29/05/2011

Frei Betto: A Igreja não tem o direito de encarar ninguém como homo ou hétero

Na realidade spin as Igrejas são cantoras ao invés de fofoqueiras
E cantam para todos, indistintamente
Lá, não sai nenhuma palavra da boca, apenas canto
Imagina só Silas MALAfaia cantando seus impróprios, extorquindo as pessas através do canto
Isso só se faz através da fala
Falar é coisa de macaco, é meio de se difundir preconceitos e incitar ódios contra o outro
Imperdível este texto de Frei Betto,dá para se entoar este texto através de um canto
Já a homofobia de Silas MALAfaia, impossível ser musicalizado


Os gays e a Bíblia
por Frei Betto, em Amai-vos

É no mínimo surpreendente constatar as pressões sobre o Senado para evitar a lei que criminaliza a homofobia. Sofrem de amnésia os que insistem em segregar, discriminar, satanizar e condenar os casais homoafetivos.

No tempo de Jesus, os segregados eram os pagãos, os doentes, os que exerciam determinadas atividades profissionais, como açougueiros e fiscais de renda. Com todos esses Jesus teve uma atitude inclusiva. Mais tarde, vitimizaram indígenas, negros, hereges e judeus. Hoje, homossexuais, muçulmanos e migrantes pobres (incluídas as “pessoas diferenciadas”…).
Relações entre pessoas do mesmo sexo ainda são ilegais em mais de 80 nações. Em alguns países islâmicos elas são punidas com castigos físicos ou pena de morte (Arábia Saudita, Irã, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Nigéria etc).

No 60º aniversário da Decclaração Universal dos Direitos Humanos, em 2008, 27 países membros da União Europeia assinaram resolução à ONU pela “despenalização universal da homossexualidade”.

A Igreja Católica deu um pequeno passo adiante ao incluir no seu Catecismo a exigência de se evitar qualquer discriminação a homossexuais. No entanto, silenciam as autoridades eclesiásticas quando se trata de se pronunciar contra a homofobia. E, no entanto, se escutou sua discordância à decisão do STF ao aprovar o direito de união civil dos homoafetivos.

Ninguém escolhe ser homo ou heterossexual. A pessoa nasce assim. E, à luz do Evangelho, a Igreja não tem o direito de encarar ninguém como homo ou hétero, e sim como filho de Deus, chamado à comunhão com Ele e com o próximo, destinatário da graça divina.

São alarmantes os índices de agressões e assassinatos de homossexuais no Brasil. A urgência de uma lei contra a homofobia não se justifica apenas pela violência física sofrida por travestis, transexuais, lésbicas etc. Mais grave é a violência simbólica, que instaura procedimento social e fomenta a cultura da satanização.

A Igreja Católica já não condena homossexuais, mas impede que eles manifestem o seu amor por pessoas do mesmo sexo. Ora, todo amor não decorre de Deus? Não diz a Carta de João (I,7) que “quem ama conhece a Deus” (observe que João não diz que quem conhece a Deus ama…).

Por que fingir ignorar que o amor exige união e querer que essa união permaneça à margem da lei? No matrimônio são os noivos os verdadeiros ministros. E não o padre, como muitos imaginam. Pode a teologia negar a essencial sacramentalidade da união de duas pessoas que se amam, ainda que do mesmo sexo?

Ora, direis ouvir a Bíblia! Sim, no contexto patriarcal em que foi escrita seria estranho aprovar o homossexualismo. Mas muitas passagens o subtendem, como o amor entre Davi por Jônatas (I Samuel 18), o centurião romano interessado na cura de seu servo (Lucas 7) e os “eunucos de nascença” (Mateus 19). E a tomar a Bíblia literalmente, teríamos que passar ao fio da espada todos que professam crenças diferentes da nossa e odiar pai e mãe para verdadeiramente seguir a Jesus.

Há que passar da hermenêutica singularizadora para a hermenêutica pluralizadora. Ontem, a Igreja Católica acusava os judeus de assassinos de Jesus; condenava ao limbo crianças mortas sem batismo; considerava legítima a escravidão e censurava o empréstimo a juros. Por que excluir casais homoafetivos de direitos civis e religiosos?

Pecado é aceitar os mecanismos de exclusão e selecionar seres humanos por fatores biológicos, raciais, étnicos ou sexuais. Todos são filhos amados por Deus. Todos têm como vocação essencial amar e ser amados.  A lei é feita para a pessoa, insiste Jesus, e não a pessoa para a lei.

Eduardo Guimarães: O despertar da juventude


A imagem acima percorreu a internet neste sábado. Como diz a mensagem que a repassa, traduz o espírito da Marcha da Liberdade com a qual, mais uma vez, São Paulo brindou o país, após deslumbrá-lo com o Churrascão da Gente Diferenciada.

Para quem não sabe, corre que até 10 mil pessoas podem ter participado, ignorando uma ordem judicial absurda, de cunho fascista.


Eu, que tenho me manifestado reiteradas vezes contra o conservadorismo paulista e a falta de idealismo da juventude, não posso deixar de reconhecer que, se há muita gente alienada em São Paulo, também há muita gente disposta a fazer a diferença, e que a juventude parece despertar.

A não-partidarização desses movimentos da juventude paulista, ainda que a alguns possa parecer despolitização, não é. É independência em relação a lideranças políticas que não estão sabendo representar o pensamento desses jovens cidadãos.

Aqui no Rio Grande do Sul, longe da minha São Paulo, terra de meus pais, avós, bizavós, tetravós, experimento orgulho da minha cidade que há muito não sentia, e alegria de ver que a juventude sempre será a juventude. Um dia ela desperta.

E viva a liberdade!

Celso Lungaretii:DERAM UMA CHANCE À PAZ 

Prevaleceu o bom senso: a autoritária, grotesca e potencialmente desastrosa proibição judicial não foi cumprida, a Marcha da Liberdade transcorreu pacificamente, ninguém se machucou nem a democracia saiu arranhada.

Cerca de 4 mil manifestantes se reuniram na avenida Paulista, seguindo então até a praça da República, sem provocações nem incidentes.

Durante o trajeto, foram entregando flores aos transeuntes e até para os PM's.

Tudo muito singelo, lembrando a primeira passeata contra a ditadura militar ocorrida em São Paulo no ano de 1968,  quando, protestando contra o assassinato do jovem secundarista Edson Souto no restaurante Calabouço (RJ), gritávamos: "Mataram um estudante, podia ser seu filho!".

Ficou comprovado que promotores e desembargador estavam fora da realidade, em todos os sentidos: viam ameaças inexistentes e não enxergavam sequer o ano certo no calendário.

No sábado da pancadaria, escrevi: avisa as "otoridade" que a ditadura acabou!

Alguém deve ter avisado...

10:00 - Enquanto o PIG torce pela morte de Dilma, médicos informa que ela está ótima.Este é o PIG, estas figuras que hoje torcem pela morte de Dilma chegaram a anunciar um estádio para comemorar o óbito de Fidel Castro. Estão esperando há anos pela data que nunca chega. Dilma viverá tanto quanto Oscar Niemeyer. Para desespero do PIG e pigueiros. A este respeito leia no Luis Nassif Online  via O Globo:  O relatório do Sírio sobre a saúde de Dilma

10:11 - Os pigueiros ou piguistas ou piguentos, sei lá,  o baronato da mídia, porta-voz desta direita decrépita, torce pela morte de Dilma. Que imprensa é essa que, ao invés de se reportar aos fatos, cria um mundo paralelo, manipula, nutre ódios e preconceitos, não está nem aí para o nosso País. Ódio pouco é bobagem. A este respeito leia no Blog do Dr. Givago via LNO:  Epoca supera Veja em imundície e quer matar a Dilma

10:15 - Eu sou a favor da descriminalização de todas as drogas (FHC). Se esta entrevista bombástica tivesse sido dada por Lula o PIG estaria fazendo o que senão alardeando por ai que ele(Lula) estaria fazendo propaganda de uso de entorpecentes. Nem artistas libertários como Ney Matogrosso são a favor da descriminalização de todas as drogas, até parece que o entrevistado estava fora de si durante esta entrevista, será que fumou um unzinho, não dá prá entender esta hipocrisia do governo de SP reprimir a Marcha da Maconha. A este respeito, Mônica Bergamo:  FHC e a descriminalização das drogas



11:00 - Às 10:15 citei o Ney Matogrsso, vamos à fonte:

"(...) O tema drogas também pauta a discussão. “Eu tomei ácido, na década de 60,70, onde também a droga era outra, tudo tinha qualidade. Não é essa droga malhada que se vende no País”. E acrescenta, em outro momento da entrevista: “Eu penso que a maconha deveria ser liberada e o crack deveria ser reprimido até o ultimo grão(...)”.
LEIA O TEXTO NA ÍNTEGRA

20:00 - A zelite brasileira boba que não é, veio com esta coisa do "escândalo" Palocci para confundir a base de Dilma. Sem base,sem apoio popular, como ocorreu com Collor, o impeachement seria questão de tempo
Abram os olhos, vejam o que de fato há por trás do tal "escândalo" Palocci, tenham um mínimo de racionalidade e parem de repetir a ladainha do PIG em defesa da ética, quem não conhece esta gente,claro que não se trata de defesa de ética coisissima nenhuma, sabe o baronato da mídia que, se Lula não foi derrubado porque ele(Lula) tinha apoio popular, com Dilma pode ser diferente, pois o tal apoio pode ser salopado através de uma poderosa campanha de difamação e mentiras na mídia, que vai desde o caso Palocci ao "estado terminal" de Dilma. Vacine-se contra o pig, o texto é de Dora Kramer, via Vi o Mundo, Luis Carlos Azenha conta a pedra: o objetivo seria mesmo um impeachment de Dilma.

20:40 - Catanhede, a musa da massa cheirosa,na Folha Tucana de SP: Temer afirma que elevou o tom de voz com Palocci

21:00 - Por um lado os moralistas de plantão se dizem alarmados com os 20 milhões que Palocci ganhou durante anos, tudo informado à receita. Por outro lado nenhuma marola por causa dos 30 milhões ganhos pelo tucano Roger Agnelli, ex-da Vale. Isto não não é enriquecimento ilícito com a conivência da Justiça? Se fosse o Palocci o barulho seria ensurdecedor, incrível as pessoas da esquerda não perceberem que o PIG, que enxerga bem longe, quer mesmo é o impeachement de Dilma, estão preparando o terreno, faz parte da estratégia mostrar a presidenta em "estado terminal" (Revista Época). Assim, a população não se levantaria em sua defesa. Abram os olhos, lembrem-se que em 2005 Lula só não foi deposto por um impeachment pq nós cerramos fileiras em sua defesa, sem essa portanto de morder na isca do pig com este trololó de “escândalo” Palocci. Escândalo é isso, se embolsar 30 milhões de uma tacada só, a este respeito leia Brizola Neto em "Gente fina é outra coisa"

23:00 -"(...) O Brasil poderia se tornar um grande produtor e exportador mundial da planta, gerando emprego para milhares de pequenos agricultores.


Legalizando, poderíamos também explicar melhor à juventude os males do vício. Conheço bem essa ervinha danada. Tenho milhares de amigos que fumam um back. Estudei letras na UERJ (antes de me formar em Comunication), frequentava a UFRJ, era tudo um fumacê só. Pra falar a verdade, aqui no Rio, entre a juventude "cult" universitária é difícil achar um elemento que não fume ou não tenha fumado. Os shows no Circo Voador antigo (mas já na Lapa), que eu assisti dos 17 aos 25 anos, mais ou menos, eram uma coisa de louco. Você mal conseguia respirar lá dentro de tanto vapor jamaicano.

Entretanto, a cannabis atrapalha a concentração, dá preguiça, engorda, confunde o cérebro, tira a energia que deveria ser canalizada para o estudo ou trabalho. E há que se cuidar, porque vicia sim. Não é um vício físico como a heróina, a cocaína e o crack, mas é um vício psicológico e cultural, que leva o cara a só se divertir depois de fumar um baseado.(..)
Leia mais em Legalizar a Maconha? de Miguel do Rosário

Nenhum comentário: