17/07/2010

Mme Cureau e "as coisas boas que Serra fez"

Por Weden - no Luis Nassif Online

Convenhamos. A procuradora eleitoral Sandra Cureau é, no mínimo, uma personagem folclórica. Trago um exemplo fictício, e depois sigo com o exemplo da vida real nos ofertado pela procuradora.

Joana chega para Maria e reclama: "Maria, você não deveria falar sobre o quanto Pedro é desonesto"

Ora, o que Joana disse foi: [Pedro é desonesto] [Você não deveria falar sobre].

Lula fez algo parecido há dias: desculpou-se por ter elogiado Dilma em discurso, fazendo novo elogio.

Traduzindo a estratégia de Lula teríamos: [Nunca mais direi que] [Sem Dilma, o trem bala não sairia]

A imprensa criticou o primeiro elogio de Lula a Dilma e o segundo também. Todo mundo percebeu que Lula fez uma mea culpa retórica. A procuradora Sandra Cureau também percebeu. E ameaçou Lula - e Dilma - pela enésima vez.

Logo depois, a rede informou que Alberto Goldman estava fazendo o mesmo: utilizando eventos pagos com o dinheiro do contribuinte para fazer campanha para José Serra.

A Folha de São Paulo, pautada pela rede, confirmou, quase que numa mea culpa editorial, que o governador de São Paulo citou o candidato correligionário dezenas de vezes em seus discursos.

Foram perguntar à procuradora o que ela achava disso. A resposta deve entrar para os anais das curiosidades das eleições de 2010.

Partindo do pressuposto de que a Folha transcreveu fielmente a declaração da entrevistada, a procuradora disse:

""Não pode, falando oficialmente como governador, dizer as coisas boas que Serra fez. Ele está indicando à população que Serra é a pessoa ideal para governar o país."

Desmembrando, teríamos

E1. ["Não pode, falando oficialmente, como governador dizer]"

E2. ["as coisas boas que Serra fez"]

E3. [Ele está indicando à população que]

E4. ["Serra é a pessoal ideal para governar o país"]



Os enunciados 1 e 3 trazem um alerta ao governador Alberto Goldman. Mas os enunciados 2 e 4 são reafirmações do que Alberto Goldman disse.

Seria muito diferente se a procuradora, ouvida pela Folha, dissesse que "O governador não pode, falando oficialmente, elogiar Serra em público, indicando à população a opinião dele sobre o candidato do mesmo partido"

O que a procuradora fez foi embutir um elogio a Serra numa suposta crítica ao governador. Isso é campanha. E com o dinheiro do contribuinte.

A procuradora pode ser denunciada por abuso de poder.

FONTE: http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/mme-cureau-e-as-coisas-boas-que-serra-fez


Meu comentário

Vamos denunciar a malandragem ao Conselho Nacional do Ministério Público

O Corregedor geral é o que tem mais poder no CNMP

O Corregedor Geral

As atribuições do Corregedor Nacional do Ministério Público estão previstas no § 3º do art. 130-A da Constituição Federal e regulamentadas no artigo 31 do Regimento Interno do Conselho Nacional do Ministério Público, além daquelas que lhe forem conferidas pela lei, compreendendo:

• receber as reclamações, representações e notícias sobre a atuação do Ministério Público da União ou dos Estados e aos seus serviços auxiliares;
• determinar a autuação e o processamento das reclamações;

(...)

• promover reuniões periódicas com os órgãos e membros do Ministério Público envolvidos na atividade correicional para fins de estudo, acompanhamento e apresentação de sugestões.

(...)

________

Ministério Público de Santa Catarina Sandro José Neis, um dos três representante dos MPs estaduais, eleito na sessão do Conselho Nacional do Ministério Público

, ele é de SC
Saiba mais

http://advivo.com.br/node/108997

No site do MP há um formulário para se encaminhar denúncias contra membros do MP mas vc pode enviar sua denúncia através de um simples email à secretaria do CNMP através deste email: secretaria@cnmp.gov.br

Este é o email do Corregedor Geral, este da foto, o Sandro José Reis, acabei de enviar esta postagem para ele também:

sandro@cnmp.gov.br

Visite o site do CNMP

http://www.cnmp.gov.br

(...) Sandro, Corregedor Geral, o qual integra o Conselho Nacional do MP através da vaga do Ministério Público de SC, seus conterrâneos devem conhecê-lo, acabei de enviar esta postagem para ele(Sandro) com esta mensagem:

Solicitamos uma posição do CNMP acerca do comportamento da procuradora Sandra Cureau com relação a estas eleições, até agora ela não denunciou o Serra por conta do uso do programa do PTB, nem o Goldman por ter feito propaganda pro Serra, além do mais ela sai de rádio rádio em rádio, de jornal em jornal, de tv em tv, prejudicando a candidata Dilma, quando ela(Sandra) deveria ater-se aos autos, não é mesmo Dr. Sandro

Nenhum comentário:

A História do SPIN