07/11/2009

Caetano e os analfabetos

( Link para a imagem acima, que eu chamaria de Caetoso, uma mistura de Caetano Veloso com Fernando Henrique Cardoso)


Por Miguel do Rosário - em seu blog
.
A história ensina a não confiar nos artistas. A quantidade de artistas que aderiram às teses de Mussolini, alguns mesmos tornando-se verdadeiros heróis do Il Duce, como o poeta D'Annunzio, já mostra que um artista entende tanto de política quanto de matemática. Por acaso, há artistas que entendem de política, como há artistas que talvez entendam de matemática; mas trata-se, por assim dizer, de coincidências.
.
Nosso alegre boêmio, Augusto Frederico Schmidt, por exemplo, apoiou o golpe de Estado de 1964, ou pelo menos foi isso que os jornais deram a entender, quando publicaram manchete com uma frase sua favorável ao regime. Céline teve que esperar alguns anos antes de poder retornar a França, pois havia sido condenado à morte por causa de sua posição dúbia - em alguns momentos até favorável - quanto ao nazismo; e o incomparável Knut Hansum, que escrevera o romance mais doloroso do século XX, A Fome (que traz a descrição mais humana, mais viva e mais autêntica da fome, segundo Josué de Castro), filiou-se entusiasticamente ao partido nazista, recebendo, inclusive, condecorações!
.
Portanto, não estranhem quando um grande artista como Caetano Veloso dá voz a preconceitos tão mesquinhos, como fez na entrevista ao Estadão, na qual declarou que "votava em Marina porque ela não era analfabeta como Lula".
.
Dias depois, o "cafona", o "grosseiro", era, pela enésima vez, recebido pela rainha da Inglaterra, que tinha um sorriso sincero e admirativo no rosto. O Primeiro Mundo nem sempre foi o mar de rosas pacífico, limpo e desenvolvido que gostamos de imaginar. Inglaterra, França e EUA já viveram fome, guerra, miséria, revoluções, e aprenderam que somente superaram suas dificuldades em virtude da sabedoria, criatividade e força dos homens simples, dos homens do povo.
.
Afinal, o que é ser "analfabeto" para Caetano? Sua crítica, aliás, está na boca de muita gente. Há uma consciência de classe muito específica aqui. Sim, porque, a questão não é saber ler ou não, pois Lula sabe ler muito bem. A questão é possuir uma determinada cultura, mas qual é, exatamente, essa cultura? São os clássicos? Lula deveria ter lido a Ilíada, de Homero? Aí entramos numa situação curiosa. É que Homero era, ele sim, um analfabeto, e no caso dele, porque, segundo a maioria dos pesquisadores, o alfabeto grego ainda não fora inventado. Andei lendo bastante sobre isso, e descobri que uma das teorias mais respeitadas entre os estudiosos é que a pessoa que inventou o alfabeto grego (que é uma cópia do fenício, adaptada ao vocabulário grego) o fez justamente para anotar os versos de Homero. A seguinte cena deve ser imaginada: Homero recitando os versos para que esse astuto e pioneiro escrivão anote-os, e daí nasce a literatura ocidental!
.

Minha opinião
.
Num dado momento estive pensando, naquela época, década de 60, Caetano tinha razão, pois que no meu entender a esquerda estava sendo contra a rebeldia tropicalista.
.
Ocorre que esta perseguição da esquerda contra Caetano não existe, muito pelo contrário, os esquerdistas nunca se opuseram ao tropicalismo enquanto movimento que, é claro, não se resume em Caetano Veloso.
.
O próprio Hélio Oiticica, autor da obra "Tropicália", que inspirou o movimento, foi venerado pela esquerda. Isto vale também para Tom Zé. Se Tom Zé declarasse apoio a FHC ou Marina alguém iria reclamar do artista? Claro que não. De forma que esta rusga com Caetano foi ele mesmo(Caetano) que criou.
.
Agora só falta é Caetano dar uma de vítima e vir a público, assim como fizeram Regina Duarte e Marília Pera, afirmar que está sendo vítima de "patrulha ideológica". Ele sabe muito bem que não é isso e que ele e a esquerda nunca chegarão a um armstício, ainda mais agora, que Caetano mostrou-se muito preocupado com as regras de etiqueta de Danuza Leão, que Lula não seguiria, sendo portanto um rude, um analfabeto.
.
E novos capitulos virão. Eu estou adorando.
.
Só para finalizar, ao ler seu texto, percebi este contraste, de um lado o homem unidimensional, estes inquisidores que a Luzete apontou em seu comentário e, do outro lado, o homens multidimensionais: Lula, Lampião, Profeta Gentileza...
.
Tenhamos dó de Caetano, oremos por ele, o artista está precisando de luz. Onde já se viu artista unidimensional? A este respeito leiamos o livro O Triste Fim de Policarpo Quaresma, ainda não li, vou ler, este título veio à minha cabeça agora.
.
"Tantos historiadores já escreveram sobre isso, sobre a auto-censura a que o homem civilizado é sujeito, causa de tantas neuras e debilidades psíquicas!" (Miguel do Rosário)
.
Mais rápido Caê, você está muito devagar, prá lá de Marrakeshi.
.
Lideranças criticam fala preconceituosa de Caetano contra Lula
.
O PT reagiu às declarações do cantor Caetano Veloso contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicadas ontem pelo Estado. Em entrevista à jornalista Sonia Racy, Caetano anunciou sua opção pela candidatura da ex-petista Marina Silva e ofendeu o presidente Lula classificando-o como "analfabeto", "cafona" e "grosseiro". Em Londres, a assessoria de Lula disse ontem que o governo não vai se pronunciar sobre as declarações de Caetano."
.
Não posso deixar de votar nela", disse o cantor. "Marina é Lula e é Obama ao mesmo tempo. Ela é meio preta, é uma cabocla. É inteligente como o Obama, não é analfabeta como o Lula, que não sabe falar, é cafona falando, grosseiro", disse Caetano na entrevista.
.
Antigo aliado de Marina no Acre, o senador Tião Viana (PT-AC) chamou o cantor de "preconceituoso" por declarar que votará na senadora porque "não é analfabeta como o Lula". "Não é a primeira vez que o Caetano é ofensivo, preconceituoso. Ele passa uma visão elitizada de valores, sobretudo, os culturais", afirmou Viana. "O presidente Lula é um dos homens mais inteligentes do País."
.
O líder do PT na Câmara, Cândido Vaccarezza (SP), desprezou a influência de Caetano como formador de opinião política. "A posição dele não interfere na política. Ele é um compositor, marcou a minha geração, mas é apenas uma opinião política. É a opinião de um brasileiro. A maioria dos brasileiros admira o presidente Lula", afirmou Vaccarezza.
.
Marina evitou entrar na polêmica. Só agradeceu o apoio de Caetano à sua candidatura. "Isso mais do que agrega, congrega. Quero registrar meu agradecimento pela avaliação positiva que Caetano faz do que ele considera minhas qualidades", disse. "Quanto às opiniões dele que envolvem outras pessoas, não gostaria de discuti-las."
.
Ex-ministro da Educação de Lula e hoje seu opositor, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) condenou os termos usados pelo músico. "Ele foi grosseiro com o presidente. Não é esse o critério que me leva a simpatizar com a Marina. O Caetano foi muito infeliz. O erro do Lula não foi ter pouca instrução formal, mas não ter feito as mudanças necessárias ao País."
.
A oposição aproveitou a deixa do cantor para lembrar que ele é simpatizante do PSDB. O líder tucano no Senado, Arthur Virgílio (AM), observou que o cantor optou pelo apoio a Marina no primeiro turno, mas sugeriu que conta com ele ao lado dos tucanos no segundo. "Ele entendeu o espírito da votação em dois turnos. No primeiro turno vai com o coração. Depois, com o que acha melhor entre dois candidatos", afirmou o senador. "Só não concordo quando ele diz que Lula é analfabeto. Faz muito tempo que o presidente não é. Ele tem vivência, conheceu vários países, entende de jargões de economia."
.
Baiano como o cantor, o deputado ACM Neto (DEM) optou por não entrar na polêmica. "Baiano que tem juízo não entra na briga de dois titãs."
.
Já a cantora Carla Visi, que acabou de ingressar no PV, disse respeitar a opinião de Caetano, mas que não concorda com ele. “Lula é um político importante, eleito duas vezes presidente do País e líder de um partido que reúne uma legião de seguidores”, ressaltou. “Prefiro os elogios a Marina, sem depreciar Lula”, disse.
.
Twitter
.
Marcos Lula - filho mais velho do presidente - também levou o assunto ao seu Twitter. "Não é mal de Caetano, não", escreveu ele. "É mal das besteiras que ele solta sem pensar. Mas isso a Bahia sabe bem." Em outro comentário para seus seguidores, observou: "Sem comparação - população X Caetano - os baianos são maiores que este oportunista barato chamado Caetano!"
.
Com agências
.
Lula responde para FHC e Caetano
.
Por Helena Sthephanowitz - em seu blog
.
O Presidente participou na noite desta sexta-feira,do 12º Congresso do PCdoB. Lula usou parte do tempo de sua fala para rebater as críticas do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).
.
Lula disse: "Nós não temos a sapiência dos sociólogos. Essa semana fui chamado de analfabeto, de ditador, e nessa mesma semana eu ganhei o título de estadista do ano. Eu compreendo o ódio, o intelectual que está assistindo um operário que só tem o quarto ano primário - e não tenho vergonha de dizer - ganhar tudo o que ele imaginava que pudesse ganhar e não ganhou por incompetência é muito difícil. É muito engraçado, tem gente que acha que a inteligência está ligada à quantidade de anos de estudo que você tem, não tem nada mais burro que isso", - Tem muita gente que acha que inteligência está ligada à universidade. Isso é burro. A universidade não dá nada disso. A política é uma ciência que exige muito mais inteligência. De qualquer forma, a vida é assim. As pessoas falam o que querem e ouvem o que não querem. A vida é dura - disse Lula, que em seguida ironizou quem o chamou de analfabeto.
.
(...)
Um país governado por um analfabeto vai terminar realizando um governo que mais investiu em educação. Vamos terminar nosso governo com 14 novas universidades federais. Estamos fazendo uma vez e meia o que eles não fizeram em um século. Sei que isso é intragável. O Fernando Henrique Cardoso achava que nós seríamos um fracasso e que ele poderia voltar - disse Lula.
.
(...)
Dilma é quem vai poder conseguir dar continuidade ao nosso projeto - .
.
Repercutiu
.
"Achei realmente deselegante, para dizer o mínimo, o fato de o cantor ter chamado o presidente Lula de analfabeto, coisa que ele não é", afirmou o escritor Ricardo Lísias.
.
Além de sair em defesa de Lula, Ricardo Lísias criticou Fernando Henrique Cardoso. "Não concordo que ter FHC e depois Lula é algo bom. Eu acho FHC uma figura ornamental, um sujeito que se orgulha de falar inglês e francês, de ter doutorado, de ser professor da USP e que simplesmente fez um governo que só favoreceu a classe economicamente dominante. Tenho extrema antipatia por essa oligarquia de doutorado, que acha que sabe falar, o pessoal fino de Higienópolis."

Um comentário:

Anônimo disse...

Prezado José Carlos Lima!

Acabei me deparando com seu Blog alí no site do Azenha.

Avaliei vários posts seus e, ao final, fiquei com uma impressão de excessivo UFANISMO com relação ao Lula.

Considero Lula apenas o MENOS PIOR, não um deus salvador, visto que ele tem direcionado nosso dinheiro para recompensar colaboradores de campanha (patranha da Br/Oi; Lulinha...), não se preocupando em revolucionar, por exemplo, o transporte público e de mercadorias com TRENS (e sim, vendendo carros e caminhões para agrado dos grupos financeiros e supercongestionar estradas e cidades, não diminuindo o "custo Brazil"...)

Não mexe com o lucro exorbitante (usura) dos banqueiros !

Banco do Brasil compra BESC e Nossa Caixa, Petrobrás compra a Ipiranga e postos Texaco...O que dá lucro => INTERESSA MUITO !!!

MAS o Governo NÃO CUMPRE o Artigo 196 da Constituição que diz: "Saúde é Dever do Estado e Direito do Cidadão"...(Vide sucateamento dos Hospitais Públicos, tabela defasada
do SUS, falta de plano de carreira para médicos do SUS, empobrecimento dos aposentados...)

Ou seja, Lula é um político "esperto", que mudou RADICALMENTE seu discurso para sintonizá-lo e afiná-lo ao gosto dos Grupos Financeiros e "aliados políticos" que o apoiam no Congresso...

Ele aprendeu muito bem a lição dada no Impeachment de Collor: O escândalo não precisa ser MUITO ESCANDALOSO. Você só não pode ter MINORIA no Congresso...Aí está frito...O mensalão "te degola"... ( E Yeda Crusius tbém se valeu desse aprendizado para barrar "sua" CPI lá no RGS...)

Mas, será que EU e VOCÊ ( e Lula tbém) não podemos ser criticados ??

Att.

Martin