18/09/2009

Mab 6/70 (I)

A Hora da Estrela

Você já leu o livro 'A Hora da Estrela," de Clarice Lispector.
Estou lhe perguntando porque nunca o li.
Nunca li e, no entanto nesta noite sonhei com esta obra.
No sonho eu era um ator de teatro, estando ali para apresentar a peça "A Hora da Estrela."
Eu e um outro ator.
O ator entrou no palco, começou a falar e entrei em pânico.
Entrei em pânico porque não sabia sequer uma palavra do que eu deveria falar.
Enquanto o ator, em pé, desbravava seu falatório, eu caido no chão esperando minha vez.
Pensei que se fosse um monólogo estaria tudo resolvido.
Tendo em mãos a obra "A Hora da Estrela", pensei em começar a lê-lo, transformando a peça num monólogo.
Neste momento o meu colega de palco aproximou-se de mim.
Foi quando acordei.
Eu estava dormindo.
Ainda bem que não havia ninguém na platéia, nem mesmo o diretor.
Para não dizer que a platéia estava totalmente vazia, havia um jovem numa das cadeiras reservada ao público, bem no meio.
Mas era como se ali não estivesse ninguém, pois a única alma viva ali presente não estava prestando atenção na peça.
Ele lia o livro "A Hora da Estrela"
Agora que acordei, sinto uma sensação ao mesmo ao mesmo tempo estranha e agradável.
Refirome a esta deliciosa brisa que abana meu rosto = olho = ser.
Sinto uma presença de Clarice Lispector, cuja obra desconheço.
Ela como se ela disesse, estou aqui, sou este vento que abana tua alma.
.
Por causa do sonho desta noite preciso conhecer mais Clarice Lispector, mais especificamente a obra "A Hora da Estrela"
Não apenas buscar coisas na internet mas ir mais fundo, comprar o livro físico, superar este meu problema de falta de concentração para a leitura e lê-lo.
Mas enquanto não compro o livro físico, vou dar uma olhadinha na web.
Clique aqui para saber mais sobre A Hora da Estrela
Isto
Agora sei
Volto já para dizer o que sei agora
Um minuto, vou dar uma olhada na obra de Clarice
.
Meu deus, eu sou Macabéa!!!!!
Onde eu estava para não saber disso.
Agora sei, sou Macabéa.
Como Clarice pode fazer isso comigo?
.
Macabéia "começa a namorar Olímpico de Jesus, que não vê nela chances de ascensão social de qualquer tipo." (esta frase aspada é de Clarice).
Agora sei
Este Olímpico de Jesus é Mab.
Onde eu estava para não ter lido antes esta obra?
Se tivesse lido não teria dado tantas voltas para saber mais sobre mim.
Clarice não precisaria ter-me aparecido assim.
Em forma de sonho.
Brisa matinal abanando meu rosto, meu olho, meu ser.
.
Aliás, eu sou quem na história?
Retornemos ao sonho.
No palco eu era Macabéa, a retirante incapaz de apresentar-se no palco.
As letras Mab estão dentro de Macabéa.
Mab mora dentro de Macabéa.
Olímpico de Jesus "abandona-a para ficar com Glória (colega de trabalho), cujo pai era açougueiro, o que sugeria ao ambicioso nordestino a possibilidade de melhora financeira." (Clarice Lispector).
___________________________________
Abaixo, logo após a palavra "contemporânea" clique em mab1 para acessar os demais capítulos desta monografia

Nenhum comentário: