04/03/2011

Os progressisas não se entendem, os regressistas avançam


A partir de hoje não vou usar apenas* postagens do Nassif como gancho, até mesmo porque a blogosfera é bem diversificada, vou pousar**
portanto noutros pastos, e começo por deste texto do Miguel do Rosário. Trata-se de um processo, nada está definido, sendo que desta experiência poderá sair alguma coisa ou nada, quem sabe fotografias, áudios, minicrônicas, desenhos, pinturas, teatro, mãos à obra, sem nenhuma pretensão neste sentido mas, o que pintar, será apreendido, a escrita pela escrita, a arte pela arte, o teatro pelo teatro, melhor assim, ah, as frases em negrito são dele(Miguel)

1- Coloquemos de lado, por enquanto, a relação da presidente com a mídia.(...)

Coloquemos de lado mesmo!!! Pois não aguento mais esta encheção de saco pq Dilma foi no programa da Ana Maria Braga, na Hebe e na Folha. Pois que amarrem a mulher a uma corrente então. Que tolham seu direito de ir e vir, assim ela não ira a nenhum deste lugares. E morrerá numa redoma de vidro, ainda mais num país em que grande parte da população se informa através destes veículos. Dilma tem que fazer o que senão chegar bem perto da população. Mas não adianta. O que vi de comentários que beiram a locura, não está no gibi, quando dei um tempo para ir ao teatro vi que há outros espaços, outras formas de sociabiliade. A blogosfera mata! As pessoas pararam de respirar e vieram com tudo em cima da Dilma, como fizeram com Erundina quando esta era prefeita e foi acusada de "administrativismo" e olhe lá que naquela época praticamente não havia internet quiça blogosfera. Hoje a esquerda, a militância está na blogosfera e, como seria natural, não há um lider, tudo é horizontal, vide a revolução árabe.


2- tenta eximir Lula da culpa do atual ajuste; a culpa seria mesmo de Dilma, que poderia ter agido de outra maneira.

Impossível se continuar a gastança de Lula. Nem se Lula estivesse governando no lugar de Dilma, isto não ocorreria.  Há um receio de se criticar Lula temendo que isso o enfraqueça, uma vez que o PIG usou esta estratégia: elogiar Dilma mas sempre atacando Lula, o timoreiro. Dias atrás um amigo, avesso à política me disse "você viu na Veja? A Dilma está indo muito bem." Logo disse que ele deveria ter cuidado, pois isso era truque da mídia. No que ele respondeu que Lula havia feito um bom governo e isso ninguém poderia tirar. O próprio Lula disse que se o PIG continuar elogiando Dilma para prejudica-lo ele morrerá feliz. Quer dizer, no fundo no fundo, o próprio Lula concorda com os ajustes empreendidos por Dilma.

3- até chegar ao "Fim da primavera". 

Quando o Caleiro publicou seu texto, a primeira versão não trazia esta chamada.
Lembro-me que o blog dele(Caleiro) estava aberto a comentários, depois o André Lux fez um comentário desconstruindo o texto, ele(Caleiro) fechou o blog a comentários, não voltei mais lá para ver no que deu. Mas o que testemunhei foi que ele(Caleiro) mudou o título original da sua postagem, ficando essa alcunhada pelo Azenha.

4- O debate em torno do salário mínimo no Brasil foi mal conduzido, e como não podemos esperar que a grande mídia ajudasse o governo nesse caso, não posso achar outro culpado que não a própria blogosfera, que subitamente adotou uma postura criminosamente populista, e populista no sentido negativo.

Você tirou da minha boca. Já vi esse filme na Argentina. Depois da derrocada provocada pelo neoliberalismo o país levantou-se um pouco, os sindicatos acharam que podiam tudo, puseram a faca na garganta do governo(não lembro qual), conseguiram ótimos aumentos, a estabilidade e o crescimento econômicos foram para o beleléu. Vi isso na TV, num documentário, na TV Brasil, não lembro o título.

5- Em 2012, o salário mínimo chegará a 616 reais

Por incrível que pareça não vi ninguém na blogosfera comentando que no próximo ano a previsão é esta. Pura birra ou despeito contra Dilma. Ou machismo de homens e mulheres, sei lá.
O que vi mesmo foi internauta,  comentaristas e blogueiros,  detonando a Dilma, como fizeram com a prefeita Erundina. Isso me irrita, essa cegueira, essa anamnese, essa ignorância em relação ao passado.
Tudo bem, muitos desceram a lenha com boas intenções, mas o que vi de internauta de direita, que odeia Dilma, se aproveitando da ocasião para atirar pedras não está no gibi.

6- Boa parte dos cortes serão feitos sob forma de auditorias no serviço público, com vistas a reduzir gastos.
..
Os blogueiros não tem a menor idéia de como, sem controle por parte dos gestores,  o dinheiro gasto, sem controle, pelos órgãos públicos, como você apontou como exemplo, a aquisição do cinzeiro de 10 mil reais, sem falar nas viagens injustificadas, serviços que poderiam ser feitos via internet, sem o deslocamento do servidor. Francamente não entendi o motivo da chiadeira, vi mais como fruto da desinformação mesmo. Uma coisa é o discurso, e outra é o que acontece no mundo real. E você Miguel, noto isso, baseia-se no mundo real para analisar. Muitos fazem análise de conjuntura baseados num livro de sociologia e nada mais, ignoram o concreto, coisas que deveriam entrar ficam de lado. Alguém foi ao Órgão tal para ver se a viajem do servidor X se justifica? Com certeza não. No entanto abrem a boca no mundo, sem a mínima noção da realidade. Autismo é pouco.

6- não porque seja tão importante que o blogueiro tenha grana no bolso, mas sobretudo para permitir o aperfeiçoamento dos serviços de pesquisa, reportagem e análise. A blogosfera ainda é instável e amadora demais. Se queremos vencer a ditadura da mídia, temos que mudar isso.
....
Concordo e só acrescentaria que as pessoas precisam vivenciar outras formas de sociabilidade, como se contrai diabetes? Comendo demais, não fazendo exercícios físicos, não indo ao teatro. Não falo de teatros de holywood, mas o da esquina mesmo, de bolso, do colégio estadual, vá, ouça o texto, curta,...O blogueiro tem a obrigação de, de vez em quando, parar para respirar, afastar-se de sua própria obra para entendê-la, para perceber que ele mesmo está afundando e não Dilma e muito menos o povo brasileiro.

7-  a grande pujança da blogosfera é justamente essa liberdade perigosa de que gozamos

Vejo a blogosfera como uma estrutura anarquista, no bom sentido, claro, ou seja, sem um lider,  o que nos remete às revoluções árabes. Na Líbia os blogueiros tomaram algumas cidades e, agora, sem um líder, sem pão, sem água, no deserto. A única saída é os blogueiros recorrerem a uma intervenção, como ocorreu no Iraque, para "ajudar" o povo. Vi isso no blog da Conceição Oliveira/Maria Fro
http://mariafro.com.br/wordpress/?p=23679

Claro que ao afirmar que os blogueiros tomaram algumas cidades, estou ironizando, exagereando, mas é inegável o papel da internet na comunicação entre os revolucionários naquele países, tanto que a primeira atitude dos ditadores foi bloquear a internet em seus países, daí a minha citação, uma brincadeira da minha parte, que não deixa de ter seu fundo de verdade.

Ah sim, lembro-me agora, li sim, comentaristas afirmando que a blogosfera deveria se rebelar contra Dilma, da mesma forma que fizeram os egipcios, vi isso em vários blogs, uma pesquisa os localizará fácil fácil. Só estou dizendo que os blogueiros devem ser mais responsáveis com oque escrevem, pois são formadores de opinião, os seus textos tem ampla repercussão e se multiplicam feito rastil de pólvora. Devagar que com o andor que o santo é de barro, deveriam estar atentos prá isso antes de tudo.

8- Confiram que o investimentos, sem as estatais, pularam de 8,6 bilhões de reais em 2007 para 63,5 bilhões em 2011
..
Disso também eu não sabia, pensei que o valor fosse  o mesmo do Orçamento anterior. E olhe lá que isso vai melhorar com a grana do pre-sal, de forma que o arrocho momentâneo ficará tendo sido como um ajuste nos freios, uma revisão no carro, só isso.
Por outro lado, quando vejo esta frase "lucro de estatais" me lembro da Vale do Rio Doce,  que poderiam estar sendo úteis ao pais, como está sendo a Petrobrás. O próprio tucano Bresser Pereira criticou FHC dizendo que foi um crime privatizar a Telebrás,  o que não seria necessário, ele(FHC) deveria ter permitido telefônicas de outros países se instalarem por aqui, mas FHC jmais poderia ter dado a galinha dos ovos de ouro, como se sabe, estas telefônicas faturam horrores. Quanto ao investimento, pelo menos aqui em Goiânia, é difícil você achar um orelhão que funcione, quando vejo que não compensa para as Oi da vida, imagina só consertar um orelhão se o retorno não compensa. No campo da internet o governo não teve outra saída senão reativar a telebrás para levar banda larga a quem precisa, poisa depender das Oi da vida...
Fuigi um pouco do assunto, mas é que de fato, a Era FHC foi desastrosa.
 Tudo bem, o Miguel não entrou neste assunto, portanto entrei numa seara que não diz respeito diretamente ao assunto da postagem, se bem que tem a ver sim, estou dizendo que se as estatais contribuirão com nosso país, com a presença de outras que foram criminosamente doadas por FhC, poderiam contribuir ainda mais. Só isso que quis dizer.
..
9- A fórmula do sucesso de Lula não foi justamente manter uma política econômica austera conjugada a criatividade de gestão, aumento nos investimentos e ampliação e criação de políticas sociais? E aí, foi só esperar. Não é o dinheiro do Estado que faz o Brasil crescer, é o crescimento do Brasil que melhora o Estado. Na agricultura, aprendemos que não adianta exagerar no adubo. O objetivo é fazer a planta crescer saudável, ou seja, manter um crescimento sustentável e reduzir o índice de desemprego. Se o governo Dilma conseguir isso, terá cumprido a sua parte.

....Sem muito a acrescentar, vc disse tudo. Muita gente imagina que tudo caiu do céu no governo Lula, que ele(Lula) deu certo por causa de uma política de gerenciamento, inclusive no momento da crise mundial.

10-   Sobre as taxas de juros, também acho lamentável que tenhamos que aumentar, mas no debate sobre o tema, os que defendem que aumento de juros é a melhor forma de combater a inflação tem levado a melhor, isso é inegável, sobretudo porque eles conseguiram... vencer a inflação. E o Banco Central merece crédito porque, quando a inflação se viu efetivamente sob controle, ele iniciou um vigoroso e decidido processo de redução de juros, só estancado porque a inflação voltou a apresentar repiques. O fato concreto é que os juros hoje no Brasil são substancialmente menores do que eram no passado. Confira o gráfico.

 Vc matou a charada. E verique que já em setembro do ano passado, em pleno período eleitoral, os juros aumentaram. Isso ocorreu onde senão no governo Lula. Portanto não vejo justificativa para a crucificação de Dilma, e no governo, se há uma linha, defendida pelo presidente do Banco Central, que defende a ortodoxia, temos outra parte que defende o afrouxamento, esta levada a cabo por Guido Mantega. Bom que tenhamos estas duas forças, isto é bom, pois antigamente, na Era FHC, era somente Pedro Malan que mandava. Quanto a Palocci, este está sem poder nenhum, virou um mero secretário de Dilma, a Casa Civil foi esvaziada, ninguém nem ouve falar. Dilma não é boba.

11- Sendo uma dessas forças, os setores progressistas devem participar do embate com moderação, sem gastar cartuchos inutilmente

Foi o que mais vi ultimamente, a blogosfera se descabelando porque Dilma foi à Folha, Hebe e Ana Maria Braga. Durante o programa da Braga eu estava no interior de uma lanchonete, fiquei observando o interesse de uma mulher aparentemente pobre, vi que ela se interessou, de forma que se trata de um grande umbiguismo esta coisa nossa de querermos Dilma intocável, sem se contaminar com o mundo real, numa ilha da fantasia. Eu heim.

12- Temos que ser vigilantes e críticos e exercer pressão para aprofundar as reformas sociais. Mas usar o termo "puxa-saco" é desmerecer a pessoa em vez de se ater à qualidade da argumentação. Se num debate, o sujeito acha que o governo agiu certo ao tomar tal ou qual medida, mesmo que for uma medida conservadora, não é porque é puxa-saco. Ou não necessariamente ao menos. Assim como também não é "traição" à causa dilmista exercer a saudável e necessária crítica. O importante é incentivarmos a franqueza e transparência nos debates. Nossa nudez não será castigada. Nem há um traidor sentado à mesa.

Puxa-saco pq se a pessoa que está participando, opinando, quando o faz apenas expressa seu pensamento? O que vale não é tanto o que pensamos mas o que fazemos. Falando nisso, deixe-me ir ali, cumprimentar as pessoas na portaria do prédio, tomar um café, desejar bom dia às pessoas.
Evite a diabetes. Vá ao teatro.

13- A última frase virou título quando o texto foi reproduzido no blog do Azenha, enfatizando uma estocada agressiva que não era tão dura no original.

Realmetne o post original não trazia este título. Interessante se notar a nova atividade do Azenha: mancheteiro. Não que seja esta a intenção dele, mas o que ocorre é que, quando ele reproduz a postagem do blogueiro, este muda o título do seu post para ficar igual à do Azenha..
Com Caleiro ocorreu isso também,  talvez por esquecimento, não citou a mudança com o devido reconhecimento do verdadeiro autor,  é bem provável que ele(Caleiro) tenha feito atualização, não sei, não voltei mais ao blog dele, até mesmo porque, se não me engano, ele disse que não iria mais mexer com blog, que iria escrever.
Uma pena que Caleiro não se dê conta de que ele poderá continuar fazendo as duas coisas, fazer coisas reais, estudar em livros impressos mas também nos virtuais, e blogar.
Tomara que ele aproveite para ir ao teatro.
Evite a diabetes, vá ao teatro.

P.S.- Por um lapso apaguei um conflito que eu havia revelado aqui, no post scriptum, era sobre qual título usar para esta postagem, não me lembro, useri vários títulos durante o dia, cheguei a divulgar o anúncio

"Azenha, faz uma manchete para mim'"
Francamente, eu não me lembro dos títulos que apaguei, numa delas havia a palavra teatro

Glossário ou lexômetro:

* APENAS. Apenas quer dizer tão somente. Tudo bem. Atente para o fato de que não foi isso o que eu disse. Usei o termo "não apenas", não leia aos pedaços, não saia por aí dizendo que eu disse coisas que eu não disse. Não exclui o portal do LN como um dos meus pontos de pouso, por sinal, tenho um calendário de blogs, seria de bom alvitre eu pousar por lá também

** POUSAR. Eu havia escrito "posar". Que mancada. Uma palavra não tem nada a ver com a outra. Assim como pode e deve também não tem. São dispares. Pousar é cousa, posar é outra, oh céus, fica portanto a retificação.

Atualização - 6/3/2011
Acabou aquilo que eu estava sentindo para com o Maurício Caleiro, agora vejo, não podemos nos indispor com as pessoas, temos que nos aproximar, achonchecar
Agora sei, o entendo,
Ele não saiu da internet, vi agora, ele online no Luis Nassif Online
Envei este email para várias pessoas avisando, assim como se eu fosse, e sou spin mensaageiro
Aliás nem sei que tipo de spin eu sou, o quarto spin, só sei disso, ou D
Ou mar ou tanto faz

Aqui o último comunidado de D:
luisnassif,

D (http://www.advivo.com.br/usuario/d) mandou um email para você usando o seu formulário de contato (http://www.advivo.com.br/users/luisnassif/contact) no site Brasilianas.Org.

Se você não deseja receber emails desse tipo, você pode alterar suas configurações no endereço http://www.advivo.com.br/usuario/luisnassif.

Mensagem:

O  Maurício Caleiro afirmou dias atrás, por conta da ida da Dilma à Folha, que não iria mais mexer com blogs, internet, etc,

No entanto, agora,que ele está online no Luis Nassif, uma pena que até agora, durante a

Fiquei feliz em saber que ele não sumiu, como havia prometido, pelo menos em silêncio, mas está presente sim, às nossas nós brigamos sem motivo, aí a direita regressita avança e ocupa o vácuo

Incrivel como as pessoas não se lembra que, quando Lula assumiu pela primeira vez, a gritaria "traidor!!!" foi até maior que agora, a militância só voltou a apoiar o presidente quando ele(Lula) corria o risco de sofrer um impeachement por conta da trama da elite com o blá blá do "mensalão"

De forma que não sou louco para ficar apedrejando Dilma ou deixar de defendê-la, de apoia-la, a história me diz que não podemos fazer isso

http://www.advivo.com.br/user/769/posts

Ufa, ele acabou de postar agora no Luis Nassif, sobre arte, que bom, a vida é isso também, vá ao teatro, tá vendo, ele está fazendo as duas coisas, participando da vida real e do debate na blogosfera também, ele não se foi como havia prometido, que iria mexer só com livros impressos

Segue o post dele agora, tomara que o Nassif suba a postagem dele, muito bom o assunto, é sobre carnaval, o Assis Valente, segue link

http://www.advivo.com.br/blog/mcaleiro/assis-valente-100-anos-do-triste-carnavalesco

2 comentários:

Eliete disse...

A-do-rei! Valeu a estratégia de postar por aí essa chamada. Não conhecia o blog, mas vi a chamada na caixa de comentários do prof. Hariovaldo.
Voltarei sempre.

Glecio disse...

Apoiado!

Dilma é de esquerda, Dilma é da gente, mas colocar uma algema nela não vai ser nada bom para o Brasil!!!