09/05/2011

Mãe Preta e o tear, "just in time" ou Sistema Toyota de Produção

Ontem, por ocasião do dia das mães, falei de Mãe Preta, uma tecelã, que tive como minha segunda mãe
Lembro-me até hoje do meu entusiasmo quando ela chegava, suada, passando um lenço branco no rosto
Ela era também a parteira da região, tarefa que desempenhava como se fosse liturgia, não havia naquele momento da minha parte a percepção da sua importância, apenas sentia afeto por ela, a tinha como minha mãe
Ela prontificou-se a tecer um cobertor para mim, desde que eu lhe entregesse os fios
Animado com a possibilidade, como eu trabalhava na roça, plantei o algodão, colhi, descarocei, estirei, bati, fiei e, finalmente, entreguei os novelos para Mãe Preta
Acordava de madrugada para bater algodão, um processo interessante, hoje me pergunto como eu conseguia, com aquela idade, por volta de 5 anos de idade, acordar ás 4 horas da manhã para bater algodão, fiava até horas da noite,,..

Depois conto mais,,,agora tenho que sair,,,veja abaixo imagens de tecelagens, que inspirou o sistema "just in time ou sistema toyota de produção...




" Just in time é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata. Pode ser aplicado em qualquer organização, para reduzir estoques e os custos decorrentes.

O just in time é o principal pilar do Sistema Toyota de Produção ou produção enxuta.

Com este sistema, o produto ou matéria prima chega ao local de utilização somente no momento exato em que for necessário. Os produtos somente são fabricados ou entregues a tempo de serem vendidos ou montados.

O conceito de just in time está relacionado ao de produção por demanda, onde primeiramente vende-se o produto para depois comprar a matéria prima e posteriormente fabricá-lo ou montá-lo.

Nas fábricas onde está implantado o just in time o estoque de matérias primas é mínimo e suficiente para poucas horas de produção. Para que isto seja possível, os fornecedores devem ser treinados, capacitados e conectados para que possam fazer entregas de pequenos lotes na frequência desejada."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Just_in_time



http://www.kleberfurlani.com/2010/06/sistema-toyota-de-producao-parte-ii_913.html

Guardei este conteúdo em 'Multimídia do Dia" 

http://www.agileway.com.br/2009/10/20/nummi-uma-historia-de-sucesso-chega-ao-fim/


Nenhum comentário: