22/08/2009

Padrão Globo de reportagem -2

Por Luis Nassif - em seu blog

Sobre o registro de entradas no Palácio do Planalto, o último parágrafo da nota do GSI diz:

4. Com relação às pessoas:
- Autoridades relacionadas nas Normas Internas (Ministros de Estado, Procurador Geral da República, Ministros de Tribunais Superiores, Parlamentares Federais e outras) uma vez identificadas, estão dispensadas do uso de qualquer credencial;
- No caso das audiências previamente agendadas, os convidados são identificados e credenciados;
- No caso de audiências sem agendamento prévio, feita a identificação dos convidados, os gabinetes das autoridades são consultados, oportunidade em que, após credenciamento, é autorizado seu ingresso.
- Nos registros existentes, correspondentes aos meses de novembro e dezembro de 2008, não foi encontrado o nome da ex-Secretária da Receita Federal, Sra Lina Maria Vieira.

O jornal O Globo faz a seguinte releitura:

O GSI, comandado pelo general Jorge Armando Félix, afirmou ainda que, nos registros de acesso pela garagem do prédio em novembro e dezembro de 2008, não há o nome de Lina Vieira. O órgão reconhece, no entanto, que não é anotado o nome das pessoas com audiência marcada previamente (ou não) com autoridades do palácio.

Elas têm apenas que se apresentar e recebem um selo adesivo para entrar no palácio.

O Globo Online diz:

Ainda em relação aos registros, o GSI alega que as autoridades que chegam ao Palácio do Planalto são identificadas e ficam “dispensadas do uso de qualquer credencial”. Já quem tem audiências previamente agendadas, “os convidados são identificados e credenciados”.
“No caso de audiências sem agendamento prévio, feita a identificação dos convidados, os gabinetes das autoridades são consultados, oportunidade em que, após credenciamento, é autorizado seu ingresso”, diz a nota .

Nenhum dos dois menciona a afirmação expressa da nota do GSI, de que “nos registros existentes, correspondentes aos meses de novembro e dezembro de 2008, não foi encontrado o nome da ex-Secretária da Receita Federal, Sra Lina Maria Vieira.”

Fonte: http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/2009/08/22/padrao-globo-de-reportagem-2/

Nenhum comentário:

A História do SPIN