31/01/2010

Falta comando em SP

Todos os dias as emissoras de TV e jornais impressoas repetem a ladainha segundo a qual o caos que se abateu sobre SP foi causado pelo excesso de chuvas.
Trata-se de uma grande inverdade.
Confira neste vídeo onde este engenheiro informa que as chuvas foram até moderadas e que os problemas são basicamente dois:
1- A falta de construção dos piscinões, um projeto que vinha sendo tocado por Marta Suplicy e que foi interrompido por Serra/Kassab.
2- A falta de limpeza do rio, o qual encontra-se com seu leito entupido de terra.



Por portalmpost - no Youtube

Engenheiro Júlio Cerqueira Cesar Neto explica que as enchentes têm ocorrido em São Paulo, desde setembro de 2008, porque a calha do rio Tietê está assoreada em 4 metros, o que diminui a capacidade de vazão das águas e faltam 91 piscinões de um planejamento que previa para eficiência no combate às enchentes 134 equipamentos. São Paulo conta com 43 piscinões apenas. Além do abandono de projetos, por parte da Prefeitura e Governo do Estado, nesse ponto, mais um problema agrava o drama dos moradores da região metropolitana: não tem sido feita corretamente e como se previu desde 2005 a limpeza da calha do rio Tietê. Em setembro de 2008, na ponte da Casa Verde, constatou-se vazão de apenas 735 m³ por segundo, quando deveria ser a capacidade atual de 1000 m³ por segundo. "As chuvas de setembro foram longas e moderadas. Não houve nenhum pico de cheia que levasse à necessidade de vazão maior. O que aconteceu é que a calha do Tietê estava extremamente assoreada."
.

Nenhum comentário: