17/06/2009

O bem antes


Autor: josé carlos lima
O que: conversa com a Divina
Como: com um celular nokia 6120 classic
Quando: em 2009 filmei o vídeo de 2000
Motivo: deu-me uma saudadade danada destas pessoas que deixei para trás no meu caminho, pessoas boas como esta que aparece neste vídeo, a Divina

Por onde andei?
Às vezes nós nos perdemos em questões outras e deixamos de lado o fundamental.
Percebi isso agora, ao rever um vídeo antigo onde converso com a Divina.
Ao vasculhar uma caixa de quiquinharias achei a fita de vídeo empoeirada.
Ao exibir o vídeo no aparelho de televisão lá estava a Divina.
Nossa, a Divina.
Ela prestava serviço de faxineira para várias pessoas, para mim, por exemplo.
Para sobreviver ela varria, limpava banheiros, lavava, passava.
Primeiramente foi-se a Mãe Preta, a parteira que fez o parto no meu nascimento.
Ao ver a atuação de um grupo de fiandeiras, dias atrás, na exposição agropecuária de Goiânia, lembrei-me dela.
Nunca mais vi Mãe Preta, uma vez que nós nos arracamos do sertão sem nos despedi.
Não poderia ser de outra forma, pois naquela época eu era criança carregada por meus pais.
Vi Mãe Preta pela última vez eu deveria ter uns 8 anos de idade, quando ela entregou-me um cobertor que ela havia tecido.
Fou na minha interlocução com a Mãe Preta que quis participar da produção do meu cobertor, plantei o algodão, inclusive fiei na roda.
Eu acordava de madrugada, pegava duas varinhas de buriti e batia o algodão sobre um suporte tipo almofada ou colchão.
Estas pessoas sábias, como a Divina, a Mãe Preta, ficaram para trás, nunca mais as vi.
Que mundo é este em que nós nos sabotamos o tempo todo?


1
Daqui prá frente vou trabalhar esta série com a Divina, há pouca coisa mas o suficiente para uma boa reflexão sobre a arte, já vi isso com clareza ao rever o vídeo.
Interessante se notar que eu não havia dado a devida importância para as colocações da Divina sobre este assunto tão complexo sobre a arte contemporânea
Onde eu estava para não ter trabalhado mais com a Divina?

2
Um momento, vou rodar o vídeo na televisão, filmar com o celular e postar aqui, aguarde.
Claro que a qualidade do vídeo cairá muito, pois que se tratará de gravação de imagem e não da coisa real, o que implicará em grande de perda de qualidade do vídeo.
Haverá entrelaçamento de tempos, o bem ante e o agora.

3
Como o vídeo está demorando baixar no youtube esta postagem continua aqui
http://josecarloslima20.blogspot.com/
Esta obra é isto, uma roda, vou e volto, isto me é garantido através deste sistema dos 70 dias úteis

Agora na sessão de links "frases aleatórias no SPIN"



Frases Aleatórias no SPIN
Qualquer indivíduo é mais importante do que a Via Láctea.
Nelson Rodrigues

Nenhum comentário: