16/12/2009

Idéia Sem Ferrão (A História de Idéia - I, 1/70)

E se todas as coisas fossem idéias?

Como seria o mundo se todas as coisas fossem representadas pela palavra "idéia" + a preposição "sem" + um substantivo que lhe diga respeito?

Você duro não seria pobre mas Idéia Sem Dinheiro.

Só, não serias solteiro(a) mas Idéia Sem Par. Impar.

Escrevi ou lembrei-me disso, a História de Idéia, ao ler um artigo de uma médica.
Ela fala do mundo da abelha tiúba.

Engraçado, eu não sabia que a tiúba fosse Idéia Sem Ferrão.

Pelo contrário, pensei que fosse uma das mais perigosas abelhas.

Será que o chupé, um maribondo que produz mel, não é maribondo?

Não sei.

Sempre tive curiosidade pelo chupé, para mim uma espécie de maribondo.

Lembro-me dos casarões dos chupés, quase do tamanho de uma carvoeira, branca como o algodão.

Ao partir aquilo, o mel escorre.

Da minha infância, lembro-me também de uma abelha minúscula que fazia pequenos casulos de cera, favos de mel.

E uma outra espécie que furava o chão.

Dava até para chupar o chão com um canudinho.

Eta planeta doce.

Idéia Sem Amargura.

São vários os nomes possíveis de serem construídos a partir da História de Idéia Sem Morte.

A médica, Idéia Sem Morte, contou sobre Idéia Sem Ferrão.
Como é mesmo no nome de uma massa amarelada que tem dentro dos favos de mel?
Não recordo-me, parece que é samborá ou samburá.
Esta da abelha sem ferrão prá mim é novidade, eu não sabia, agora sei.

Pensei que todas as abelhas fossem dotadas de ferrão, tal como as perigosas africanas.

Pelo menos o mundo da política, da disputa partidária, esta repleto de abelhas que adoram dar uma bela ferroada.

Faz parte...

Agora sei.


Grato,

Idéia Sem Ferrão

Deixa chover canivete
Deixa chover canivete que o resto o mel de tiúba resolve
Mel de abelha possui funções nutricionais e é energético
Fátima Oliveira, em O Tempo
Médica - fatimaoliveira@ig.com.br


É um dito popular sobre o poder curativo do mel de tiúba, cujo uso medicinal remonta a tempos imemoriais. A tiúba (Melipona compressipes fasciculata) é do grupo das abelhas sem ferrão (as meliponinas), nativas dos trópicos, que no Brasil são mais de 400 espécies. O mel de tiúba é alimento e remédio valiosos. Amo coalhada adoçada com mel de tiúba! Em minha infância até a idade adulta, a palavra mel significava sempre que era mel de tiúba, dada a sua prevalência no médio sertão do Maranhão.


Continue lendo


.

Nenhum comentário: