29/10/2009

Lucro da Vale despenca 61,3% no 3o trimestre

Cara Denise Luna, este seu artigo sobre a queda dos lucros da Vale, maior empresa privada do Brasil, hoje nas mãos do Bradesco, responde por 4 por cento do PIB brasileiro...
.
Os números da Vale são gigantescos e por isso a empresa não poderia ter sido "vendida" por 3 bi, sendo que esta grana foi dada pelo BNDES ao "comprador".
Na verdade o que ocorreu na privataria de FHC não foi um contrato de compra e venda mas uma doação da Vale para os amigos de FHC.
.
O pior de tudo é que esta turma que, conforme Roberto Freire, é de esquerda, não arreda o pé da sua visão estreita de estado mínimo e está de olho no pré-sal, tentando barrar o uso desta riqueza em favor da distribuição de renda e de um capitalismo menos selvagem.
.
Ou eram? Eram mas ainda são.
.
Voltando à Vale, você sabia que a empresa teve um lucro de 12 bilhões no terceiro trimestre de 2008 e que no entanto foi vendida por 3 bi...ridículo né...melhor dizer que a Vale foi doada para os amigos de FHC que, mediante estudos encomendados em sigilo, sabia que a Vale iria ser valorizada várias vezes, não por causa da sua privataria e sim devido ao aquecimento da econonomia da China.
.
A Miriam Leitão, o Agnelli e o restante da direção tucana na Vale já tentaram inclusive mudar a sede da empresa para a Suiça. Esta gente não acredita no Brasil, não querem investir por aqui, não agregam valor à matéria bruta, como já reclamou Lula.
.
Nas mãos desta turma o nosso País estaria tão bom das pernas quanto o México, literalmente falido por conta do ingrresso no NAFTA, que levou o país, ao contrário do Brasil, a não diversificar o seu comérico exterior. Esta gente é um primor. O leitonismo é isso.
.

Nenhum comentário: