-93) é um dos pioneiros do cinema expandido. A obra do cineasta americano amplia a prática do cinema para além das formas usadas, com telas múltiplas e instalações desde os anos 60. Esse é um dos aspectos de sua obra que nos interessa hoje. Seu trabalho interroga tanto as condições de produção de um filme, em uma aproximação ontológica (fita, fotograma, obturador), quanto as relações que mantemos com a imagem projetada (cinema, sala de exposição). O trabalho cinematográfico de Paul Sharits não pode ser pensado fora de uma prática que explora os fenômenos da nossa percepção, assim como o seu prolongamento plástico no espaço da projeção (telas múltiplas, instalação). Esta interrogação se efetua de acordo com diferentes eixos que articulam e alternam, na sua produção, uma abordagem formal (analítica) à outra mais emotiva. A cor tem aqui um papel essencial: ela induz, produz estados perceptivos que nos perturbam e nos fascinam.

Um Figment é uma invenção, uma fabricação, uma ilusão, uma visão; e os filmes e as instalações de Paul Sharits são produtores de tais "ficções". A partir de uma imersão mais ou menos violenta na cor ou nas imagens de destruição, confrontamo-nos com experiências alucinantes, que precisam parar para apreendermos o que se passa, "como isto funciona", e então são mais uma vez reativadas, de modo que nos percamos de novo.

Paul Sharits /Figment é o nome da Exposição curada pelo cineasta e critico francês yann beauvais sobre o trabalho de Paul Sharits, que não se limitou únicamente ao cinema, mas inclui desenhos, pinturas, desempenhos, representando momentos distintos que são, contudo, motores da sua prática cinematográfica.
yann beauvais falará, em primeira mão, sobre a dinâmica dessa Mostra que abrirá outubro na França antes de ir para Holanda. http://www.yannbeauvais.fr/
vagas limitadas
preço: 50 reais
Reservas com Edson Barrus 11- 32533823
Pedro Palhares Fernandes 11- 30884728
22 de Setembro, sábado, 15-19 horas
Oficina da Luz
Rua Irmão Lucas, 102 - travessa da rua Cardeal Arcoverde - Pinheiros
Tel: 11-38135492 e-mail: oficina.luz@gmail.com

Nenhum comentário: