24/11/2008

Traquinagens da infância (clique aqui)

O que é corso?
Dei uma olhada na Wikipedia e vi que corso é uma sociedade carnavalesa, pessoas da elite em torno de um carro jogando confetes uns nos outros.
No Wikidicionário o feminino de corso é corsa.
Como se sabe, corsa é o feminino do veado.
O wikidicionário deve está errado, uma vez que não no carnaval não deve existir a corsa mas somente o corso.
.....
Deixa-me ver se me lembro de alguma traquinagem.
Não me lembro,
ah sim me lembrei de uma.
Eu morava na roça.
Quando minha avó morreu a minha mãe ficou com um baú cheio de pratos de porcelana.
Durante o dia eu havia comido bastante milho assado, o que me deu uma terrível dor de barriga no meio da noite.
Naquela época eu acreditava em lobisomem e outrous monstros.
Com medo de ir ao quintal para fazer minhas necessidades físicas, abri a tampa do baú e fiz ali mesmo.
Para apurar o autor da façanha todos os meus irmãos levaram boas surras de palmatória.
Não me lembro se confessei.
Ah sim, talvez para o padre, minha mãe era muito católica e aos domingos confessava meus pecados.
Nem me lembro como contei isso pro padre.
.
***
O baú, coberto com couro de cor negra e cheio de tachas, havia sido confeccionado na década de 30,
sei disso porque estava escrito, com tachas, o ano: 1938.

Até hoje o tal baú existe, virou peça de decoração.
.
***
ao relatar isso agora noto que aquele baú tinha uma grande importância para a minha mãe,
tanto isto é verdade que atualmente a peça foi retirada do quarto e colocado na sala de visitas.

tomara que os netos da minha mãe não repitam a minha traquinagem,
acho que não,
a meninada de hoje não tem medo de lobisomem
.

Nenhum comentário: