10/09/2016

Sonho sobre o Pietá ou: Olha o Sena! ou: Olha a vida!

Atualização - 18:00 horas - Clique aqui (continuidade)

  Resultado de imagem para divino sobral + pietá

Todos no sofá: lá na ponta uma pessoa que apesar de familiar, ou seja, do ramo artístico, não lembro quem era, talvez Paulo Veiga Jordão
A reunião transcorria normalmente quando o que estava ao lado da minha mão me chama a atenção pelos cabelos brancos um pouco volumosos, ele estava de costas para mim, que estava na ponta de cá[ponta esquerda], do sofá,
Ele vira um pouco o rosto para trás e vejo tratar-se de Carlos Sena Passos, in memoriam, professor de artes
Me cobro por não tê-lo cumprimentado quando cheguei ao local, tudo bem, ele acena com as mãos e continua conversando como seu interlocutor
No lado de cá, o Divino Sobral no meu colo em posição de Pietá..e na posição em que se encontra na imagem que ilustra este post e não deitado atravessado no colo


2- Dá conta deste sofrimento o poema medieval Stabat Mater que aqui arquivo no original em latim e na tradução oficial da Igreja Católica.


Stabat Mater


Stabat Mater dolorosa iuxta crucem lacrimosa dum pendebat Filius

  De pé, a mãe dolorosa junto da cruz, lacrimosa, via o filho que pendia

2 Cuius animam gementem contristatam et dolentem pertransivit gladius

  Na sua alma agoniada enterrou-se a dura espada de uma antiga profecia

O quam tristis et afflicta fuit illa benedicta Mater Unigeniti

  Oh! Quão triste e quão aflita entre todas, Mãe bendita, que só tinha aquele Filho

Quae moerebat et dolebat et tremebat cum videbat nati poenas inclyti

  Quae moerebat et dolebat Pia Mater dum videbat nati poenas inclyti

  Quanta angústia não sentia, Mãe piedosa quando via as penas do Filho seu!

Quis est homo qui non fleret Matri Christi si videret in tanto supplicio?

  Quem não chora vendo isso: contemplando a Mãe de Cristo num suplício tão enorme?

Quis non posset contristari Matrem Christi contemplari dolentum cum filio?
  Quem haverá que resista se a Mãe assim se contrista padecendo com seu Filho?
7 Pro peccatis suae gentis vidit Iesum in tormentis et flagellis subditum
  Por culpa de sua gente Vira Jesus inocente Ao flagelo submetido
Vidit suum dulcem natum moriendo desolatum dum emisit spiritum
  Vê agora o seu amado pelo Pai abandonado, entregando seu espírito
Eia Mater, fons amoris, me sentire vim doloris fac ut tecum lugeam
  Faze, ó Mãe, fonte de amor que eu sinta o espinho da dor para contigo chorar
10 Fac ut ardeat cor meum in amando Christum Deum ut sibi complaceam
  Faze arder meu coração do Cristo Deus na paixão para que o possa agradar
11 Sancta Mater, istud agas crucifixi fige plagas cordi meo valide
  Ó Santa Mãe dá-me isto, trazer as chagas de Cristo gravadas no coração.
12 Tui nati vulnerati tam dignati pro me pati poenas mecum divide
  Do teu filho que por mim entrega-se a morte assim, divide as penas comigo.
13 Fac me vere tecum flere crucifixo condolere donec ego vixero
    Fac me tecum pie flere crucifixo condolere donec ego vixero
  Oh! Dá-me enquanto viver com Cristo compadecer chorando sempre contigo.
14 Iuxta crucem tecum stare te libenter sociare in planctu desidero
     Iuxta crucem tecum stare et me tibi sociare in planctu desidero
  Junto à cruz eu quero estar quero o meu pranto juntar Às lágrimas que derramas
15 Virgo virginum praeclara mihi iam non sis amara fac me tecum plangere
  Virgem, que às virgens aclara, não sejas comigo avara dá-me contigo chorar.
16 Fac ut portem Christi mortem passionis eius sortem et plagas recolere
      Fac ut portem Christi mortem passionis fac consortem et plagas recolere
  Traga em mim do Cristo a morte, da Paixão seja consorte, suas chagas celebrando.
17 Fac me plagis vulnerari cruce hac inebriari ob amorem filii
     Fac me plagis vulnerari fac me cruce inebriari et cruore filii
  Por elas seja eu rasgado, pela cruz inebriado, pelo sangue de teu Filho!
18 Inflammatus et accensus, per te, Virgo, sim defensus in die iudicii
    Flammis ne urar succensus, per te, Virgo, sim defensus in die iudicii
    Flammis orci ne succendar, per te, Virgo, fac, defendar in die iudicii
  No Julgamento consegue que às chamas não seja entregue quem por ti é defendido
19 Fac me cruce custodiri morte Christi praemuniri confoveri gratia      Christe cum sit hinc (iam) exire da per matrem me venire ad palmam vicoriae
  Quando do mundo eu partir daí-me ó Cristo conseguir, por vossa Mãe a vitória
20 Quando corpus morietur fac ut animae donetur paradisi gloria. Amen
  Quando meu corpo morrer possa a alma merecer do Reino Celeste a glória. Amém.
O poema foi objecto e inspiração musical de algumas obras-primas no século XVIII, sobretudo, e a minha preferência vai, inteira, pela espiritualidade que se desprende da música, para a composição de Joseph Haydn.
Aqui fica a sugestão de audição.


3- Olha o Carlos Sena!



Dormi e sonhei de novo..,..desta vez de frente a uma fotografia...e vi a região occipital de cada um e reconheci o Carlos Sena in memoriam...e fiquei feliz e gritei: Olha o Carlos Sena!

Como se dissesse: Olha a vida!



4- Olha a vida! ou: Olha o Carlos Sena!


5- Sonho sobre o cheiro do café

Depois de escrever e muito, mantive-me acordado sobre a cama e fechei os olhos para ver
E vi o cheiro do café....em estado de vapor...vi claramente o vapor...vapor ou cheiro, tanto faz

Fiz uma busca no google


Sabes duma coisa, vou é fazer um café para tomar com o porteiro, que tal um cuscuz de arroz untado com óleo de coco ao leite...humm....

6- Como diria o Sena, som na caixa!

http://jornalggn.com.br/noticia/multimidia-do-dia-1090

7- Acabei de criar no whathsApp o que já faço por aqui: os 5 mensários


9-do mensário 5 


que que isso, nem sei onde estou....preciso retomar o raciocínio lógico...

10- pois é, ai vou amontado coisas no post e vira aquela bagunça e as pessoas começar a gritar: não entendendo...quer dizer, nem eu mesmo, com o tempo, entendo, ...claro, no momento entendo poruqe imerso na obra mas, e daqui a 10 anos, vou saber do que se trata isso,,,claro que não, ai vai tudo pro lixo de tão prolixo


Nenhum comentário: