07/10/2009

Fraude: senhas de Gmail, Yahoo, AOL e Hotmail vazam na internet

Um dia após a confirmação pela Microsoft do roubo e posterior publicação na internet de mais de 10 mil senhas de usuários do Hotmail, o Google também confirmou, nesta terça-feira (06) que seu serviço de webmail, Gmail, foi atingido por um esquema de roubo de senhas similar. A empresa americana garantiu que já tomou todas as medidas necessárias para garantir a segurança dos usuários afetados.
.
Segundo informações da BBC News, duas listas com mais de 30 mil nomes e senhas foram publicadas na internet no mesmo local onde foram publicadas as senhas dos usuários do Hotmail. Esta lista incluiria usuários de diversos serviços de e-mail online, como Yahoo!, AOL, além de Gmail e Hotmail.
.
Algumas das contas pareciam ser antigas ou desativadas, mas, segundo garante a BBC, haviam muitos dados de contas ainda ativas."Recentemente tomamos conhecimentos de um grande esquema de pishing através do qual os hackers obtinham os logins de contas de webmails, incluindo o Gmail", afirmou um porta-voz do Google à BBC.
.
O phishing é justamente um esquema pelo qual fraudadores se apossam de informações pessoais usando páginas falsas de empresas conhecidas — bancos, departamentos de TI e outras fontes confiáveis —, enviando e-mails igualmente falsos, a fim de enganar os internautas para que eles revelem detalhes pessoais como números de contas bancárias ou senhas.
.

Nenhum comentário: