01/03/2017

O que é arte - II ou: quem é o artista: quem faz ou quem vê


Continuando o post anterior


Antes de tudo, uma questão que me vem agora à mente...em seguida volto ao post: talvez a questão não seja Quem é o artista ou se isso ou aquilo é ou não arte e sim a inclusão  do outro na minha/tua história..,..historia ou SPIN, tanto faz....e incluir  o outro na história implica em saber que ele(pessoa...ojbejto...palavra...) foi incluido por se tratar de situação dotada de significado para o mensário: trocando em miúdos: é o significado que importa e não questões outras como: (com)postura ou acabamento ou perspectiva...

Ao post/continuidade...


Tempos atrás sonhei que encontrava-me em visita a uma galeria de arte onde se encontrava exposto um sapato disforme sob uma móvel, acho que uma mesa branca
O nome da obra: Sapato D
Momentos atrás, de saida para uma viagem, lá se vem meu pai, chegando aos 90 anos de idade e sem qualquer noção sobre o que seja arte, com um objeto na mão
Levei um susto: ué, meu pai virou artista....isso é uma obra de arte

Seria ele que tipo de arte.. o meu pai  um artista de rua,,,ou melhor dizendo: artista na rua,,,,

Que coisa é essa de se considerar andares para a arte maior vs menor  - a arte de rua seria menor ou maior - e onde fica a importância dada por parte de quem vê a obra.

De saída para uma praia em São Luiz do Maranhão, para o Encontro Anual de Natal de Familiares, na hora da saída, meu preocupado com um par de sapatos, o enfia num par de meia negro, e de imediato captei aquilo, não o vi com um par de sapatos convencional...assim meu pai entrou na História do SPIN
Engraçado, este evento fez-me lembrar de um outro evento/sonho, o Duchamp do Maranhão: aquele rapaz que trabalhava na oficina de conserto de bicicletas e, agora, meu pai com sapatos na mão...
Sim, Duchamp do Maranhão e a única diferença é quanto à consciência quanto se aquilo seria ou não arte, algo a ver com o conhecimento: Duchamp sabia o que fazia e meu pai não mas eu, filho, sabia, e por ter uma leve noção sobre o que é arte,  registrei,...,..quem é o artista no caso...eu...meu pai....sendo esta minha/nossa função: transportar.....eu de forma mais ou menos consciente/olheiro e, meu pai, inconsciente....





Leia mais >>>>>>>>>>>>>


Nenhum comentário: