22/10/2011

Um rápido spin na rede


20:08 - Há 105 anos morria Paul Cézane

Do Opera Mundi

Hoje na história - Ponte entre impressionismo e cubismo, Paul Cézane morre na França

Paul Cézanne, pintor pós-impressionista francês, cuja obra forneceu as bases para a transição das artes plásticas do século 19 para aquela radicalmente inovadora do século 20, pode ser considerado como a ponte entre o impressionismo e o cubismo, morre em 22 de outubro de 1906 em Aix-en-Provence. A frase atribuída a Matisse e Picasso de que Cézanne é “o paí de todos nós”, o consagrou como um dos mais importantes e influentes mestres da pintura.

O meio de origem de Paul Cézanne (ao lado em autoretrato de 1877) foi o da burguesia da província. Seu pai, proprietário em Aix-en-Provence de uma próspera fábrica de chapéus, via, no entanto, á margem da sociedade local. Paul, filho ilegítimo com uma das trabalhadoras da fábrica, nasceu em 19 de janeiro de 1839 e teve seu registro legalizado somente 5 anos depois.Fez todos os seus estudos em Aix, adquirindo uma sólida cultura clássica, tornando-se amigo de Émile Zola, seu confidente mais íntimo.

A vocação artística já estava definida quando decide estudar pintura em Paris. Freqüenta a Academia Suíça na primavera e verão de 1861, onde conhece Pissarro e Guillaumin. Fracassa, porém, no concurso para ingresso na Escola de Belas Artes.


Saiba mais >>>


10:00 h -  A Nano Arte de Cris Orfescu

Do sítio Dan´t Panic Online

Nano Arte: Imagens que os olhos não podem ver.

Parece que você está olhando para um programa de visualização de músicas do Windows 95, mas estes redemoinhos coloridos em 3D fazem parte de uma nova disciplina de arte muito mais séria apoiada na interseção entre arte, ciência e tecnologia.

A Nanoarte quer reconstruir sua imaginação e apagar qualquer sentimento ruim que você tenha quanto à nanotecnologia

Cris Orfescu é um nanoartista destacado. Seu processo começa em um laboratório, onde as nanoestruturas (esculturas criadas a nível molecular) são criadas usando reações químicas. Um microscópio eletrônico de varredura capta essas imagens e, em seguida, Orfescu colore e manipula digitalmente as imagens monocromáticas dos elétrons usando a técnica desenvolvida por ele próprio, chamada “Digital Faux”. Como o faux tradicional, o Digital Faux sobrepõe cores translúcidas para criar a percepção de volume, profundidade e forma. Depois disso, ele imprime seu trabalho na tela para nós usando tintas de arquivamento.

Finja que eu não sei nada sobre nanotecnologia nem arte (eu não sei nada sobre nenhum dos dois, então acho que isso não deve ser muito difícil)... Do que se tratam esses dois temas?
Nas últimas duas décadas, a capacidade de medir e manipular a matéria em escala atômica e molecular levou à descoberta de novos materiais e fenômenos. A nanotecnologia lida com a síntese, manipulação e caracterização da matéria a níveis abaixo de 100 nanômetros (1 nanômetro = 1 bilionésimo de um metro, aproximadamente 80 mil vezes menor que o diâmetro do fio de cabelo). A arte é muito mais difícil de definir.

Como você se envolveu com isso?
Eu sou um artista autodidata e também um cientista que trabalha com microscópios de elétrons há mais de 25 anos em áreas de alta tecnologia, incluindo a nanotecnologia.

Saiba mais >>>


15:33 - Brasil venceu a calúnia?

(O abraço que Marco Aurélio Garcia deu em Orlando Silva
é um abraço que milhões de brasileiros queriam dar)




Foi uma sexta-feira turbulentíssima. A mídia apertou o cerco em torno de Orlando Silva. Seus exércitos iniciaram um bombardeio concentrado durante o dia inteiro, tentando produzir um fato consumado. Na verdade, desde o dia anterior, a mídia vinha divulgando que o Planalto "emitira sinais" de que Orlando deveria pedir demissão. A manchete do Jornal O Globo da quinta-feira era enorme, bombástica e definitiva: Planalto decide afastar Orlando Silva. E nesta sexta quase todos os principais jornalistas políticos anunciavam a queda do ministro como inevitável e certa.

Até que, finalmente, chega a patroa. Dilma Rousseff voltou da África, deu declarações irritadas acerca das notícias sobre sua suposta decisão de afastar Orlando Silva, reuniu-se a portas fechadas com o ministro e, por fim, decidiu que ele permanece no cargo. Foi uma tremenda vitória contra a calúnia, contra a manipulação da notícia, e contra os desmandos enlouquecidos de uma mídia sem escrúpulos.

A tensão gerada pela onda crescente e delirante de denúncias vazias acabou, como era de se esperar, transformando-se em rancor também contra o governo, acusado de agir com pusilanimidade em face ao golpismo midiático. "O governo é covarde", tem sido uma acusação frequente.

Continue lendo >>>>>

08:00h - A Imprensa Brasilis

O baronato tupiniquim, como qualquer quadrilha, age em pool,  é de dar inveja a qualquer Cosa Nostra, esta saraivada de factóides para derrubar o ministro Orlando Silva. Incrível a sincronia:  uma "notícia" qualquer solta pela Veja se alastra pelo pais como um rastil de pólvora. A mentira tida como verdade ganha as agências de notícia internacionais,  provocando sérios danos na imagem do Brasil no exterior. Foi assim que a imprensa nacional agiu para implantar o golpe de 64, vem de longe portanto  este tipo de jornalismo a la Murdoch, enterrado na Inglaterra um país do Primeiro Mundo que, no momento, debate a democratização dos meios de comunicação tema que, por conta dos interesses mafiosos dos barões da mídia,  é um assunto proibido. Assim a Imprensa puxa o comboio da imbecilidade e as Instituições, bovinamente,  obedecem-na. A este respeito leia "Instituições de Joelhos," de Eduardo Guimarães.

Nenhum comentário: