22/05/2011

Realidade, coisa possível, simples fantasia


filho-de-um-homem.jpg

Ato 2, forma: O Filho do Homem- 1964, de Magritte

Ato 1, visão:

Nesta sonhei ou olhei ou vi-me diante de uma duas situações: mente fechada x aberta: uma performance artística que consistia num mendigo fabricar uma engenhoca para receber moedas

Havia um som no local onde se podia ouvir pessoas declarando que haviam doado tal valor ao spin pedinte

Naquele  momento fiquei em dúvida se aquilo seria vida ou arte: sai do local e vi outra performance, que  consistia em 5 pessoas vestidas de negro e no lugar da cabeça, formas ovais, o movimento era sincronizado.

Agora mesmo ao pegar o fósforo para acender o fogão a caixa se abriu, os palitos caíram sobre a pia e, ao ver aqueles palitos, me lembrei daquelas pessoas com aquelas estruturas no lugar da cabeça.

Revelação de sonho - III

Será que, no sonho, o outro é a gente mesmo
?????

Se a resposta for sim, ao relatar o sonho devemos deixar claro que sonhar é olhar ser o outro


Neste sentido, a redação deste outro sonho seria assim:

Nesta noite sonhei olhei fui  Shirley MacLaine

O nome dela estava escrito em letras pontilhadas e com letras cheias de curvas, silhuetas, um verdadeiro bordado

Não sei porque sonhei sobre a spin ambulatriz ou: não sei porque a sonhei olhei fui...

Na verdade  houve um descompasso com a realidade atual, uma vez que no próximo mês, saturno,  não teremos feriados no calendário gregoriano,,...gregoriano ou antigo, tanto faz
Talvez por isso eu tenha sonhado com o feriado  Shirley MacLaine

Ao pesquisar para saber quem é Shirley MacLaine,  achei a frase "Mente é como pára-quedas, só funciona aberta"

"A mente humana é como um pára-quedas: só funciona bem quando está aberta",,,,...de quem será esta frase

Feriado de Shirley MacLaine?

É que realidade spin cada mês de 73 dias (74 no mês de marte de ano bissexto) dos quais 70 são dias úteis, quando posso atualizar este blog, sendo os demais dias feriados.

Ato 3  - Conhecimento

Como se sabe, o spin compreende os estados visionário, forma e conhecimento

Momento 3,  conhecimento:

Pesquisar a autoria do texto abaixo:

"(....) Voltemos então a esse mundo físico, digamos de ilusão. À noite, momento solene do fato, nos separa então da realidade definitiva. Com o corpo em repouso, nossa alma fica livre. E por alma, não trato de filosofia ou religião, mas daquele estado puro e essencial que seria a menor partícula de nós mesmos. Aquela que não pode ser vista, mas como o ar, é 99% do todo.

(...)

Nossos sonhos são formados de nossas experiências, vontades e pensamentos mais especiais. São fatos matemáticos jogados no inconsciente, que o recebe como um balão cheio de tinta, e pinta sua realidade em cores abstratas. E é ai, é assim que estes quadros abstratos nos retornam, na realidade essencial do sonho. E nos empurram suavemente à mudança.

Chamemos então René Magritte, o surrealista divertido, bem humorado e tantas vezes bizarro e suas conexões inusitadas. Mas não é exatamente assim a emoção? Um banho de impulsos desconexos, de dor, amor e angustia que sobem a temperatura do corpo a ponto de nos acreditarmos presos a uma gaiola vazia? Quem, em seu mais nobre momento não se emocionou com a maça ou foi desafiado por um comercial onde imagens e música eram dispostos exatamente pra te levar ali, ao choro, ao fraco, ao ventre? A traição das imagens não nos leva ao símbolo, mas ao emocional.(...)

http://www.artigonal.com/cronicas-artigos/um-momento-no-inconsciente-um-sonho-em-gorki-e-uma-realidade-em-botticelli-ou-seria-o-contrario-e-magritte-esta-fazendo-o-que-aqui-4407559.html


Ainda sobre a frase de Shirley:

Mente é como para-quedas, só funciona quando aberta. 

Realmente, a rigidez mental entorpece o pensar e embota nossa visão. Não se trata de cairmos num relativismo inconsequente que rejeita a tradição simplesmente por rejeitar, mas estar abertos ao novo, adotando sempre uma postura de "a posteriori",  pois o "a priori" nos mantém inequivocadamente no preconceito e  na absolutização do que, por essência e por funcionamento, é sempre relativo: a vida.

Contam os monges budistas que um certo dia, um famoso professor universitário procurou um mestre zen para que este lhe explicasse a natureza do Zen. O mestre o recebeu com cortesia e conforme a tradição, antes iniciar os estudos, o convidou para tomar chá. Então, começou a servir o visitante, colocando chá na sua xícara. Só que colocou além da conta, fazendo o professor gritar:

- Mestre, já basta! Está transbordando! 
# Ah, é? E por que derramou?  
- Oxe, porque a xícara já estava cheia de chá!  
# Assim é nossa mente. Temos que mantê-la vazia para que possa receber novos ensinamentos. Vá embora, esvazie a sua e depois volte para aprender sobre o Zen.

Na verdade, a primeira lição sobre o Zen já tinha sido dada, mas se o professor não a compreendeu e, ao retornar a casa,  não consegiu esvaziar sua mente, não tinha mais sentido voltar a falar com o mestre.

Esvaziar a mente significa mantê-la "aberta", sem preconceitos. Não exige que você deixe sua forma de pensar e seus valores, mas que você cultive um sentimento de alteridade, isto é, de respeito pela visão do outro e pelo direito que ele tem de viver conforme esta visão.

Concluo com uma citação de Mahatma Gandhi, o grande líder espiritual indiano:

"A lei de ouro do comportamento é a tolerância mútua, já que nunca pensaremos todos da mesma maneira, já que nunca veremos senão uma parte da verdade e sob ângulos diversos." 

,,,,,,,...................
08:00 - Carlos Aurino:  O que é mente aberta? 

08:03 - "A mente humana, é como um pára-quedas: só funciona bem quando está aberta"


08:22 - Achei isso também, uns 30 filmes, muitos com 3 horas de duração, para você
Não tenho a relação, use a janela "próximo" para ir para o filme seguinte
Ou então mude o número na URL, escrevendo números de forma aleatória

08:24 - Isso também: sobre mente aberta ou pára-quedas http://www.kellystresspro.net/?p=4586

08:27 - Faço minhas estas palavras
"(...) Não sei de quem é esta frase, mas já foi dito que "a mente humana é como um pára-quedas: só funciona bem quando está aberta". 
Alguns não se dão conta disso, saem criando regras e padrões para tudo, e aqueles que estão foram deste padrão estabelecidos, ah, coitados destes! 
É contra a existência destes padrões que eu quero escrever. (...)"
08:28 - Parece que a frase que relaciona mente aberta a pára-quedas, que só funciona aberto, é de autoria de Carlos Aurino, tá aqui 

Continuo sonhando com a Cidade Encantada
,,
..
Retificação...parece que a frase que compara a mente a um páraquedas não é de Carlos Aurino e sim de John Greysnon

MENTE ABERTA

Nenhum Comentário
http://3.bp.blogspot.com/_We28mIulc_k/SwOGJLjh7VI/AAAAAAAAA9g/gDeh_460vms/s400/menteaberta.jpg
A mente aberta assemelha-se a um pára quedas; só funciona se estiver aberta. John Greysnon
Como é possível que você possa ver claramente alguma coisa, se você acredita que já sabe tudo que se relaciona com ela? Seu conhecimento atual pode exagerar a importância de aprender coisas sempre novas, a ponto de lhe criar preconceitos e induzi-lo a ver tudo sob uma ótica distorcida.
Freqüentemente a melhor maneira de observar algo com inteligência é esquecer temporariamente aquilo que você já sabe. Isso pode ajudá-lo tremendamente a ver as coisas como de fato são.
O conhecimento é algo poderoso, que geralmente trabalha a seu favor. Mas o poder do conhecimento também pode trabalhar contra você. Portanto, não permita que seus olhos se deixem embaçar por ele. Mantenha a mente aberta, e faça todo o esforço possível para ver claramente aquilo que está diante de você.
Nélio DaSilva
Para Meditação:
Não sejas sábio aos teus próprios olhos. Provérbios 3:7

Mente Aberta 

Por Lucian


A mente aberta assemelha-se a um pára quedas; só funciona se estiver aberta. John Gresnon


Como é possível que você possa ver claramente alguma coisa, se você acredita que já sabe tudo que se relaciona com ela? Seu conhecimento atual pode exagerar a importância de aprender coisas sempre novas, a ponto de lhe criar preconceitos e induzi-lo a ver tudo sob uma ótica distorcida.


Freqüentemente a melhor maneira de observar algo com inteligência é esquecer temporariamente aquilo que você já sabe. Isso pode ajudá-lo tremendamente a ver as coisas como de fato são.

O conhecimento é algo poderoso, que geralmente trabalha a seu favor. Mas o poder do conhecimento também pode trabalhar contra você. Portanto, não permita que seus olhos se deixem embaçar por ele. Mantenha a mente aberta, e faça todo o esforço possível para ver claramente aquilo que está diante de você.


Para Meditação:

Não sejas sábio aos teus próprios olhos. Provérbios 3:7


Visite o Site: http://www.encorajamento.com/index.php

08:34 - Descobri quem é o autor da frase!
John Greyson, muita coisa bacana para ser lida sobre ele, se você não sabe inglês clique em "traduzir a página"

08:40 - Achei o filme "Minhas Vidas", com participação de Sirley MacLine, autobiográfico, parece-me que sim

08:45 -  Na mesma sequência do mosquito 08:40, este filme sobre Giordano Bruno

-8:47 - A frase que compara a mente humana a um pára-quedas é de quem mesmo, agora vejo que é atribuida a outra pessoa
"Mentes são como pára-quedas. Elas só funcionam quando são abertas."
( James Dewar )
Aproveite e leia outras frases bacanas, clique aqui

-8-49: Mais este filme localizado a partir do sonho desta noite, verifique como nossa mente não vê tudo à nossa frente, os índios americanos não viram as embarcações de Colombo no mar, 

-8:50 :
  • "O problema com as boas idéias é que elas acabam dando muito trabalho."
    Peter F. Drucker
  • "Não é triste mudar de idéias; triste é não ter idéias para mudar."
    Barão de Itararé
  • "Nada é mais perigoso que uma idéia quando ela é a única que você tem."
    Émile Chartier
  • "O cérebro é como um pára-quedas. Só funciona quando está aberto."
    Sir James Dewar
  • "A ausência de alternativas clarifica maravilhosamente a mente."
    Henry A. Kissinger
  • "A melhor maneira de ter uma boa idéia é ter muitas idéias."
    Linus Pauling
  • "Nada neste mundo é tão poderoso como uma idéia cuja oportunidade chegou."
    Victor Hugo
  • "A inteligência irmanada com a força de vontade e com a esperança produz uma idéia."
    Clóvis Bevilácqua
  • "A rotina, a preguiça, a fobia pelo inédito, o ciúme, o amor-próprio, o interesse, tudo conspira para criarobstáculos à marcha de uma idéia nova."
    H. A. Velut
  • "Os fatos nada são, não existem; só as idéias subsistem em nós."
    H. Balzac
  • "As idéias claras servem para falar, porém, são quase sempre as idéias confusas que movem nossasrelações."
    Joseph Joubert
  • "Não há calibre que mate uma idéia."
    José Gabriel Condorcauqui 
  •  
  •  
  •  
  • http://www.espirito.org.br/portal/artigos/diversos/frases/expressando-ideias.html 
-8:55 - "Um homem que não pensa por si próprio, não pensa de modo algum."
( Oscar Wilde )

"Uma mente fechada é como um livro fechado; somente um bloco de madeira."  Provérbio )

"Uma mente inteiramente lógica é como uma faca completamente cortante. Ela faz sangrar a mão que a usa."
( Rabindranath Tagore )

"Uma mente satisfeita é a maior bênção que um homem pode aproveitar neste mundo." Joseph Addison )

" O esforço da mente para se manter livre de todo tipo de submissão, mater-se curiosa, aberta, insaciável em todas as suas relações com a natureza — é dez vezes mais difícil que o cultivo de um ponto de vista estável e satisfatório, mas é milhares de vezes mais precioso."
( Gardner Murphy )

"A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original."  Albert Einstein )

"As pessoas são tão felizes quanto elas decidem mentalmente ser. "
( Abraham Lincoln ) 



http://www.rivalcir.com.br/frases/mente.html


    Nenhum comentário: