26/05/2008

Menos estupim curto

O telefone toca
( é Dona Socorro, vítima de câncer, pedindo ajuda orientação num processo judicial)
Ela: oi, Zé, tudo bem? Há dias que tento falar com você e não consigo, o telefone não atende.
Eu: pois não, dona Socorro?
Ela: Zé, a minha advogada me abandou, abandou meu processo, estou com muita dúvida, eu havia pedido na Justiça para me aposentar, saiu a aposentadoria pelo INSS.
Eu: dentro do processo da justiça?
Ela: não. Foi lá mesmo no INSS, à revelia do processo na Justiça. Agora tô com medo de falar para a advogada que me aposentei fora do processo judicial. Entrei em 2003, eu estava precisando muito e por isso procurei o INSS. Agora quero receber os atrasados através do processo na Justiça.
Eu: dona Socorro, eu estou em frente ao computador, me passe seus dados que vou pesquisar no site da Justiça para ver como está seu processo.
Ela: tá, e fico muito agradecida por sua educação.
Eu: ah sim, tô vendo aqui no site que seu processo está tramitando normalmente, houve um recurso por parte do advogado do INSS, o seu processo está nas mãos do Juiz, para se ter uma idéia clara a respeito do que está ocorrendo só mesmo comparecendo no balcão da Justiça e dando uma olhada no processo. A senhora deve dirigir-se à Justiça e pedir orientação do funcionário.
Ela: oi Zé, não sei como te agradecer, quando eu receber vou te dar um agrado.
Eu: precisa não, Dona Socorro. Havendo qualquer dúvida é só me ligar. Anote o número do meu celular.
.
Comentário:
engraçado, pela primeira vez sentir que pode ser prazeroso e emocionante ser advogado.
Talvez seja disso que eu estou precisando ultimamente.
EMOCIONAR-ME.
com o passar do tempo parece que a gente vai perdendo a capacidade de emocionar e emocionar-se.
Jamais esperava que advocacia pudesse proporcionar-me uma emoção como esta que tive agora nesta fala com a Dona Socorro.

Nenhum comentário: