26/07/2011

Arte em Processo (Conversa com Carlos Sena)

Atualização - 13/8/2011

Interferência sobre foto do Centro Cultural UFG, por Hélio Sperandio, via blog Fernandosimon-arq  aqui

E aproveito a oportunidade para publicar este email/convite do Carlos Sena:

Caros amigos,

anexo a belíssima imagem do Hélio Sperandio, de um ensaio sobre o Centro Cultural UFG, encomendado por uma importante revista de Arquitetura, para ser publicada e difundida por toda América Latina, e que de antemão, tenho a grande satisfação de partilhar um pouco disso, com vocês.

A propósito, acabo de ser comunicado pela assessoria do Marconi Perillo que o meu nome foi indicado entre os que nesse ano, serão contemplados para receberem a Comenda de Honra ao Mérito - Anhanguera (dentre outros, estão também os nomes do Pitágoras, Anselmo Pessoa e do Divino Sobral). Pitágoras, bAnselmo e Sobral têm seus méritos próprios para receberem tal homenagem, mas, quanto a mim, eu creio que essa indicação, foi pelos trabalhos que estamos desenvolvendo no Centro Cultural UFG, e dentre eles, o Salão foi um dos seus momentos mais marcantes.

A cerimônia da entrega das tais comendas, será dia 27 de julho de 2011, quinta feira, às 10:00hs na Cidade de Goiás, durante a transferência simbólica da Capital do Estado para aquele município. Se puderem compareçam, se não, mandem uma boa vibração!

Abraços,

Carlos Sena


Minha mensagem ao Carlos Sena:
Olá Carlos Sena, obrigado por compartilhar a boa notícia, e aproveito para pedir que confirme a data, no convite oficial é dia 26 mas no seu texto consta dia 27.  Dando sequência a um sonho de dias atrás, fiz uma interferência na imagem,  dá uma bela camiseta, vou pensa nisso,  e assim dimensiono mais um pouco o que eu vinha fazendo,
Grato,
JCL

Oi Zé,

o convite oficial consta dia 26, mas a cerimônia foi adiada para o dia 27 - quarta-feira.
Ficou bacana a intervenção na foto do Hélio Sperandio.

abç,

Carlos Sena

Em 23 de julho de 2011 18:40, José Carlos Lima

Sena, obrigado pela resposta.
O texto que segue não é uma resposta à sua mensagem, e sim o aproveitamento de uma oportunidade para escrever
Há dias que vinha publicando sonhos, processo encerrado
Houve até uma prova final, cuja postagem foi publicada ontem
(   ) Fim da primeira fase
Entro agora na segunda fase
Nesta nova etapa me apropriar-me-ei de coisas da realidade comum em direção ao sonho
Quer dizer, não mais partirei do sonho em direção a realidade, o caminho será inverso, bom que se repita.
Como será a nova fase, exemplo:
Ontem à noite, vindo para casa, caminhava pela avenida anhanguera comendo  biscoito waffer  quando se aproximou um senhor
Ele: Você me dá uma bolacha
Eu: Pois não. O senhor é de onde?
Ele: de Mossoró
Eu: Vc chegou hoje?
Ele: Faz dias mas estou na rua
(Enquanto conversa com o transeunte me lembrava que eu havia sonhado com aquela situação, a frase "incluir no sistema" e a imagem de uma longa ponte sobre o mar ligando países ou cidades ou indivíduos).
Ao olhar para o chão vi umas penas de pássaros, o que fez lembrar-me de um sonho no qual vi-me vendendo penas de pombo no centro da cidade.
Mais à frente um galho seco que me lembrou uma espinha de peixe
Andando mais deparei-me com umas folhas secas nas quais eu poderia escrever ou olhar ou ser.
Recolhi as penas e o galho seco, esquecendo-os sobre a mesa do bar, ao voltar haviam confundido minhas obras com lixo, o caminhão coletor havia levado tudo sem perceber que aquilo era não era lixo e sim material artístico, como tudo o que sonhamos.
Incrível como acho-me desaparelhado para avançar nesta segunda etapa do processo, uma vez que eu deveria ter em mãos instrumentos de expressão tais como: máquina fotográfica e de vídeo, lápis, papel.
Tenho as máquinas, no entanto não consigo organizá-las de forma a usá-las, encontrando-se portanto dentro de umas caixas, os fios se misturaram, não sei onde se encontra por exemplo a bateria.

Uma dúvida: Não sei ao certo se devo me apropriar de coisas da realidade na direção de algum sonho ou se, avançando mais um pouco, devo transitar na direção de um imaginário pessoal, um mundo particular.
Não sei.
Agora sei.
Tanto faz.

Quem sabe inicio aqui uma nova série onde eu parta da realidade em direção ao sonho e não o inverso, como ocorreu até agora.
Ainda não sei, abaixo a interferência na realidade a partir de um sonho, a imagem original aqui



Atualização - 5/8/11

Já há alguns dias não atualizo o blog, a minha rotina foi quebrada pela hospedagem de uma amiga, que carinhosamente chamamos de Bela. Foi-se embora ontem. Ela é irmã de um amigo falecido num acidente de trânsito. Era o Hortêncio, mais do que um amigo, era como se fosse um irmão. Ele sempre hospedava aqui em casa, de uma certa forma ter a Bela aqui por estes dias foi como ter o Hortêncio em nossa companhia, na despedida choramos bastante, não comentamos mas, no fundo no fundo sabíamos que era por causa da ausência do Hortêncio. Muito complicado esta coisa de morte.

Quanto a ausência de novas postagens no blog. Não sou de forçar a barra. Não quero me sentir obrigado a blogar, a troco de que mesmo. Estou entrando de férias, retorno lá pelos idos de setembro, até lá não sei se vou publicar novos posts, e falta de assunto não é, tenho tido ótimos sonhos artísticos e não tenho ligado para tais conteúdos, se bem que ele dariam boas obras, o "ou", nuvens em formação de boiada (a boiada era real quando pensei que era nuvem), assédio moral no trabalho, a rudeza (só mesmo a arte para convivermos com o rude, com as mesquinharias do dia-a-dia, fazer arte termina sendo uma válvula de escape, não sei se devo fazê-lo como arte ou com anamnese). Nesta noite sonhei com Ney Matogrosso cantando Tigresa.

Fui

Ah, estou pensando em fazer alguma coisa palpável, devo ter enjoado mexer com sonhos. Por isso estou preparando um cantinho aqui em casa. Será um espaço sensorial onde farei coisas, ainda não sei o que. Digamos que seja o Teatro Spin, eu tinha um blog com este título, cadê mesmo, devo ter deletado. Vou refazê-lo. Achei, ainda está aqui. Não. Não quero este novo blog, vou usar este mesmo. Teatro ou Igreja, tanto faz. Mas nesta noite sonhei que não se pode abusar do "ou". Ou se trabalha ou se espreguiça. Não é a mesma coisa. Não se pode usar o termo trabalhar ou espreguiçar, pelo mundo neste mundo cartesiano ou escravocrata.  Precisamos sim da arte como válvula de escape para melhor vivermos neste mundo que tende ao massacre. Viva os   70 anos de Ney Matogrosso, uma figura que faz-nos voar e que nos dá asas à imaginação.

Fazendo um spin na rede: 1- Do Estadão, por Wilson Yoshio,  no LNO:  Os bastidores da demissão de Jobim 2- Luis Nassif: A importância da escolha de Celso Amorim 3- Rodrigo Vinna, postado por Davi Vieira, no LNO: A pauta da Globo para Celso Amorim

4- Luis Nassif:  Os hinos brasileiros 


5- Centro Cultural UFG - Projeto Fernando Simón entre os três finalistas em premiação na área da arquitetura.

Meu comentário
O Centro Cultural UFG fica aqui perto de casa, trata-se de um espaço onde já ocorreram importantes eventos em várias áreas da cultura: literatura, música, artes plásticas. Parabéns ao Carlos Sena(segue email) pelo empenho:

Caros amigos,

é com grande satisfação que lhes comunico que  O Centro Cultural UFG - Projeto de Fernando Simón está entre os três finalistas da
 
Categoria Edifícios Institucionais - Lazer no Prêmio Melhor da Arquitetura 2011

abs,

Carlos Sena
De: Melhor da Arquitetura <MelhordaArquitetura@abril.com.br>
Data: 1 de agosto de 2011 19:44
Assunto: Parabéns! Você é um dos finalistas do IV Prêmio O Melhor da Arquitetura.
Para: "fernandosimon.arq@gmail.com" <fernandosimon.arq@gmail.com>


Caro arquiteto,
Comunicamos que seu escritório é finalista no IV Prêmio O Melhor da Arquitetura, organizado pela revista Arquitetura&Construção.
Os projeto que segue na disputa é:

Categoria Edifícios Institucionais - Lazer

O material para esta segunda fase deve ser enviado impreterivelmente até dia 22/8.
Para conferir o material necessário, por favor consultar o regulamento no site: www.melhordaarquitetura.com.br
A festa de premiação acontecerá do dia 31/10.

Estou á disposição para qualquer esclarecimento,

Atenciosamente,

Cristina Wehba
Prêmio O Melhor da Arquitetura
Revista Arquitetura & Construção
tel. (11) 3037-5467

6-  André Santiago, no LNO, emm comentário à postagem "Os 70 anos de Ney Matogrosso"




Amigo IV Avatar, este vídeo é histórico. Trata-se do primeiro videoclipe realizado no Brasil e exibido no Brasil. Interessante se notar que naquela época o nosso país era selvagem, as matas e rios intactos, de forma que a música "América do Sul", cantada por ney neste vídeo Ney foi uma profecia que anunciou a devastação de nossos dias. "O videoclipe chegou ao Brasil em 1975, no programa Fantástico da Rede Globo. O primeiro clipe foi da música "América do Sul" de Ney Matogrosso"
Link:  http://pt.wikipedia.org/wiki/MTV_Brasil

FONTE: http://www.advivo.com.br/blog/iv-avatar-do-rio-meia-ponte/america-do-sul-o-primeiro-videoclipe-brasileiro 

07- Brizola Neto: A Globo vai virar vivandeira de quartel?

08- Inteferência - III
Celso Lungaretti: It´s a long way

09- Interferência - IV


Tuca Vieira:  A noite em Berlim

10- Mario Biselli: Croquis

11- Junior50: A pauta da Defesa

12- Maurício Machado e Luis Nassif: Uma aula política por Fernando Limongi

13- Paulo Henrique Amorim: PIG(*) instiga militares ao Golpe

14- Raoscandiuzzi/Rede Brasil Atual, via Wilson Yoshio, no LNO:  A luta de uma mãe do menino assassinado por homofobia

15- ColetivoF5: Cinemagraphs, Fotos que se movem

16- Marcos St.: O insuperável O Globo

17- Globo/G1, via LNO: Globo divulga carta com princípios que não segue

18- Intervozes: Concessões de Rádio e TV

19- Cláudio Ribeiro: Imprensão não deu importância: Ipea apurou melhor distribuição de renda em 50 anos

20- Luiz Braz/Rede Brasil Atual: Justiça restaurativa é alternativa para lidar com bullying

21- Maria Conceição Tavares/Carta Maior: "Colapso do neoliberalismo sob o tacão dos ultra-neoliberais: é a treva!”

22-  Heloisa Vilela: Um susto com os preços no Brasil

23- Gleidson Renato Martins Dias: Da necessidade de um novo paradigma para a segurança pública no Brasil

24- IV Avatar do Rio Meia Ponte: Não ao exame da OAB

25- Cee Loo Green: Fuck you

26- Nesta noite dormindo ou sorrindo sonhei ou olhei ou vi ou fui isso: O blog 68 de Edson Barrus

27- Ney Matogrosso: Bicho de 7 cabeças

28- Centro Cultural UFG: Conjunção

29: Muito bom este texto, para quem conhece o Carlos Sena não há como não sorrir da situação, uma vez que se trata de figura avessa a formalidades como estas da  Comenda de Honra ao Mérito - Anhanguera

30- Nassif: O segundo tempo da crise global

31- Tonho Crocco: Rap contra o aumento dos deputados resulta em processo

32- Venício Lima: Globo: princípios, credibilidade e prática

33- João Brant: Telebrás, 13 anos depois

34- Da Folha, por Miriam L, no LNO: As mulheres assassinadas no Brasil


35- João Paulo de Paula Silveira/UEG-Iporá-go, no LNO: Modernidade ambígua

36- Luiz Carlos Azenha sobre o derretimento da globalização - Onde é que você estava em agosto de 2011?

37- Silas Malafaia e os livros proféticos

Comentário ao post  "Os livros proféticos"

"(...) o fim do anti-comunismo e do mundo bipolar será prejudicial ao poder imperial  e à economia  americana(...)"
Quero fazer aqui minha profecia: o fim da homofobia, do mundo odioso,  será prejudicial ao poder imperial  e  ao bolso do Silas Malafaia/Assembléia de Deus. Ele(MalaFAIA) precisa dos "pecados" do outro para faturar mais e mais, haja picaretagem, hipocrisia e tudo mais.




38 - Carta Maior, por Marco Antônio L. - A posse de Celso Amorim

39 - Luis Nassif-  Amor de perdição: Globo e Kamel

40- Gunter Zibell-  Homofobia: gay de 61 é morto a pedradas em Florianópolis

41- Folha- Os governos e o mercado financeiro na crise

42- Nassif- O Brasil no meio da crise global

43- Enquanto isso os EUA é saqueado pelo mercado. Altamiro Borges: Bancos roubam U$$ 16 trilhões nos EUA

44- István Mészáros - É necessária a erradicação do capitalismo

45- A crise mundial, por Paulo Donizetti de Souza: Minoria rica e cega

46- Não compre seu tablet agora, aguarde um pouco. Da Band, por Foo, no LNO: Os tablets produzidos no Brasil

47: Ig, por Nilva de Souza: DEM escala jovem da periferia para defender "direita"

48- Caro(a) spinauta,  peço seu voto para o Centro Cultural, a arte agradece

Em 8 de agosto de 2011 19:39, Carlos Sena Passos escreveu:
Oi Pessoal,

começou a votação para o Prêmio Melhor da Arquitetura 2011.

Confira e vote:  
http://app.casa.abril.com.br/p​remio/votacao/lazer.php
Grato,

Carlos Sena


49- Wilson Vieira/Cinegnose: A ilusão do discurso da ética

50- Marco Aurélio Mello- Caos aéreo: Culpa do Amorim ou do Fantástico?

51- Eduardo Guimarães - Parla Dilma

52- André Barrocal: Padrão de relação de Dilma com partidos não dura muito

53- Emir Sader: A orfandade das derrotas

54- Renato Rovai: Dilma e a montanha russa enferrujada

55- Mino Carta: 

"(...) Vivemos em um país desmemoriado, mas a recordação dos comportamentos do jornalismo nativo em relação ao governo Lula é recente demais para ter sido esquecida. Intérprete dos sentimentos da minoria abastada e dos aspirantes ao alpinismo social e financeiro, a mídia esmerou-se anos a fio na exposição do seu ódio de classe em relação ao metalúrgico sentado no trono, homessa, quanto desplante.

Nos começos do governo Dilma, houve manifestações em sentido oposto, de simpatia pela presidenta. A sinceridade do sentimento talvez fosse discutível, pois estava claramente embutida na nova doutrina a intenção de afastar a criatura do criador. Desperdício de tempo, palavras ao vento e papel impresso. Como a presidenta faz questão de acentuar, a ligação entre os dois não sofreu qualquer abalo.

A estratégia fracassou e a tática agora é a de suscitar problemas. Os perdigueiros da informação com fervor se aplicam a levantar, dia após dia, casos melindrosos, com a transparente intenção de criar problemas para o governo. A entrevista da presidenta mostra-a capaz de uma avaliação de todo isenta. Denúncias fundamentadas merecem de fato ser apuradas sem condescendências, ilações apressadas, quando não tendenciosas, cabem à perfeição na lata do lixo. (...)" Para ler o texto na íntegra clique aqui

56- Brizola Neto-  A oposição dita a pauta,  porque a oposição é a mídia

57- Raoni Scandiuzzi, na Rede Brasil Atual-  Dilma diz que SUS adotará sistema de internação domiciliar

58- Dilma no CE- Estamos vencendo o pensamento do atraso (vídeo)

59- IV Avatar do Rio Meia Ponte-  O incrível AA dizendo que "havia modos" na corrupção tucana

60- O Globo, por Nilson- A juíza que enfrentava as milícias

61- Miguel do Rosário sobre a popularidade de Dilma no IBOPE- É a saúde, estúpido!

Nenhum comentário: