05/02/2010

Romper o monopólio da informação

No momento estou de férias no Sul do Maranhão.
Por aqui o noticiário local é substituido pelo SPTV de SP, tudo nos moldes de Serra, muita publicidade do governo de SP. Canal com imagem limpa e som audível somente a Globo, seja via parabólica ou não, não sei ao certo o que ocorre por aqui, até que ponto a Embratel privatizada tem culpa nisso.
Enfim, aqui o monopólio da informação é grave.
Quando o governo federal tenta alterar a situação, isto que seria uma notícia boa, vira notícia ruim na boca da velha mídia que, saca da cartola, o velho chavão "é stalinismo!!"

Em grande parte do nordeste o que impera é o monopólio da comunicação e de uma forma mais presente do que no restante do Brasil. Mesmo para quem tem parabólica, os outros canais não funcionam direito. Parece boicote.

Qual a responsabilidade da privatizada Embratel neste esquema tucano-demo de transmitir o que interessa a Serra para todo o Brasil? A TV Diário era concorrente da Globo mas esta a familia Marinho deu um jeito de extinguir. Enfim, além da falta de TV com democracia, por aqui também há o problema da banda larga, o problema em Balsas-MA é sério, uma cidade desenvolvida mas sem banda larga.
.

Nenhum comentário: