25/07/2018

O mais duradouro eclipse deste século

Eva Mitocondrial em todo o sue esplendor

>>>>> clique na imagem para ampliar >>>>>

Moradores da região metropolitana de Belém terão a oportunidade de assistir o maior eclipse lunar do século, que ocorrerá nesta sexta-feira (27). É que o Núcleo de Astronomia (Nastro) da Universidade Federal do Pará (UFPA) vai promover uma observação do fenômeno a partir das 17h, na sua sede, sala 7 do Pavilhão Q do Campus Básico da UFPA, no bairro do Guamá em Belém. Qualquer pessoa interessada pode ir ver o eclipse que terá 1h42 de duração (em sua fase máxima).
A melhor capital para ver o eclipse é Recife (PE), mas o fenômeno também poderá ser visto em Belém segundo os pesquisadores do Nastro. O Núcleo é um centro de ciências que contribui para divulgar e popularizar a astronomia na Amazônia. O grupo é formado por 20 voluntários de diversos cursos e instituições, que desenvolvem projetos de extensão com o apoio da Proex/UFPA.

Atividades do Nastro

As atividades do Nastro são realizadas semanalmente, com apresentações sobre astronomia e astronáutica para turmas do ensino fundamental, médio, superior e técnico.
As “Quartas Astronômicas” ocorrem toda semana. As palestras se iniciam às 17h30 e são seguidas de observações com equipamentos especializados do acervo do Nastro. A participação é aberta a qualquer pessoa interessada. O espaço do núcleo também é aberto para visitas, que devem ser agendadas previamente para verificação da disponibilidade de horário. Também são realizadas gratuitamente observações em locais públicos do Estado, sempre que um evento astronômico possa ser observado nas localidades paraenses, como o eclipse desta sexta-feira.
O professor Luís Carlos Bassalo Crispino, um dos fundadores do Nastro, destaca a deficiência, e até mesmo ausência, da abordagem de conhecimentos relacionados à Astronomia e Astronáutica na vida escolar dos estudantes paraenses. “O Nastro tem como um dos principais objetivos a difusão e popularização não só da Astronomia e/ou Astronáutica, mas da Ciência de maneira geral. Para isso, utilizamos também experimentos lúdicos, industrializados ou de baixo custo, estes últimos para facilitar a reprodução por multiplicadores”, explica.


Serviço: A observação do fenômeno é a partir das 17h, na sala 7 do Pavilhão Q do Campus Básico da UFPA, no bairro do Guamá em Belém. Qualquer pessoa interessada pode ir ver o eclipse que terá 1h42 de duração (em sua fase máxima).

g1

Nenhum comentário: