23/02/2011

Dilma e a Mídia

Sobre a polêmica ida de Dilma ao aniversário de 90 anos da Folha
Obama esteve recente na Fox New e elogiou a emissora com estas palavras, que lembram as usadas por Dilma, a entrevista começou assim:

BILL O’REILLY, ANFITRIÃO, “THE O’REILLY FACTOR”:   Sr. Presidente, obrigado por nos conceder esta entrevista. E preciso agradecê-lo em nome do canal Fox News  por ajudar Greg Palkot e o Sr. Wiig que foram maltratados no Cairo. Foi o senhor, foi Robert Gibbs (secretário de Imprensa) e o Departamento de Estado que realmente os salvaram e nos agradecemos muito.


"BARACK OBAMA, PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS: Olha, aqueles caras mostraram uma grande coragem, como muitos jornalistas pelo mundo afora. E assim não foi só importante para nós, assegurar que eles fossem salvos para eles e suas famílias, mas também assegurar o princípio básico do discurso livre e a liberdade da imprensa. Este é um valor universal que nós cuidamos. E eu sei que a Fox cuida disso. Então, estou feliz que estes caras…

http://claudiomafra.wordpress.com/2011/02/12/imperdivel-entrevista-de-obama-na-fox-news-video-e-traducao/.

Todo mundo sabe que Obama odeia a FN e, no entanto, a elogiou, embora já tenha criticado abertamente a emissora.
Aqui ou nos EUA, esta não ao governo desencadear esta tensão, muito pelo contrário, tem que haver distensão entre as duas partes.
Guerrear cabe a nós e, sim, estamos fazendo isso, inclusive agora ao criticarmos o encontro.
Só espero que o tal encontro não signifique ruptura da nossa parte para com Dilma,  o que a velha mídia mais quer.
É bastante provável que a ida da presidente(a) à Folha pode ser mais  orientação da Helena Chagas, Secretária de Comunicação da Presidência, do que coisa de Palocci ou José Eduardo Cardoso, ministros da presidente(a), como dizem por aí.
Um fato que me chamou a atenção a troca de fotografias no Blog do Planalto, e até nisso percebi que Dilma não quer mesmo guerrinha com a velha mídia: a primeira foto para ilustrar o artigo, esta abaixo, onde o Otavinho aparece de cara amarrada ao lado de uma sorridente Dilma,foi substituida por outra, onde Dilma aparecende discursando no evento.

Talvez a substituição não tenha sido feita por outro motivo qualquer, no entanto estou dando este significado à troca de imagens: Dilma não quer mesmo guerrear.




Obama já criticou e odeia a Fox News?
Sim.
A Fox News ama Obama?
Não?
No entanto o presidente americano teceu rasgados elogios à emissora.
Qual o problema?
Não cabe ao governo esta tensão, nem mesmo Lula quis isso, e se o ex-presidente gostava de ir aos eventos da Carta Capital, quando pode, também esteve na Globo, Folha, Estadão, enfim, o esforço dele(Lula) era grande no sentido da paz entre as duas partes, apenas não conseguiu, cabe a Dilma tentar.


Espero que o gesto de Dilma não nos leve a abandonar a trincheira, pois é isto o que a velha mídia quer.
Mesmo no período Lula, a Conferência da Comunicação foi realizada por causa da pressão popular, cabe a nós este lutarmos por mudanças no setor.
Esta tensionamento cabe a nós aprofundarmos.

Atualização - 20:30

E o assunto "Dilma na Folha" varou a noite, clique aqui para ler

Nenhum comentário: