26/11/2009

Sobre "Lula, mentiroso", Google diz que não desarma bombas

do Siga MPost - no blog do Azenha

Siga MPost recebeu um questionamento da colaboradora Avelina Martinez Gallego, com o seguinte título - Para quem o Google trabalha?

Ela enviou o questionamento porque fez uma busca no site com a palavra "mentiroso" e no sistema de busca do site a primeira página que apareceu foi a biografia do Presidente Lula. Com isso, o site entrou em contato com a equipe do Google Brasil.

Veja o e-mail enviado pela equipe do Siga MPost ao Google

Prezado sr. Felix Ximenes,

Entro em contato em razão de uma queixa de uma internauta, que acessou o site Google, fez pesquisa com a palavra mentiroso e encontrou como resposta a biografia do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ela pergunta a serviço de quem está o Google.

Certamente, nosso interesse é entender porque isso acontece e colocar a resposta do Google, para bem informar os leitores de nossa rede social e quem mais acessar o site.

Escrevo por isto e encaminho o endereço do site, para o sr. e sua equipe verem a postagem e, assim que possível, possam nos responder. Daremos igual destaque à sua resposta.

Agora veja a resposta enviada para nossa equipe:

Obrigado por seu e-mail! Sobre a pergunta que nos foi encaminhada, informo que o Google é uma ferramenta de busca que verifica mais de um trilhão de páginas na web automaticamente e cria um índice de relevância dessas páginas baseado em algumas centenas de critérios presentes no algoritmo matemático do Google. Apesar da complexidade dessa tarefa, de vez em quando verificamos algumas distorções criadas artificialmente. A esse fenômeno foi dado de BOMBA GOOGLE e trata-se de uma tentativa de manipular temporariamente os resultados do Google empreendido por um grande número de usuários da internet. Em geral, o Google não intervém nas Bombas Google, por estas terem caráter humorísticos ou políticos. O tempo e o uso da ferramenta se encarrega de corrigir essas distorções. Estaríamos agindo em favor de alguém se interferíssimos nessas manifestações de usuários.

Atenciosamente,

*Felix Ximenes*
Global Communications and Public Affairs | Google Brasil |

Minha opinião

Quem sabe um processo na Justiça contra o Google, por calúnia e difamação, force a empresa a desarmar suas "bombas" contra Lula.
Sem esta de que o Google estaria interferindo em manifestações de usuários, por sinal de caráter criminoso pois que de conteúdo difamatório.
Já contra o Serra não pode, até as fotos do desabamento do roubanel de SP foram apagadas, enfim, esta "bomba" o Google desarmou rapidinho, sem se preocupar nem um pouco com o respeito e o direito dos internautas.
Já "bombas" contra Lula, pode.
A este respeito ouça
Geni e o Zeppelin/Chico Buarque
.

Nenhum comentário: