29/05/2008

Beijo gay, Brasil preparado?

O Brasil está preparado prá isso?
O beijo entre dois homens é tão chocante assim?


Ofício PR 089/2008 (TR/dh) Curitiba, 29 de maio de 2008



Prezados Senhores, Prezadas Senhoras Diretores(as) da Rede Globo:


Assunto: Possível “beijo gay” na novela Duas Caras


A ABGLT – Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais – é uma organização não governamental de abrangência nacional, que atualmente congrega 203 organizações afiliadas em todos os estados brasileiros e tem como missão: promover a cidadania e defender os direitos de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais, contribuindo para a construção de uma democracia sem quaisquer formas de discriminação, afirmando a livre orientação sexual e identidades de gênero.

A ABGLT tem como foco de suas atividades contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna e para tanto trabalha no sentido de eliminar todas as formas de discriminação, em especial em relação à homossexualidade.

Estes esforços também envolvem atividades voltadas para e sensibilização da sociedade, no sentido de diminuir preconceitos existentes em relação à homossexualidade, e assim promover o respeito à diversidade humana.

A visibilidade massiva é sem dúvida uma maneira de influenciar a opinião pública e provocar mudanças positivas em relação a opiniões sobre a homossexualidade. Um exemplo claro disso são as Paradas LGBT, que têm contribuído em muito para tornar visível a comunidade LGBT, bem como destacar algumas das nossas reivindicações junto aos poderes legislativo e executivo. Da mesma forma, o papel dos meios de comunicação tem sido de inestimável valor, sobre tudo nos últimos 10 anos, na promoção de imagens positivas de homossexuais, contribuindo assim para a melhoria da conduta social , especialmente em relação à discriminação.

Assim, tendo em vista a possibilidade de ser levado ao ar o beijo entre dois rapazes na novela Duas Caras, vimos até esta emissora solicitar que siga seu espírito inovador e corajoso, mantendo esta cena e transmitindo-a ao público. A transmissão desta cena será de grande valia, pois desta forma será mostrado ao público que a manifestação de afeto entre duas pessoas do mesmo sexo, além de legal conforme aconstituição, é absolutamente normal e que é uma realidade, sempre foi e sempre será. Ao veicular esta cena, a Rede Globo está simplesmente refletindo mais uma faceta da vida cotidiana de milhares de cidadãos e cidadãs brasileiras.

Na expectativa de sermos atendidos, estamos à disposição.

Atenciosamente

Nenhum comentário: